A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini."— Transcrição da apresentação:

1 Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini

2 Fundição sob Pressão Processo que utiliza um molde metálico estacionário no qual o metal líquido é introduzido usando altas pressões.

3

4 Potencialidades do Processo Peças com seções muito finas; Reprodução de detalhes finos; Elevada precisão dimensional; Excelente acabamento superficial; Altas Produtividades; Adequado para automação.

5 Molde Vida útil relativamente longa(custo); Precisão dimensional da cavidade; Necessidade de altas velocidades de produção.

6 Fatores importantes no projeto de Moldes Temperaturas máxima e mínima da face do molde durante o ciclo; Magnitude dos gradientes de temperatura através das paredes dos moldes; Frequência de repetição do ciclo de produção

7 Fatores que influenciam na vida útil de uma Molde Agente desmoldante; Material usado na sua fabricação; Tamanho e complexidade da peça; Liga utilizada.

8 Variáveis que afetam a Temperatura do Molde Quantidade de metal vazado; Temperatura de vazamento; Geometria da peça; Espessura da parede do fundido; Frequência dos vazamentos; Tipo e espessura dos revestimentos (tintas); Desmoldagem.

9 Consequências do aquecimento e das variações de temperaturas no molde Diferentes expansões em função da formação de gradientes de temperaturas. Empenamentos ou fissuras nas faces devido Fadiga Térmica.

10

11 Defeitos do fundido Em razão das altas velocidades de fluxo, não é possível remover o ar de dentro da matriz, de modo que uma parte fica aprisionada no metal líquido. A alta pressão operada sobre o material durante a solidificação é necessária para comprimir as bolhas de ar.

12 Defeitos do fundido Devido ao processo descrito, a estrutura interna das peças fundidas sob pressão não é homogênea. Nos componentes podem ser encontrados bolhas de ar comprimidas, porosidades causadas pela contração, em virtude da falta de pós-alimentação, além de impurezas.

13 Influência da temperatura da matriz sobre os fundidos Se a temperatura do molde é muito alta, os fundidos tornam-se muito frágeis e perdem sua capacidade de deformação plástica. Altas temperaturas também diminuem o tempo de solidificação, diminuindo assim a taxa de produção. Quando a temperatura do molde é muito baixa, entupimentos e interrupções do ciclo de produção ocorrem e a alimentação é obstruída, o que geralmente resulta em contração, fissuras a quentes, e soldagem do fundido aos moldes.

14 Objetivos do controle de temperatura do molde Garantir uma utilização segura (retirada da umidade). Obter fundidos com superfícies lisas. Obter uma vida útil mais longa.

15 Objetivos do controle de temperatura do molde Aquecimento do molde a uma temperatura de operação para minimizar o refugo de peças. (temperatura ótima entre 200 e 350ºC) O pré-aquecimento das faces do molde no forno é o melhor método porque os gradientes térmicos têm uma menor magnitude. As temperaturas finais da operação dos moldes são alcançadas após alguns ciclos de produção.

16 Objetivos do controle de temperatura do molde Uma temperatura ótima do molde é uma temperatura que vai produzir um fundido são no menor tempo. Para um ciclo estabelecido, o controle da temperatura é largamente alcançado através do uso de arrefecedores ou aquecedores auxiliares e através do controle da espessura do revestimento.


Carregar ppt "Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google