A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartografia: Representações Cartográficas e Escala. Prof. Diogo Máximo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartografia: Representações Cartográficas e Escala. Prof. Diogo Máximo."— Transcrição da apresentação:

1 Cartografia: Representações Cartográficas e Escala. Prof. Diogo Máximo

2 Cartografia Definição: “Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados das observações diretas ou da exploração da documentação, bem como da sua utilização.”

3 Cartografia História: - função prover a visualização de dados espaciais - tempos pré-históricos, supera a invenção da escrita; - na Grécia antiga, Aristóteles e Hiparco produziram mapas com latitudes e longitudes; - em Roma, Ptolomeu representou a Terra dentro de um círculo.

4 Cartografia

5

6 Ainda no século XVIII, o geógrafo alemão Gottfried Gregorii, afirmava: “ninguém pode ser um bom cartógrafo, se não for um bom pintor.”

7 Cartografia Mapa antigo de 1627

8 Cartografia Mapa da América do Sul de 1750

9 Cartografia -Sistema de informação geográfica: É um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.

10

11 Cartografia Moderno mapa ilustrado.

12 Elementos da Cartografia Numa representação cartográfica os elementos mais importantes são: -Tema; -Legenda; -Orientação; -Projeção; -Escala;

13 Projeções Cartográficas Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta.

14 Projeções Cartográficas

15

16 Cartografia

17 Projeções Cartográficas Os sistemas de projeções fórmula matemática coordenadas planas

18 Projeções Cartográficas Tipos de Mapas:

19 Projeções Cartográficas * Tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas: - Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas. -Equivalentes – quando as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados. -Afiláticas – quando as áreas e os ângulos apresentam-se deformados.

20 Projeções Cartográficas Qual o tipo de propriedade geométrica caracteriza essa projeção cartográfica? Resp.:Conforme

21 Projeções Cartográficas Qual o tipo de propriedade geométrica caracteriza essa projeção cartográfica? Resp.:Afilática

22 Projeções Cartográficas Qual o tipo de propriedade geométrica caracteriza essa projeção cartográfica? Resp.:Equivalente

23 Projeções Cartográficas QUANTO À SUPERFÍCIE DE PROJEÇÃO: -Planas: assume três posições básicas em relação a superfície de referência: polar, equatorial e oblíqua (ou horizontal). - Cônicas: a superfície de projeção é o cone, ela pode ser desenvolvida em um plano sem que haja distorções. -Cilíndricas: a superfície de projeção que utiliza o cilindro pode ser desenvolvida em um plano.

24 Projeções Cartográficas

25

26

27 Projeção Cartográfica Projeção cilíndrica: Projeção de Mercator. Projeção de Peters. Projeção Dymaxion.

28 Projeção de Mercator Terra em 3D Projeção de Mercator

29 Projeção de Peters

30

31 Mantém a forma e compromete a área. Mantém a área e compromete a sua forma. Projeção cilíndrica

32 Projeção Cartográfica Projeção cônica: Projeção cônica simples. Projeção conforme de Lambert. Projeção cônica múltipla.

33 Projeção Cartográfica Conforme de Lambert

34 Projeção Cartográfica Projeção azimutal: projeções cilindrica de robison Projeção ortográfica Projeção estereográfica Projeção gnomónica Projeção azimutal Projeção azimutal de Lambert

35 Projeção Cartográfica Projeção azimutal:

36 Projeção Cartográfica Projeção azimutal

37 Projeção Cartográfica *Anamorfose: “Processos de transformação, distorção, recombinação, aumento de complexidade, fusões e etc. ocorrem naturalmente, mas também de forma induzida.”

38 Projeção Cartográfica Abóbada da Igreja de Santo Inácio, em Roma, por Andrea Pozzo, 1685.

39 Projeção Cartográfica Representação Cartográfica Anamórfica da População Mundial

40 Projeção Cartográfica As anamorfoses apresentadas representam, respectivamente que tipo de informação? PIB População

41 Representações do Relevo Há 3 maneiras de se representar cartograficamente o relevo (montanhas, planaltos, planícies e depressões): as curvas de nível, os mapas hipsométricos (ou de relevo) e as hachuras. As curvas de nível (ou isoípsas) surgiram no final do século passado. Consistem em linhas curvas projetadas no mapa, derivadas de planos de corte horizontais do relevo desde a sua superfície de referência (zero metro).

42 Representações do Relevo A curva de nível é uma maneira de se representar graficamente as irregularidades, ou o relevo, de um terreno.

43 Representações do Relevo

44 Divisão feita de 10m em 10m.

45 Representações do Relevo

46

47 Os Ecossistemas ribeirinhos estabelecem- se em torno de um curso de água doce corrente em constante movimento de montante para jusante.


Carregar ppt "Cartografia: Representações Cartográficas e Escala. Prof. Diogo Máximo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google