A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LACS Tech Support Client Treinamento básico de RAID DELL CONFIDENTIAL1 1 L2 Team - Desktops.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LACS Tech Support Client Treinamento básico de RAID DELL CONFIDENTIAL1 1 L2 Team - Desktops."— Transcrição da apresentação:

1 LACS Tech Support Client Treinamento básico de RAID DELL CONFIDENTIAL1 1 L2 Team - Desktops

2 DELL CONFIDENTIAL2 2 L2 Team - Desktops O que é RAID ? Redundant Array of Inexpensive Disks, ou disposição redundante de discos baratos. Redundant Array of Independent Drives (ou Disks), também denominado Redundant Array of Inexpensive Drives (ou Disks) ou mais conhecido como simplesmente RAID ou ainda em português: Conjunto Redundante de Discos Independentes ou também Conjunto Redundante de Discos Econômicos, é um meio de se criar uma unidade virtual de armazenamento composta por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e/ou desempenho. Popularmente, RAID seriam dois ou mais discos trabalhando simultaneamente para um mesmo fim, por exemplo, citando o exemplo de RAID-1, serviria como um espelhamento simples, rápido e confiável entre dois discos, para fazer o backup de um disco em outro. Tipos de RAID: Atualmente existem onze tipos de RAID: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10, 53 e 0+1. A seguir estão as descrições dos RAID mais utilizados: 0, 1, 10, 0+1 e 5

3 DELL CONFIDENTIAL3 3 L2 Team - Desktops RAID 0 (zero) - striping sem tolerância à falha Este nível tem o nome de "striping". Os dados do computador são divididos entre dois ou mais discos rígidos, o que oferece uma alta performance de transferência de dados, porém não oferece segurança de dados, pois caso haja alguma pane em um disco rígido, todo o conteúdo gravado neles irá ser perdido. É possível usar de dois a quatro discos rígidos em RAID 0, onde os mesmos serão acessados como se fosse um único disco, aumentando radicalmente o desempenho do acesso aos HD’s. Os dados gravados são divididos em partes e são gravados por todos os discos. Na hora de ler, os discos são acessados ao mesmo tempo. Na prática, temos um aumento de desempenho de cerca de 98% usando dois discos, 180% usando 3 discos e algo próximo a 250% usando 4 discos. As capacidades dos discos são somadas. Usando 4 discos de 10 GB, por exemplo, você passará a ter um grande disco de 40 GB. Este modo é o melhor do ponto de vista do desempenho, mas é ruim do ponto de vista da segurança e da confiabilidade, pois como os dados são divididos entre os discos, caso apenas um disco falhe, você perderá os dados gravados em todos os discos. É importante citar que neste nível você deve usar discos rígidos idênticos. É até possível usar discos de diferentes capacidades, mas o desempenho ficará limitado ao desempenho do disco mais lento.1 NOTA: O RAID 0 pode ser usado para se ter uma alta performance, por é m não é indicado para sistemas que necessitam de seguran ç a de dados. Pode incluir de 1 a 20 discos rígidos.

4 DELL CONFIDENTIAL4 4 L2 Team - Desktops RAID 1 (mirror e duplexing) O RAID 1 também é conhecido como "espelhamento", ou seja, os dados do computador são divididos e gravados em dois ou mais discos ao mesmo tempo, oferecendo, portanto, uma redundância dos dados com segurança contra falha em disco. Esse nível de RAID tende a ter uma demora maior na gravação de dados nos discos, pelo fato da replicação ocorrer entre os dois discos instalados, mais sua leitura será mais rápida, pois o sistema terá duas pontes de procura para achar os arquivos requeridos. Neste nível são utilizados dois discos, sendo que o segundo terá uma cópia idêntica do primeiro, ou seja, um CLONE. Na prática, será como se existisse apenas um único disco rígido instalado, pois o segundo seria usado para espelhamento dos dados gravados no primeiro - mas caso o disco principal falhe por qualquer motivo, você terá uma cópia de segurança armazenada no segundo disco. Este é o modo ideal se você deseja aumentar a confiabilidade e a segurança do sistema. Um detalhe importante em RAID 1 é que, caso os dois discos estejam na mesma IDE, (1º em master e o 2º em slave), você teria que resetar o micro caso o primeiro disco quebrar, usando um disco por IDE a placa fará a troca automaticamente, sem necessidade de reset.

5 DELL CONFIDENTIAL5 5 L2 Team - Desktops RAID 10 (mirror e striping com alta performance) O RAID 10 pode ser usado apenas com 4 discos r í gidos. Os dois primeiros trabalharão em modo Striping (aumentando o desempenho), enquanto os outros dois armazenarão uma c ó pia exata dos dois primeiros, mantendo uma tolerância à falhas. Este modo é na verdade uma jun ç ão do RAID 0 com o RAID 1 e é muito utilizado em servidores de banco de dados que necessitem alta performance e tolerância à falhas. Ao contr á rio do que muitos pensam, o RAID 0+1 não é o mesmo que o RAID 10: embora ambos exijam no m í nimo quatro discos r í gidos para operarem e funcionam de uma maneira similar, o RAID 0+1 e tem a mesma tolerância à falha do RAID 5. No RAID 0+1, se um dos discos r í gidos falhar, ele se torna essencialmente um RAID 0 RAID 0+1 (alta performance com tolerância) NOTA: Em ambos os tipos de RAID, o numero de Discos deve ser maior que 4, o que os torna mais caros de serem implementados.

6 NOTA: São necessários pelo menos três (mas não mais que 32) discos dinâmicos para criar um volume RAID-5. 6 6 L2 Team - Desktops RAID 5 (paridade distribuída) O RAID 5 é comparável ao RAID 4, mas ao invés de gravar a paridade em um disco separado, a gravação é distribuída entre os discos instalados. O RAID 5 aumenta a velocidade em gravações de arquivos pequenos, uma vez que não há um disco separado para a paridade. Porém como o dado de paridade tem que ser distribuído entre todos os discos instalados, durante o processo de leitura, a performance deverá ser um pouco mais lenta que o RAID 4. O RAID 5 exige no mínimo três discos rígidos. DELL CONFIDENTIAL Os volumes RAID-5 oferecem tolerância a falhas ao custo de apenas um disco adicional por volume. Por exemplo, se você usar três discos de 10 GB para criar um volume RAID- 5, o volume terá capacidade de 20 GB. Os 10 GB restantes são usados para paridade. Os volumes RAID-5 não podem ser espelhados ou estendidos.

7 DELL CONFIDENTIAL7 7 L2 Team - Desktops Via software: RAID via software é feita por software, com o Kernel do sistema operacional ou usando uma aplicação que gerencie a configuração. O RAID por software possui a desvantagem de ser mais lento do que via hardware. Via hardware: RAID via hardware é feito por um dispositivo que conecta um disco ao outro. Essa conexão é feita por um cabo ou uma placa controladora. O hardware necessário para controlar um RAID necessita de processadores internos especializados e memória cache para esta finalidade. Melhor desempenho que via software embora custe mais caro. Arquiteturas NOTA: O custo da arquitetura via hardware mesmo sendo mais caro é mais aconselhável, levando em contato o ganho no desempenho de ate 70%.

8 DELL CONFIDENTIAL8 8 L2 Team - Desktops RAID 0 - http://training.us.dell.com/Client/new_products/xps/720/raid_0.asphttp://training.us.dell.com/Client/new_products/xps/720/raid_0.asp RAID 1 - http://training.us.dell.com/Client/new_products/xps/720/raid_1.asphttp://training.us.dell.com/Client/new_products/xps/720/raid_1.asp RAID 0+1 - http://training.us.dell.com/Client/new_products/xps/720/raid_0+1.asphttp://training.us.dell.com/Client/new_products/xps/720/raid_0+1.asp RAID 5 - http://training.us.dell.com/Client/new_products/xps/720/raid_5.asphttp://training.us.dell.com/Client/new_products/xps/720/raid_5.asp Intel Matrix Storage: http://www.intel.com/support/pt/chipsets/imsm/sb/CS-021701.htmhttp://www.intel.com/support/pt/chipsets/imsm/sb/CS-021701.htm Nvidia Media Shield: http://www.nvidia.com/object/feature_raid.htmlhttp://www.nvidia.com/object/feature_raid.html LINKS ÚTEIS: Simuladores e Tutoriais NOTA: A TECNOLOGIA RAID TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO MANTER O EQUIPAMENTO FUNCIONANDO MESMO EM CASO DE FALHA DE UM DISCO. POREM ERROS NO SISTEMA TERÃO QUE SER RESOLVIDOS DA MESMA FORMA QUE UM SISTEMA SEM RAID. No site de Manuais da Dell temos o seguinte link: http://support.dell.com/support/edocs/storage/RAID/

9 DELL CONFIDENTIAL9 9 L2 Team - Desktops FIM! Obrigado!! LACS Tech Support Client


Carregar ppt "LACS Tech Support Client Treinamento básico de RAID DELL CONFIDENTIAL1 1 L2 Team - Desktops."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google