A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapa Conceitual : Aprendizagem Significativa em Ead Modulo I Fundamentação Teórica Modulo I Fundamentação Teórica Unidade 1 Aprendizagem Significativa:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapa Conceitual : Aprendizagem Significativa em Ead Modulo I Fundamentação Teórica Modulo I Fundamentação Teórica Unidade 1 Aprendizagem Significativa:"— Transcrição da apresentação:

1 Mapa Conceitual : Aprendizagem Significativa em Ead Modulo I Fundamentação Teórica Modulo I Fundamentação Teórica Unidade 1 Aprendizagem Significativa: Conceitos e Concepções Origem, Conceitos e Fundamentos dos Mapas Conceituais Mapas Conceituais: estratégias de ensino aprendizagem e ferramenta avaliativa Processo de Ensino Aprendizagem Vantagens do mapa conceitual em ead

2  paradigma histórico que é repassado de geração a geração:  “As Ciências em geral são tradicionalmente muito difíceis para o entendimento dos estudantes. “  paradigma histórico que é repassado de geração a geração:  “As Ciências em geral são tradicionalmente muito difíceis para o entendimento dos estudantes. “  Muitos estudiosos atribuem essa dificuldade ao fato dos livros serem organizados em unidades e capítulos, o que dificulta a conexão mental entre os diferentes assuntos. Nicoll, G.; Francisco, J.; Nakhleh, M. J. Chem. Edu., v.78, n.8, 1111-1117, 2001.

3 São ferramentas que podem ser utilizadas pelo professor em sala de aula para facilitar a aprendizagem dos alunos. Estratégias de Ensino Exemplos: Livro didático, computador, filmes, aulas demonstrativas, maneira como os alunos ficam organizados, jogos, MAPAS CONCEITUAIS E “V” de GOWIN. Exemplos: Livro didático, computador, filmes, aulas demonstrativas, maneira como os alunos ficam organizados, jogos, MAPAS CONCEITUAIS E “V” de GOWIN.

4 Década de 60: Influência Behaviorista no auge. Ensino e aprendizagem estímulos, respostas e reforços, não como significados Década de 60: Influência Behaviorista no auge. Ensino e aprendizagem estímulos, respostas e reforços, não como significados não se fala em estímulos, resposta e reforço não se fala em estímulos, resposta e reforço As palavras da ordem são:  Aprendizagem significativa   Mudança conceitual  Construtivismo não se fala em estímulos, resposta e reforço não se fala em estímulos, resposta e reforço As palavras da ordem são:  Aprendizagem significativa   Mudança conceitual  Construtivismo Significado lógico significado psicológico Atualmente: Mas, David Ausubel teoria de aprendizagem significativa

5 APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA David Ausubel (1918 - 2008) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.

6 Definição de aprendizagem significativa Processo no qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto especificamente relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. Ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes na estrutura do aluno.

7 Conceito Conceito pode ser entendido como uma regularidade observada em eventos (acontecimentos) ou objetos (coisas). Conhecer o significado de um conceito implica em saber como ele se organiza, como ele se estrutura. Conhecer os significados de uma teoria implica em saber como ela funciona, em quais circunstâncias ela se aplica.

8 Aprendizagem significativa: Aspectos relevantes da estrutura cognitiva pré-existentes do indivíduo Aspectos relevantes da estrutura cognitiva pré-existentes do indivíduo Nova informação InterageInterage subsunçoressubsunçores Quando não há interação, a aprendizagem é mecânica!

9 Na aprendizagem significativa, há uma interação entre o novo conhecimento(A) e o conhecimento já existente(a), na qual ambos se modificam. A + a = A’a’ Na aprendizagem significativa, há uma interação entre o novo conhecimento(A) e o conhecimento já existente(a), na qual ambos se modificam. A + a = A’a’ A estrutura cognitiva está sempre se reestruturando durante a aprendizagem significativa. O processo é dinâmico, o conhecimento vai sendo construído.

10 ~1977- Joseph Novak passou a colaborar com Ausubel.  Assumiu a tarefa de divulgar e refinar a teoria. ~1977- Joseph Novak passou a colaborar com Ausubel.  Assumiu a tarefa de divulgar e refinar a teoria.  Novak deu novos significados a este conceito e estendeu o âmbito de sua aplicação.  Novak ultrapassou a visão predominantemente cognitivista que Ausubel dava à aprendizagem significativa, imprimindo-lhe uma conotação humanista.

11 da aprendizagem do desempenho do grau de significância do efeito Evento Educacional Aprendiz Professor Matéria de ensino Contexto Schwab Avaliação Novak Conhecimento Troca de significados e sentimentos

12 O objetivo dessa troca é a aprendizagem significativa de um novo conhecimento contextualmente aceito. Novak propõe sua teoria como mais abrangente do que a teoria da aprendizagem significativa. Novak dedicou grande parte de sua teoria ao conceito de aprendizagem significativa e à facilitação desta aprendizagem por meio de duas estratégias instrucionais: Mapas Conceituais e V de Gowin Novak dedicou grande parte de sua teoria ao conceito de aprendizagem significativa e à facilitação desta aprendizagem por meio de duas estratégias instrucionais: Mapas Conceituais e V de Gowin

13 Compreensão de um texto É um processo resultante da construção de significados. Ela envolve o entendimento das palavras (vocabulário) assim como o raciocínio e a conexão entre a nova informação e o conhecimento prévio sobre o assunto. A compreensão não é um processo passivo. O aprendiz tem de se engajar com a construção de seus próprios significados.

14 Comunicação Esse engajamento se reflete na utilização do conhecimento prévio, na elaboração de inferências a partir das palavras e expressões que o escritor usou para comunicar informações, ideias e pontos de vista.

15 Aprendizagem Mecânica Contrasta com a Aprendizagem Significativa; Novas informações com nenhuma ou pouca interação com conceitos relevantes na estrutura do aluno; Nova informação é armazenada de maneira arbitrária.

16 Relação entre os tipos de Aprendizagens O professor deve tentar promover a aprendizagem significativa, por ser mais duradoura; A aprendizagem mecânica pode ser útil, para formar os primeiros conceitos em uma área completamente nova a ele, como nas primeiras aulas de mecânica quântica a um aluno já iniciado em mecânica clássica.

17 Condições para ocorrer a aprendizagem significativa O material ou a aula deve ser POTENCIALMENTE significativo; Aluno deve possuir pré-disposição a aprender e não a memorizar; AS DUAS CONDIÇÃO SÃO NECESSÁRIAS SIMULTANEAMENTE!!!

18 Evidências de Aprendizagem Significativa Não promover avaliações que estimulem o aluno a repetir conceitos memorizados; Formular questões e avaliações de maneira não familiar ao aluno,de tal forma que exija máxima transformação do conhecimento adquirido. Avaliações apresentadas de maneira diferente a da que é feita no material instrucional.

19 Creditos Profª Dra. Sandra Dayse Ugiette UniRec/ Prefeitura do Recife Profª Dra. Sandra Dayse Ugiette UniRec/ Prefeitura do Recife


Carregar ppt "Mapa Conceitual : Aprendizagem Significativa em Ead Modulo I Fundamentação Teórica Modulo I Fundamentação Teórica Unidade 1 Aprendizagem Significativa:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google