A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Maias Crónica de Costumes - O Jornalismo Português - Autor: Tiago Ferreira nº23 11ºB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Maias Crónica de Costumes - O Jornalismo Português - Autor: Tiago Ferreira nº23 11ºB."— Transcrição da apresentação:

1 Os Maias Crónica de Costumes - O Jornalismo Português - Autor: Tiago Ferreira nº23 11ºB

2 A Corneta do Diabo aparece em Os Maias, de Eça de Queirós, como um jornal de maledicência e de escândalos. O narrador afirma que "na impressão, no papel, na abundância dos itálicos, no tipo gasto, todo ele revelava imundície e malandrice“ O Diretor e principal redator é Palma Cavalão, um jornalista corrupto. É nesta publicação que Dâmaso Salcede publica um artigo a satirizar a intimidade da relação de Carlos da Maia e Maria Eduarda. O JORNAL “CORNETA DO DIABO“

3 Retrata a parcialidade do jornalismo da época e mostra a corrupção quando o Palma Cavalão aceita, por dinheiro, denunciar o autor da carta comprometedora para Carlos. O propósito queirosiano de denunciar a vida portuguesa da sociedade da época percebe-se também quando Carlos da Maia considera que “só Lisboa, só a horrível Lisboa, com o seu apodrecimento moral, o seu rebaixamento social, a perda inteira de bom senso, o desvio profundo do bom gosto, a sua pulhice e o seu calão, podia produzir uma Corneta do Diabo.” O JORNAL “CORNETA DO DIABO“

4 Personagens Proprietário e redator do Jornal “A Corneta do Diabo” Jornalista Corrupto Sem carácter, publica artigos injuriosos ou retira-os É baixo e gordo Símbolo do Jornalismo de escândalo feito por jornalistas imorais e corruptos.

5 O JORNAL "A TARDE“ Ega estava na posse da carta de retratação de Dâmaso. Junto com Carlos, decidem não a publicar, pois isso só suscitaria a curiosidade da sociedade lisboeta relativamente à relação de Carlos e Maria. No entanto, Ega vê Dâmaso com “a sua” Raquel Cohen. Dominado pelo ciúme, resolve humilhar Dâmaso publicamente. Dirige-se à redação do jornal A Tarde e tenta convencer o diretor, o Neves, a publicar a carta de Dâmaso.

6 Este, inicialmente recusa, pois pensa tratar-se de Dâmaso Guedes, um correligionário político. Mas quando percebe que se trata do Salcede, acede a publicar a carta, para se vingar do “manganão” que os “entalara na eleição passada”. Na sequência da humilhação pública, Dâmaso parte de férias para Itália, e o assunto cai no esquecimento. O JORNAL "A TARDE“

7 Em suma, no episódio do jornal "A Tarde" (pp. 57l - 579) revelam-se os vícios mais degradantes do jornalismo português: A parcialidade (os favores prestados aos correligionários, aos membros do partido - p. 577 ); A dependência política; Os compadrios. O JORNAL "A TARDE“

8 Personagens Diretor do Jornal “A Tarde” Influencia politicamente os leitores Revela parcialidade na publicação e na rejeição dos artigos

9 Em Suma…


Carregar ppt "Os Maias Crónica de Costumes - O Jornalismo Português - Autor: Tiago Ferreira nº23 11ºB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google