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O Hardware do Computador Objetivos deste tópico: 1.Descrever a importância do Hardware e apresentar a CPU e a Memória do Computador; 2.Apresentar a hierarquia.

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1 O Hardware do Computador Objetivos deste tópico: 1.Descrever a importância do Hardware e apresentar a CPU e a Memória do Computador; 2.Apresentar a hierarquia dos computadores; 3.Descrever os dispositivos de entrada e saída de dados.

2 A Importância do Hardware A verdade: não é produtivo para mim Sei utilizar o computador, não é produtivo para mim, conhecer seus detalhes! vantagens competitivas E as vantagens competitivas? Capacidade computacional.

3 A Importância do Hardware (cont.) Nosso objetivo é demonstrar como os computadores dão entrada, realizam o processamento, dão saída e armazenam informações. Os sistemas baseados em computador são formados de hardware, software, banco de dados, telecomunicações, procedimentos e pessoas.

4 A Importância do Hardware (cont.) Os componentes são organizados para inserir, processar e emitir dados e informações. equipamentos físicos O Termo Hardware está relacionado aos equipamentos físicos usados para as atividades de entrada, processamento, saída e armazenamento de informações de um sistema de computador.

5 Unidade Central de Processamento cérebro microprocessador É a CPU (central processing unit) executa a verdadeira computação ou “calculos” dentro de todo o computador, podemos chamar de “cérebro” do computador. A CPU é um microprocessador (como o Pentium 4), formado por milhões de transistores colocados em uma placa de silício ou chip.

6 Ciclo de Processamento: 1.Velocidade: Medida em MHz ou GHz (clock) – milhões de ciclos por segundo. 2.Tamanho de Palavra: 16, 32 ou 64 bits em cada clock 3.Barramento: Medida em MHz (hoje cerca de 600 MHz)

7 Analisando a velocidade: Microprocessador de 300 MHz; Microprocessador de 600 MHz; Microprocessador de 1 GHz; Microprocessador de 2 GHz; Microprocessador de 4 ou + GHz

8 Memória do Computador A quantidade e o tipo da memória está diretamente ligado ao que o computador pode fazer e a velocidade que será feito, isso influi também nos custos para a sua aquisição. A memória é divida em duas categorias, armazenamento primário e armazenamento secundário.

9 Memória do Computador (cont.) Tudo se resume a 0s e 1s Bit, Byte, Kilobyte, Megabyte, Gigabyte e Terabyte Uma combinação de bits, representa um byte e cada byte representa um caracter alfanumérico (a, A, b, B, c, C, 1, 2, 3, 4, “,”, “ ” etc).

10 Memória do Computador (cont.) A capacidade de armazenamento dos computadores é medida em Bytes. Os Bits são usados para unidades de medida de telecomunicações (exemplo: placa de rede que “trabalha” a X milhões de bits por segundo).

11 Memória do Computador (cont.) Armazenamento primário: Armazena durante pouco tempo dados a serem processados pela CPU, instruções de como a CPU deve processar os dados e programas do Sistema Operacional. Esse meio de armazenamento fica muito próximo fisicamente da CPU.

12 Memória do Computador (cont.) Tipos: Registradores: fazem parte da CPU e tem pequena capacidade (canivete suíço no bolso) Memórias de acesso aleatório (RAM): Armazena mais informações que os registradores. Quando se inicia o Excel por exemplo, todo ele fica “guardado” na RAM (Caixa de ferramentas).

13 Memória do Computador (cont.) Tipos (cont.): Memória em cache: local perto da CPU que armazena as instruções mais usadas, as menos utilizadas ficam na RAM. A memória cache é muito mais rápida que a RAM (ferramentas especiais). Temos a L1 (no próprio silício), a L2 próxima ao processador e a L3 que fica na placa mãe.

14 Memória do Computador (cont.) Tipos (cont.): Memória Somente Leitura: é um local (um tipo de chip) que é não volátil e preserva as instruções quando se desliga o micro. As instruções dessa memória é utilizada por exemplo quando se liga o computador. Um tipo dessa memória é a Flash (máquinas digitais, celulares, computadores de mão etc).

15 Memória do Computador (cont.) Armazenamento secundário: local onde são armazenadas grandes quantidades de dados e informações (um software completo por exemplo), por um período indeterminado. Características: Não volátil; Leva-se mais tempo para recuperar as informações nela contidas do que a RAM; Muito mais econômica do que a primária; Cada dia ficam menores, mais baratas e com mais capacidade de armazenamento.

16 Memória do Computador (cont.) Tipos: Mídia magnética – Unidade de Fita Semelhante a Fita Cassete, embora seja uma tecnologia antiga, ainda se usa devido ao baixo custo. Tem a desvantagem de ser lenta para a recuperação de dados, guarda geralmente informações que são raramente utilizadas ou utilizadas para cópia de segurança de grandes volumes (backups).

17 Memória do Computador (cont.) Tipos: Mídia magnética – Disco Rígido São os dispositivos de armazenamento em massa mais utilizados, são rápidos, baratos e com grande capacidade de armazenamento. É onde fica gravado o Sistema Operacional e todos os arquivos que o computador utiliza.

18 Memória do Computador (cont.) Tipos (cont.): Disquetes magnéticos: Conhecidos como discos flexíveis, são muto mais lentas do que as unidades de disco rígido e com bem menos capacidade, variando de 1,44 MB (disquete comum) a 250 MB (discos de ZIP Drive). A grande vantagem é a portabilidade e pequeno volume.

19 Memória do Computador (cont.) Tipos (cont.): Dispositivos de armazenamento óptico: Utilizam feixe de laser de precisão para queimar minúsculos orifícios na superfície do CD. Na leitura, um laser apontado para o CD é disparado e caso reflita, corresponde ao estado binário 1 caso contrário, retorna o estado binário 0. Nesta categoria estão o CD-ROM, CDRW, DVD e DVDRW. Podem armazenar desde 640 MB até 17 GB.

20 Hierarquia do Computador O poder de processamento determina a hierarquia do computador: Supercomputador: Tem o tamanho de um carro e podem executar mais de 4 Bilhões de instruções por segundo, o mais moderno dos microprocessadores (comercializado hoje), trabalha a 4 milhões de instruções por segundo.

21 Hierarquia do Computador (cont.) Mainframe: Tem o tamanho aproximado de uma geladeira, é bem mais “lento” do que os supercomputadores, executando cerca de 400 milhões de instruções por segundo.

22 Hierarquia do Computador (cont.) Computadores de Médio Porte: São dois os computadores desta classe: Minicomputadores e Servidores de Médio Porte. Minicomputadores: São mais baratos que os Mainframes e mais compactos, são utilizados em pesquisas científicas e aplicações de engenharia.

23 Hierarquia do Computador (cont.) Servidores de Médio Porte: Oferecem suporte para grandes redes de computadores, com serviços de compartilhamento de arquivos e softwares, periféricos e outros recursos de rede. Nessa classe estão os servidores de “sites” de grandes empresas (Submarino, Americanas.com etc).

24 Hierarquia do Computador (cont.) Estações de Trabalho: Utilizados com muita freqüência em projetos gráficos e cálculos intensos (científicos, financeiros e de engenharia). Após os anos 90 essas estações de trabalho começaram a se confundir com PCs comuns, devido a sua forte utilização.

25 Hierarquia do Computador (cont.) Microcomputadores São chamados de PCs (computador pessoal), dominam no meio empresarial e cada vez mais tem utilizações residenciais (controles financeiros pessoais, pesquisas escolares etc). Laptop e Notebook: São microcomputadores ainda menores que possuem a vantagem de serem portáteis, porém, tem um custo mais elevado.

26 Entrada e Saída de Dados Dispositivos de Entrada: convertem informação em forma utilizável pela máquina. Dispositivos de Saída: convertem informação em forma utilizável pela máquina para formatos utilizáveis externamente.Exemplos:

27 Entrada e Saída de Dados (cont.) Microfone: Usados para entrada de sons destinados a gravações e, mais recentemente, comandos de voz. Caixa de Som: Muitos computadores têm recursos de multimídia. Eles podem emitir mensagens sonoras (voz, música ou efeitos). As caixas de som são conectadas as computador pela placa de som, equipamento normalmente vendido como parte do kit multimídia.

28 Entrada e Saída de Dados (cont.) Joystick: Utilizado principalmente para controlar jogos. Suas funções normalmente também podem ser executadas pelo mouse ou teclado. Alto-falante: Geralmente os computadores têm um alto-falante interno, mesmo os que não têm placa de som. Sua principal função é emitir bips de advertência quando algo está errado. Alguns programas o usam para simular uma placa de som.

29 Entrada e Saída de Dados (cont.) Drive de CD: A principal vantagem é sua grande capacidade de armazenamento. Um único CD pode armazenar o equivalente a centenas de disquetes. Isso é útil para programas grandes e de conteúdo multimídia (animação, sons, vídeo). Disco Rígido: Também chamado Winchester, é instalado internamente e tem elevada capacidade de armazenamento. Em geral, é conhecido como drive C.

30 Entrada e Saída de Dados (cont.) Drive de Disquete: O drive de disquete permite ler, gravar e duplicar disquetes. É um dos canais para a instalação de programas. Com a ligação dos computadores em rede sua tendência é entrar em desuso. Monitor: Apresenta as informações digitadas no teclado, bem como mensagens vindas dos programas aplicativos e do sistema operacional.

31 Entrada e Saída de Dados (cont.) Impressora: Equipamento que permite criar cópias em papel de gráficos, textos, desenhos, planilhas e outros trabalhos criados no computador. Mouse: Seu funcionamento consiste em posicionar o cursor sobre o dispositivo desejado, exibido na tela, e dar um ou dois “cliques” em um dos botões. Muitas de suas funções podem ser executadas pelo teclado.

32 Entrada e Saída de Dados (cont.) Teclado: É o principal canal de interação entre usuário e computador. São dispensados apenas em ambientes especiais como, por exemplo, onde a entrada se faz através de uma leitora de código de barras ou outro tipo de leitura de dados. Leitora de Código de Barras: Funciona como entrada de dados em terminais de pontos de venda automatizados e pontos especiais dos processos produtivos.

33 Entrada e Saída de Dados (cont.) Tela Sensível ao Toque: Dispositivo de entrada que permite ao usuário selecionar opções através de indicações sobre o vídeo, que se constitui em um painel sensível a pressões. É utilizada para serviços de informações como, por exemplo, em museus, depósitos e agências bancárias.

34 Entrada e Saída de Dados (cont.) Modem: Permite o tráfego de sinais digitais para estabelecer troca de programas e dados entre equipamentos de computação afastados entre si, a médias e longas distâncias. Placa de Rede: Placa de Rede: Trafega dados entre computadores “próximos”, seu funcionamento é semelhante ao Modem.


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