A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013)."— Transcrição da apresentação:

1

2 Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).

3

4 É importante nesse tema os estudantes saberem diferenciar agrupamentos de movimentos. O primeiro não tem uma organização. A essência de um movimento, por sua vez, é um protesto por alguma causa, não contra uma pessoa

5 á ainda a probabilidade de pedir relações entre os movimentos desse ano no Brasil e a Primavera Árabe. Não acredito que vão cobrar teóricos específicos, porque é muito denso. Acho que será mais no sentido estrutural. Fazer relações entre esfera pública e privada

6 Escola de Frankfurt e a indústria cultural.

7 Esse tema é um dos mais importantes, principalmente para o Enem e alguns vestibulares do Paraná e Santa Catarina. Pode cair para o aluno fazer relações com a sociedade contemporânea – midiatização, meios de comunicação, alienação, mercantilização da vida (tornar tudo um desejo).

8 Há aqui aquela crítica que conhecemos bem a respeito do consumismo de uma indústria cultural. O que o aluno não pode deixar de notar é o consumo pelo consumo, o consumo para existir, que é a grande chave da Escola de Frankfurt.

9 A ação social no conceito de Max Weber.

10 Weber é um sociólogo que tenta enxergar dentro da sociedade a influência das relações sociais, que podem desencadear problemas econômicos ou políticos. Quanto mais o sujeito consegue perceber ter uma ação, melhor para a sociedade. As maiores dificuldades nas sociedades são ocasionadas por ações emotivas, ou seja, não deliberadas.

11 O que pode cair na são situações para serem relacionadas com ação racional relativa a fins, ação racional relativa a valores, ação afetiva e ação tradicional.

12 As novas relações de trabalho.

13 Nesse tema, o aluno deve ter compreensão do que está acontecendo na sociedade e ser capaz de estabelecer relações sobre a flexibilização das leis trabalhistas dentro de um conceito de globalização e estruturas produtivas, com o aumento da especialização técnica

14 Política, ética e moralidade (Sócrates, Platão e Aristóteles).

15 Os três [Sócrates, Platão e Aristóteles] são a base do conhecimento ético da política mundial. São os pais da elaboração das teorias políticas. São eles que apontavam soluções, que, na época, eram novidade

16 Eles vão tentar enxergar a esfera política conciliando com a ética, oposto de Maquiavel, que diz que nem sempre o governante deve ser ético.

17 Estado de natureza, contrato social e estado de sociedade para Hobbes, Locke e Rousseau.

18 Tema campeão nos vestibulares: Estado de natureza, contrato social e estado de sociedade para Hobbes, Locke e Rousseau. O aluno deverá definir relações entre estados de natureza, principalmente de Hobbes e Rousseau. O primeiro acredita que o homem já nasce egoísta por causa do medo da morte violenta; já Rousseau acredita que no estado de natureza ele é bom, e a partir da ideia de propriedade privada vai aparecendo o egoísmo.

19 Relação da fé e da razão (São Tomás de Aquino).

20 Na sua concepção aristotélica, São Tomás de Aquino propõe uma harmonia entre corpo e alma, fé e razão, Estado e Igreja. O papel da razão seria demonstrar e ordenar os mistérios revelados pela fé. A grande sacada é perceber nele essa harmonia

21 Conceitos de Karl Marx.

22 Conceitos de mais-valia, alienação do indivíduo social e materialismo histórico. Marx enxerga a história como uma luta de classes e propõe o debate sobre qual é o sentido de trabalhar só para sobreviver.

23 Conceitos de Émile Durkheim.

24 Ter domínio de conceitos como fato social e solidariedade mecânica e orgânica. Segundo Durkheim, para compreender os problemas sociais é necessário entendê-los como coisas, fatos sociais

25 Conceitos de Jürgen Habermas.

26 Distinção entre esfera pública e privada e atuação do individuo. Relações de poder Estado-política. O aluno [precisa] perceber a questão da importância do viver em sociedade, delimitado para uma ética do discurso.


Carregar ppt "Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google