A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química nos jogos olímpicos. Ciência e Esporte de alta performance.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química nos jogos olímpicos. Ciência e Esporte de alta performance."— Transcrição da apresentação:

1 Química nos jogos olímpicos

2 Ciência e Esporte de alta performance

3 PISCINA VERDE O que aconteceu com as piscinas da Rio 2016? Por que ficaram verdes?

4 PISCINA VERDE O íon cobre (Cu 2+ ) é normalmente usado como agente algicida em piscinas. Cloreto de cálcio também é usado em piscinas de forma a manter a qualidade desta O íon cloreto também é usado para matar bactérias e outros microorganismos O que acontece se os íons cobre e cloreto estão na mesma solução (no caso, a água da piscina)?

5 PISCINA VERDE Íon cobre em uma solução aquosa se liga a moléculas de água e isso possui característica coloração azul

6 PISCINA VERDE Íon cobre em uma solução aquosa com excesso de íons cloreto se liga ao cloreto e forma um íon complexo que possui coloração amarelada

7 PISCINA VERDE Lembra das aulas de Artes?

8 PISCINA VERDE

9 Vídeo... (4min38s/8min)

10 XIXI NA PISCINA Devo ou não devo? (Vídeo...)

11 ESTEROIDES O que são esteroides? Como identificar se um atleta está usando esteroides?

12 ESTEROIDES O nome “esteroide” se aplica a um número grande de moléculas que tenha o mesmo esqueleto básico com quatro anéis

13 ESTEROIDES

14 ESTEROIDES Atletas que praticam o “doping” usam um tipo específico de esteroides: ESTEROIDES ANABOLIZANTES ANDROGÊNICOS. ANABOLIZANTE = AUMENTA SEU TAMANHO ANDROGÊNICO = DÁ TRAÇOS MASCULINOS

15 ESTEROIDES ESTEROIDES ANABOLIZANTES ANDROGÊNICOS. Usados porque fazem os músculos cresceram mais rápido e podem melhorar a performance do atleta

16 ESTEROIDES Esteroides anabolizantes também ajudam a manter níveis altos de oxigênio nos músculos e órgãos e podem diminuir lesões musculares. Isso faz os atletas se recuperarem mais rápido das práticas.

17 ESTEROIDES Esteroides anabolizantes androgênicos são usados de forma legítima com receita médica no tratamento de deficiência hormonal, problemas de crescimento ou em doenças como câncer e AIDS. Mas nos esportes, isso é ILEGAL!!! Além disso, pode trazer EFEITOS COLATERAIS muito SÉRIOS!!!

18 ESTEROIDES

19 ESTEROIDES Testes de anabolizantes nos Jogos Olímpicos são feitos por laboratórios aprovados pela World Anti- Doping Agency.

20 ESTEROIDES Coletam amostras antes e durante os jogos (normalmente de urina) Químicos usam instrumentos de análise que separam as moléculas por massa (ESPECTROMETRIA DE MASSA) para ver o que está na urina dos atletas.

21 ESTEROIDES Compara-se os valores encontrados com aqueles das substâncias conhecidas usadas para doping e facilmente identifica-se quem está usando anabolizantes

22 ESTEROIDES Normalmente, procura-se partes de anabolizantes, pois o corpo os ”quebra” antes de eles irem para a urina. Mas como encontrar alguém que está usando TESTOSTERONA, uma vez que é um hormônio que o corpo produz?

23 ESTEROIDES Normalmente, procura-se partes de anabolizantes, pois o corpo os ”quebra” antes de eles irem para a urina. Mas como encontrar alguém que está usando TESTOSTERONA, uma vez que é um hormônio que o corpo produz?

24 ESTEROIDES

25 ESTEROIDES Há outros tipos de dopings que não são Esteroides Anabolizantes Androgênicos... e todos eles são testados nos exames de laboratório.

26 ESTEROIDES Doping do Sangue: uso de substâncias para aumentar o número de glóbulos vermelhos (mais glóbulos vermelhos, maior o transporte de oxigênio) para melhorar a performance do atleta. Uma dessas substâncias usadas é o EPO: ERITROPOETINA: hormônio de glicoproteína que controla a eritropoiese, isto é, a produção de glóbulos vermelhos no sangue Hormônio do crescimento (hormônio polipeptídico) também usado para aumentar performance no esporte

27 QUÍMICA DOS MATERIAIS Desde as bolas e outros itens usados nos jogos às quadras e roupas usadas pelos atletas, há uma pesquisa intensa por novos tipos de materiais, mais adequados para os esportes.

28 QUÍMICA DOS MATERIAIS Polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monómeros). Os monômeros são moléculas de baixa massa molecular os quais, a partir das reações de polimerização, vêm a gerar a macromolécula polimérica. As unidades repetitivas, chamadas de mero, provem da estrutura do monômero.

29 QUÍMICA DOS MATERIAIS

30

31

32 Poliuretano nas pistas de corrida

33 QUÍMICA DOS MATERIAIS Poliuretano nas pistas de corrida

34 QUÍMICA DOS MATERIAIS Elastômeros nas pistas e quadras Um elastômero é um polímero que apresenta propriedades "elásticas", obtidas depois da reticulação. Ele suporta grandes deformações antes da ruptura

35 QUÍMICA DOS MATERIAIS Outros materiais também usados em quadras e campos: POLIPROPILENO, GRAMA SINTÉTICA, etc

36 QUÍMICA DOS MATERIAIS Materiais e/ou design das roupas também importa: podem significar desconforto e peso desnecessário.

37 QUÍMICA DOS MATERIAIS Os materiais das roupas prometem reduzir o suor e o calor – especialmente necessário no clima quente do Rio de Janeiro.

38 QUÍMICA DOS MATERIAIS Exemplo de polímero usado em roupas: NYLON (amidas alifáticas ou semi-aromáticas).

39 QUANTO OURO TEM NA MEDALHA? Vídeo


Carregar ppt "Química nos jogos olímpicos. Ciência e Esporte de alta performance."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google