A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena."— Transcrição da apresentação:

1 Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena que não era necessária a figura de alguém que indicasse quais livros eram bons e quais não eram. Como a melhoria da tecnologia de imprensa, a situação se inverteu: são tantos livros lançados que pouquíssimas pessoas têm condições de separar o joio do trigo. Assim, o trabalho dos resenhistas se tornou essencial. Eles não deveriam apenas dizer que livros são bons, mas também explicar para qual público eles se destinam. Afinal, o melhor livro de culinária é inútil para quem não gosta de cozinhar.

2 Uma boa resenha científica deve ter os seguintes elementos: 1 - Referência bibliográfica completa O resenhista deve colocar todos os elementos bibliográficos, na ordem dada pela ABNT. 2 - Credenciais do autor Informações sobre o autor, em especial sua formação universitária, títulos e livros publicados. 3 - Resumo da obra. Resume as idéias principais do autor. É aconselhável que dê uma visão geral da obra, e haja um aprofundamento de um capítulo.

3 4 - Conclusões da autoria Qual é a tese do autor? O que ele quer provar com seu livro? A que conclusões ele chega? 5 - Metodologia Qual foi a metodologia utilizada pelo autor? O texto é apenas um ensaio, ou é resultado de uma pesquisa de campo? Sua pesquisa é qualitativa ou quantitativa? 6 - Quadro de referências do autor – aporte teórico Qual é o paradigma no qual o autor sustenta suas idéias? Cada área de conhecimento tem suas teorias específicas. Nas Administração, por exemplo, há a teoria fordista, taylorista... 7 - Crítica do resenhista Esse é o momento em que o resenhista faz sua análise da obra. Qual a sua importância? Que contribuição ela traz para o seu campo de estudo. Como é a linguagem do autor? Simples, clara, complexa, rebuscada? O livro aprofunda os assunto estudados?

4 8 - Indicações do resenhista A quem se destina a obra? Quem poderia se interessar por ela? O leitor precisa ter algum tipo de conhecimento prévio para compreender o livro? Essa divisão didática deu a muitos a idéia de que uma resenha deveria ser feita na forma de tópicos. Na prática, a maioria dos autores produz um texto contínuo, que apresenta os elementos básicos de uma resenha científica.


Carregar ppt "Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google