A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Independência da América Espanhola. REIS ABSOLUTISTAS EUROPEUS em enriquecer às custas das colônias americanas. Medidas mercantilistas: – Monopólio comercial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Independência da América Espanhola. REIS ABSOLUTISTAS EUROPEUS em enriquecer às custas das colônias americanas. Medidas mercantilistas: – Monopólio comercial."— Transcrição da apresentação:

1 Independência da América Espanhola

2 REIS ABSOLUTISTAS EUROPEUS em enriquecer às custas das colônias americanas. Medidas mercantilistas: – Monopólio comercial. – Criação de leis e impostos. – Nomeação de funcionários coloniais. SISTEMA COLONIAL EM CRISE Século XVIII, crescimento das colônias e o enriquecimento da elite colonial. – Sistema colonial. Duras críticas a esse sistema de privilégios.

3 Independência da América Espanhola Duras críticas a esse sistema de privilégios. Colonos desejavam comercializar livremente com outros países. Fatores da Independência – Revolução Francesa. – Independência da América do Norte. – Ideias iluministas. – Desejo da Inglaterra em ampliar sua área de influência comercial.

4 Independência da América Espanhola OPRESSÃO NA AMÉRICA ESPANHOLA Opressão espanhola se intensifica no final do século XVIII. – Aumento dos impostos para financiamento de guerras. Proibição para a instalação de manufaturas têxteis. Tensa convivência social. – Chapetones. – Criollos. – Mestiços. Privilégios dos Chapetones que ocupavam os principais cargos do governo, no Exército e na Igreja.

5 Independência da América Espanhola A INDEPENDÊNCIA DO HAITI Situada nas Antilhas (Ilha de São Domingos) Colonizada por franceses. – Grandes fazendas escravistas produtoras (plantations). – Gêneros tropicais (açúcar, algodão e fumo). Exportação de gêneros torna São Domingos a mais rica das colônias francesas. Elite branca desfruta de privilégios e luxo. Maioria negra (escravizada), cerca de 80% da população, morriam aos milhares em consequência da fome e de péssimas condições de vida. 1791 escravos (liderados por Toussaint L'Ouverture) iniciam um dos maiores levantes ocorridos na América (população branca praticamente dizimada). 1802 Napoleão Bonaparte envia o exército francês para conter a revolta. 1804, sob o lema "Liberdade ou morte!" o rebeldes vencem os franceses e proclamam a independência do agora Haiti.

6 Independência da América Espanhola LUTAS SOCIAIS NO PERU Indígenas e mestiços do México e do Peru queriam o fim do trabalho forçado (mita e encomienda) e dos altos impostos e a discriminação. No final do século XVIII, José Gabriel, descendente Inca, conhecido como Tupac Amaru lidera uma revolta contra essa situação. A revolta de Tupac Amaru foi um movimento popular que contou com aproximadamente 50 mil pessoas (indígenas, mestiços e criollos). Após diversas vitórias em várias regiões do vice- Reinado do Peru, Tupac Amaru é preso, degolado e esquartejado. Porém a semente já havia sido plantada.

7 Independência da América Espanhola LUTA PELA TERRA NO MÉXICO- parte 1 No México a luta é sobretudo por terra para plantar. Independência com divisão da terra entre os pobres. Camponeses mexicanos lutaram sob a liderança do Pe. Miguel Hidalgo e Pe. José Maria Morelos. Apesar de vitoriosos em diversas batalhas e de conquistarem diversas cidades, os rebeldes acabaram derrotados. Hidalgo foi fuzilado por ordem dos criollos e chapetones que temiam a perda de seus privilégios.

8 Independência da América Espanhola NAPOLEÃO E A AMÉRICA ESPANHOLA Aproveitando-se da mobilização espanhola contra a invasão de seu território, na América espanhola espalham-se as Juntas Governativas Algumas juntas iniciam movimentos pela independência. Após a derrota de Napoleão, o rei da Espanha retornando ao trono tenta evitar as emancipações. Apesar da repressão, lentamente as colônias vão conquistando "liberdade".

9 Independência da América Espanhola A INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO -LUTA PELA TERRA NO MÉXICO- parte 2 Aproveitando-se do acordo firmado com as autoridades espanholas para o combate aos movimentos camponeses, Augustin Itúrbide faz um trato (que nunca cumpriu) com os camponeses proclama a independência e sagra-se imperador em 1821. Dois anos depois a elite criolla do México derruba o imperador e proclama a república.

10 Independência da América Espanhola AMÉRICA DO SUL JOSÉ SAN MARTÍN JOSÉ SAN MARTÍN e seu exército de libertação, com um total de +- 4 mil soldados inciam os movimentos por libertação: – Argentina (1816) – Chile (1818) – Peru (1821) SIMÓN BOLÍVAR Outro exército de libertação liderado por SIMÓN BOLÍVAR vence as forças espanholas libertando: – Colômbia (1819) – Venezuela (1819) – Equador (1822) – Bolívia (1825) Vale lembrar que os processos revoltosos que culminaram com a "independência" da América espanhola tiveram o "apoio" da Inglaterra. Esse apoio surge muito mais do interesse em expandir o mercado dos produtos manufaturados ingleses do que com a preocupação com a exploração da população das colônias.

11 Independência da América Espanhola AMÉRICA DO SUL Na economia, Bolívar foi radical. Fez uma extensa reforma agrária, que devolveu aos índios as terras das quais seus antepassados haviam sido expulsos. Nacionalizou as minas particulares e publicou decretos para proteger florestas e rios. Atitudes como essas renderam ao Libertador alguns novos apelidos (como “chefe da negrada e da indiada”) e muitos novos inimigos. Bolívar também foi capaz de criar inimigos fora da Colômbia, pois afrontava as potências estrangeiras. Ele propunha a criação da Confederação dos Países Latino- Americanos, que serviria para defender a região da exploração inglesa, francesa e, quem diria, americana.


Carregar ppt "Independência da América Espanhola. REIS ABSOLUTISTAS EUROPEUS em enriquecer às custas das colônias americanas. Medidas mercantilistas: – Monopólio comercial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google