A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão PG 2 8º Ano- História. Absolutismo Inglês (ap. 02) Contexto histórico do surgimento O absolutismo na Inglaterra teve início com a centralização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão PG 2 8º Ano- História. Absolutismo Inglês (ap. 02) Contexto histórico do surgimento O absolutismo na Inglaterra teve início com a centralização."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão PG 2 8º Ano- História

2 Absolutismo Inglês (ap. 02) Contexto histórico do surgimento O absolutismo na Inglaterra teve início com a centralização do poder na figura do monarca, na segunda metade do século XV, após a Guerra dos Cem Anos e a Guerra das Duas Rosas. Foi a dinastia Tudor (Henrique VII foi o primeiro monarca), que conseguiu obter, a partir de 1485, apoio do Parlamento inglês e da burguesia, favorecendo a formação do absolutismo na Inglaterra. Principais características do absolutismo na Inglaterra Centralização do poder nas mãos do monarca, que controlava a política, a justiça e a economia da Inglaterra. Controle do monarca sobre a religião. Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica e criou a Igreja Anglicana. Luta entre as dinastias (famílias reais) pelo controle do poder.

3 Absolutismo Inglês (ap. 02) Principais dinastias e suas realizações Dinastia Tudor Governou a Inglaterra entre os anos de 1485 e 1603. O principal monarca desta dinastia foi Henrique VIII, que controlou o Parlamento inglês e, através do Ato de Supremacia (1534), tornou o anglicanismo a religião oficial da Inglaterra. Elisabeth I, filha de Henrique VIII, deu um grande impulso ao mercantilismo na Inglaterra, tornando o país uma potência marítima-comercial. Durante seu reinado começou a colonização da América do Norte (regiões dos atuais EUA e Canadá).

4 Absolutismo Inglês (ap. 02) Dinastia Stuart Governou a Inglaterra entre os anos de 1603 e 1714. Um dos principais reis desta dinastia foi Jaime I, que governou entre 1603 e 1625. Conseguiu unir a Escócia com a Inglaterra. Teve grande apoio da nobreza, porém sofreu com a resistência do Parlamento. Utilizou a perseguição religiosa para impor o anglicanismo. Filho de Jaime I, Carlos I foi outro importante rei absolutista inglês. Seu governo foi e 1625 a 1648. Buscando reduzir e controlar o governo deste monarca, o Parlamento entrou em conflito com ele. Carlos I dissolveu o Parlamento, como forma de restaurar os poderes absolutos da monarquia. Este conflito de poderes foi uma das principais causas da guerra civil que ocorreu na Inglaterra entre os anos de 1641 e 1649. Liderados por Oliver Cromwell, os opositores ao rei saíram vencedores. Carlos I foi executado a pedido do Parlamento, sepultando assim o absolutismo na Inglaterra.

5 Colonização das Américas (Ap. 02) Colônias de exploração- interesse em organizar uma atividade econômica complementar as da metrópole (América Portuguesa, América Espanhola e Sul da América do Norte), marcadas pela grande propriedade monocultora e pelas formas variadas de trabalho obrigatório. Colônias de povoamento- formadas por indivíduos que fugiam de perseguições religiosas (Norte da América Inglesa); predomínio da economia de subsistência; pequenas e médias propriedades; organização politica-administrativa mais democrática

6 América Espanhola (ap. 02) Colônia de exploração; Sociedade: chapetones: nascidos na Espanha, topo da camada social; criollos: filhos de espanhóis nascidos na américa; mestiços: cruzamento de europeu com indígena ou africano ou entre indígenas e africanos; indígenas e africanos. Economia: Agricultura e exploração de minérios controlados pela Casa de Contratação (monopólio da coroa espanhola).

7 Mercantilismo (7º ano e ap. 03) Conjunto de medidas para enriquecer o Estado. (Forte intervenção do Estado na economia). Medidas: Metalismo – busca de metais preciosos Balança Comercial Favorável- importar menos e exportar mais. Novas Colônias- Busca de matéria- prima e mercado consumidor.

8 Revolução Americana (ap. 04) Origens das insatisfações coloniais- aumento de impostos: Lei do Açúcar, Lei do Selo e Lei do Chá. Leis Intoleráveis (1774)- medidas severas tomadas pela Inglaterra após a destruição do carregamento de chá em Boston. Declaração de Independência (04.07.1776): redigida basicamente por Thomas Jefferson, fortaleceu a posição dos radicais e garantiu apoio externo para a rebelião norte- americana. Significado da Independência dos EUA- Demonstrou a possibilidade que as colônias tinham de se libertarem de suas metrópoles; a forma de governo adotada (república federal) era algo original em uma época de predomínio de monarquias.

9 Revolução Francesa (ap. 04) Crise no Antigo Regime- Monarquia absoluta, país essencialmente agrícola, sociedade dividida em ordens, clero e nobreza possuíam privilégios e não pagavam impostos, cabendo ao Terceiro Estado arcar com todas as despesas da nação; durante o governo de Luís XVI, a crise econômica atingiu grandes proporções. Assembleia Nacional Constituinte- formada pelo terceiro Estado. Tomada da Bastilha; declaração dos direitos do Homem e do Cidadão; Constituição de 1791. Convenção Nacional Girondinos- enfrentaram a continuidade da guerra com a Áustria e o julgamento do rei Luis XVI, golpe dentro da convenção, destruição do girondinos pelos montanheses (jacobinos). Montanheses (jacobinos)- fase do terror, líder Robispierre. Planície- terror branco, caça aos jacobinos. Diretório- fase final da revolução, intensa corrupção e sucessivos golpes de Estado- Napoleão Bonaparte executa o golpe 18 de Brumário e assume o poder.

10 Brasil Colonial (apostila 03) Colônia de exploração; Pau Brasil- Primeiro produto explorado. Início da Colonização – evitar a pirataria; decadência do comércio com o Oriente; expansão da produção açucareira e possibilidade da descoberta de metais preciosos. Capitanias hereditárias- apenas São Vicente e Pernambuco prosperaram (distância, ausência de donatários, isolamento, confronto com indígenas); Governo Geral- Autoridade diretamente subordinada ao rei que dispunha de recursos para auxiliar as capitanias hereditárias. Salvador- primeira cidade e capital do Brasil. Administração Pombalina: época de rígido fiscalismo, multiplicação de impostos. Preocupação com o fortalecimento do Estado e autoridade do rei, buscou dinamizar o comercio, a manufatura e a navegação portugueses.

11 Brasil Colonial: Povoamento e expansão (ap. 04) A partir do litoral: (lavoura de cana-de-açúcar)- movimento que levou a crescente ocupação do vasto interior colonial. A partir de São Vicente: Bandeirantes em busca de mão-de- obra indígena e metais preciosos. A partir do litoral nordestino: Pecuária principal motivo de penetração para o interior (busca de pastos naturais). A partir da região Norte: Borracha (seringueiras ) e drogas do sertão ( cacau, canela, cravo, baunilha, urucum). Entradas: Oficias; Bandeiras: Particulares Monções: expedições fluviais pelo rio Tietê dirigidas ao interior do Mato Grosso.

12 Fixação dos limites territoriais (ap. 05) Tratado de Tordesilhas: Primeira definição de fronteiras da América (Espanha e Portugal); Tratado Provincial ou Lisboa: reconhecimento de posições portuguesas no Prata, entretanto, fundação espanhola dos Setes Povos das Missões (barreira humana de jesuítas e índios aos portugueses); Tratado de Utrecht: Franceses renunciam suas pretensões sob o Amapá; complementação firmada com a Espanha garantiu posições portuguesas no Prata; Tratado de Madri: Fixou os contornos do Brasil Atual; eclosão da Guerra Guaranítica; anulado pelo Tratado de El Pardo. Tratado de Santo Ildefonso: Repetiu, em linhas gerais o Tratado de Madri; Tratado de Badajoz: Na Europa, Portugal cedeu Olivença à Espanha; na América, a Espanha entregou os Setes Povos das Missões de Portugal.


Carregar ppt "Revisão PG 2 8º Ano- História. Absolutismo Inglês (ap. 02) Contexto histórico do surgimento O absolutismo na Inglaterra teve início com a centralização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google