A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROCHAS MAGMÁTICAS Características 1. Formação de Minerais A formação dos minerais resulta do arrefecimento e da solidificação do magma. Se o arrefecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROCHAS MAGMÁTICAS Características 1. Formação de Minerais A formação dos minerais resulta do arrefecimento e da solidificação do magma. Se o arrefecimento."— Transcrição da apresentação:

1 ROCHAS MAGMÁTICAS Características 1

2 Formação de Minerais A formação dos minerais resulta do arrefecimento e da solidificação do magma. Se o arrefecimento for lento, formam-se cristais que são observáveis à vista desarmada. Se o arrefecimento é rápido não existem condições para se formarem os cristais bem desenvolvidos. 2

3 Formação de minerais ( Condições de Formação ) Quanto mais calmo estiver o meio; Quanto mais lento for o processo de arrefecimento e solidificação do magma; Quanto maior for o espaço disponível. 3 Mais desenvolvidos e perfeitos são os cristais

4 Cloreto de sódio 4

5 Silicatos – um caso particular Silicatos – um caso particular 5 Os silicatos constituem cerca de 95% do peso e do volume da crosta terrestre. A estrutura básica mais comum dos silicatos é o tetraedro (SiO4)4 que, por não ser eletricamente neutro, tende a polimerizar formando conjuntos complexos.

6 Diferentes arranjos dos tetraedros nos silicatos 6

7 7 Um cristal é um sólido homogéneo de matéria mineral que, sob condições favoráveis de formação, pode apresentar superfícies planas e lisas assumindo formas geométricas regulares. Cristal euédrico, mineral totalmente limitado por faces bem desenvolvidas. Cristal subédrico, mineral apresenta faces parcialmente bem desenvolvidas.

8 Cristais Os minerais ocorrem na Natureza sob a forma de matéria cristalina – Cristais. As propriedades físicas dos minerais estão relacionadas com a sua composição química, com a natureza dos átomos, iões e moléculas, bem como com a sua estrutura interna. Vamos analisar dois exemplos : 8

9 Isomorfismo 9 Albite ( NaAlSi3O4 ) Anortite ( CaAl2Si2O3) Ocorrência de substâncias minerais com composição química diferente e textura cristalina semelhante É o caso de um grupo de feldspatos chamados por plagióclases. São silicatos em que os iões de Na+ e Ca2+ se podem intersubtituir dado serem muito semelhantes. Acontece o mesmo com os iões Si4+ e Al3+

10 Séries isomórficas das olivinas e das plagióclases 10 + Sílica +

11 Polimorfismo 11 Ocorrência de substâncias minerais com a mesma composição química e redes cristalinas diferentes. São os casos do carbonato de cálcio (CaCO3) que pode formar dois minerais diferentes, a calcite e a aragonite; e do carbono que pode cristalizar na forma de diamante ou de grafite.

12 Polimorfismo 12 Grafite ( C ) Diamante ( C )

13 Polimorfismo Polimorfismo 13 Calcite ( Ca CO3) Aragonite (Ca CO3 )

14 Características das Rochas Magmáticas Para classificar as Rochas Magmáticas utilizam-se os seguintes critérios:  Cor  Textura  Composição química e mineralógica 14

15 COR dos minerais 15 Está relacionada com a existência dos minerais mais abundantes na sua composição Minerais félsicos (feldspato + sílica ) – apresentam cores claras, como quartzo, feldspato e moscovite. Minerais máficos ( magnésio + ferro ) – apresentam cores escuras, como a biotite, piroxenas, anfíbolas e olivina.

16 COR das rochas 16 Rochas leucocratas- ácidas, com tons claros, ricas em minerais félsicos. Rochas mesocratas – com coloração intermédia, resultado de idênticas proporções de minerais félsicos e máficos. Rochas melanocratas – básicas, com tons escuros, ricas em minerais máficos. Hololeucocratas – 100% de minerais félsicos Holomelanocratas – 100 % de minerais máficos

17 TEXTURA 17 Aspeto geral da rocha resultante das dimensões, forma e arranjo dos minerais constituintes. Textura granular – os minerais distinguem-se uns dos outros, em cristais relativamente desenvolvidos. Característica das rochas plutónicas com arrefecimento lento do magma. Textura agranular – os minerais não se distinguem, os cristais são microscópicos. Característica das rochas vulcânicas, com rápido arrefecimento do magma. Rochas com a mesma composição mineralógica e química podem ter texturas diferentes, o que indica as condições de solidificação dos magmas.

18 TEXTURA 18 Fanerítica ou Granular – os minerais distinguem-se uns dos outros e observam-se “à vista desarmada”. Afanítica ou Agranular – minerais muito pequenos que não se distinguem uns dos outros, mesmo com ajuda de uma lupa.

19 Textura Vítrea ou Amorfa 19 Se as partículas não ocuparem posições de um arranjo regular não se atinge o estado cristalino. A textura é desordenada ( como nos líquidos ) e designa-se textura amorfa ou vítrea.

20 Composição química e mineralógica 20 O composto mais abundante é o dióxido de silício (SiO2) ou sílica.

21 Composição química e mineralógica 21 Minerais essenciais – minerais que conferem carácter à rocha e determinam a sua designação ( quartzo, moscovite, biotite, feldspato, piroxena, anfíbola e olivina.

22 22 Composição química e mineralógica Minerais acessórios- minerais que não afetam o aspeto fundamental da rocha, ocorrem em diminutas quantidades e, geralmente, só são visíveis ao microscópio ( magnetite, apatite, turmalina, rútilo. zircão,…

23 Famílias de Rochas 23 Tendo em conta a composição mineralógica, podem formar-se agrupamentos de rochas chamados famílias.

24 24 Famílias de Rochas


Carregar ppt "ROCHAS MAGMÁTICAS Características 1. Formação de Minerais A formação dos minerais resulta do arrefecimento e da solidificação do magma. Se o arrefecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google