A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos Associação Educacional Dom Bosco contato@profdamasco.site.br.com

2 Sumário 1. Introdução 2. Pesquisa com alunos 3. Pesquisa com Docentes 4. Análise Comparativa 5. Considerações Finais 15/11/2016 Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais 2

3 1. Introdução Portaria dos 20% Referenciais de Qualidade do MEC Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) Tipos de Disciplinas Semipresenciais Pesquisas para oportunidades de melhorias 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais3

4 2. Pesquisa com Alunos 67% responderam a pesquisa – 8 disciplinas diferentes; 88% sem experiência anterior em EaD; 72% não sabia da existência de disciplina on-line; 32% não aprovou a escolha da disciplina para ser ofertada na modalidade semipresencial no seu curso; – 12% - perfil do professor; – 74% - característica da disciplina; – 14% - outros. 15/11/2016 Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais 4 2. Pesquisa com Alunos

5 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais5

6 2. Pesquisa com Alunos 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais6 AtributoGrau 1Grau 2Grau 3Grau 4 Organização da disciplina25,045,030,00,0 Material didático10,055,030,05,0 Mediação da tutoria45,025,0 5,0 Interatividade entre professores e alunos35,050,015,00,0 Avaliação da aprendizagem15,025,055,05,0 Ambiente virtual de aprendizagem60,020,015,05,0 AtributoGrau 1Grau 2Grau 3Grau 4 Organização da disciplina4,56,847,740,9 Material didático2,36,845,5 Mediação da tutoria0,015,936,447,7 Interatividade entre professores e alunos0,09,145,5 Avaliação da aprendizagem0,011,454,534,1 Ambiente virtual de aprendizagem2,311,452,334,1 Disciplina com pior avaliação Disciplina com melhor avaliação 1 – Totalmente Insatisfeito 2 – Insatisfeito 3 – Satisfeito 4 – Totalmente Satisfeito

7 3. Pesquisa com Docentes Responderam a pesquisa: 54,6% - 12 docentes; A grande maioria com mais de 10 anos de magistério; Somente 2 docentes já haviam respondido pesquisa sobre EaD e acompanhado a divulgação do resultado. 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais7

8 3. Pesquisa com Docentes Todos já realizaram curso on-line como alunos, porém; 4 docentes (1/3): somente o curso de treinamento e capacitação no ambiente Moodle. “Sem profissionais qualificados, a probabilidade de erro amplia-se, inviabilizando qualquer iniciativa de EaD. Assim, todos os profissionais que atuam na modalidade devem estar devidamente capacitados”. (SILVA, 2013, p. 70) 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais8

9 3. Pesquisa com Docentes AGENDA: 4 - agenda semanal; 3 - avisos na sala de aula; 3 - e-mail; 2 - mensagem na plataforma; DÚVIDAS: 4 - fórum para dúvidas; 6 - e-mail; 2 - redes sociais. O professor nem transmite e nem distribui conhecimento, ele deve criar um espaço de diálogo, participação e aprendizagem para os alunos. (SILVA, 2012, p. 223) 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais9

10 3. Pesquisa com Docentes 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais10 “Um bom professor pode enriquecer materiais prontos com metodologias ativas: pesquisa, aula invertida, integração na sala de aula e atividades on-line, projetos integradores e jogos”. (MORAN, 2014, p. 41)

11 3. Pesquisa com Docentes Apenas 4 dos docentes (1/3) participou algum evento sobre a modalidade EaD nos últimos 2 anos; O docente em EaD deve compreender a sua atuação como educador confrontando suas ideias com as dos colegas, compartilhando com os grupos os processos vivenciados e os resultados obtidos, suas dúvidas e questionamentos, para recriar dinâmicas inovadoras. (VALENTE et al, 2011, p. 117) 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais11

12 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais12 4. Análise Comparativa Visão dos Alunos sobre o preparo dos Docentes para EaD Cursos realizados pelos Docentes para atuar em EaD

13 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais13 4. Análise Comparativa Citações de problemas relacionados aos Docentes, segundo os Alunos Pontos NegativosCitações Site desorganizado ou desatualizado11 Dificuldade para sanar dúvidas9 Comunicação com o professor7 Falta de agenda semanal para os eventos7 Demora na resposta do tutor6 Ações que os Docentes citaram para facilitar a aprendizagem

14 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais14 4. Análise Comparativa Visão dos Alunos (média) Visão dos Docentes (média) 1 – Totalmente Insatisfeito 2 – Insatisfeito 3 – Satisfeito 4 – Totalmente Satisfeito

15 5. Considerações Finais 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais15 ALUNOS

16 5. Considerações Finais 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais16 DOCENTES A instituição deve incentivar a participação em cursos de especialização, de tutoria e conteudista. Motivar a participação dos docentes em eventos de EaD. A interdisciplinaridade em EaD pode proporcionar ao aluno uma visão mais integrada dos conteúdos. Propiciar mais autoavaliação, pois proporciona mais segurança para o aluno em relação ao seu desempenho. Nivelar as disciplinas, motivando os docentes que ainda não empregam as metodologias ativas, a sala de aula invertida, o aprendizado pelos pares, wiki ou games. Manter ambientes das disciplinas atualizados.

17 Referências BRASIL. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Publicado no DOU, Seção 1, Brasília, 13 dez. 2004. CAMPOS, Ângela M. S. Avaliação das disciplinas em rede do curso de Tecnologia em Logística da AEDB. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação da Fundação Cesgranrio. Rio de Janeiro, nov, 2011. LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. MATTAR, João. Design Educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014. MORAN. Juan. Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. de M. (orgs.). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. SAMPIERI, R. H; COLLADO, C. F; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 3 ed. São Paulo: MacGraw-Hill, 2006. SANTOS, Miguel. C. D. Disciplinas Online em Cursos Presenciais: estudo sobre a percepção dos alunos. 20º CIAED. Curitiba, 2014. SILVA, Robson S. da. Gestão de EAD: Educação a Distância na Era Digital. São Paulo: Novatec, 2013. SILVA, Marcos. Sala de aula interativa. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. TORREZZAN, C. A. W.; BEHAR, P. A. Parâmetros para a construção de materiais educacionais do ponto de vista do design pedagógico. In: Modelos pedagógicos em educação a distância Porto Alegre: Artmed, 2009. VALENTE, J. A.; MORAN, J.; ARANTES, V. A. (org.). Educação a Distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011. 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais17


Carregar ppt "PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google