A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de Teorias da Aprendizagem Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de Teorias da Aprendizagem Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de Teorias da Aprendizagem Henri Wallon 1879 - 1962 Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Prof. Maurício Castanheira – 1º Período 2005 Apresentado em 12/05/2005 por: Ivail Muniz Junior, João Ricardo Quintal & Sérgio F. Lima

2 Seminário de Teorias da Aprendizagem Biografia Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Nasceu na França em 1879 Formou-se em filosofia com 23 anos de idade(1902) e medicina em (1908). Atuou como médico em 1914 no exército francês e em instituições psiquiátricas em 1931. De 1920 a 1937 faz conferências sobre psicologia da criança na Sorbonne. Em 1925 funda um laboratório destinado à pesquisa e ao atendimento de crianças ditas deficientes. Em 1945 filia-se ao Partido Comunista. Em 1925 publica sua tese de doutorado “A Criança Turbulenta”

3 Seminário de Teorias da Aprendizagem A abordagem de Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social, nesse sentido, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon é centrada na psicogênese da pessoa completa. Henri Wallon reconstruiu o seu modelo de análise ao pensar no desenvolvimento humano, estudando-o a partir do desenvolvimento psíquico da criança. Para Wallon a passagem dos estágios de desenvolvimento não se dá linearmente, por ampliação, mas por reformulação, instalando-se no momento da passagem de uma etapa a outra, crises que afetam a conduta da criança.

4 Seminário de Teorias da Aprendizagem Estágios do Desenvolvimento Humano Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Impulsivo- emocional - Que ocorre no primeiro ano de vida. A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, às quais intermediam sua relação com o mundo físico; Sensório-motor e projetivo - V ai até os três anos. A aquisição da marcha e da prensão, dão à criança maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração dos espaços. Também, nesse estágio, ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem. O termo projetivo refere-se ao fato da ação do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar. O ato mental "projeta-se" em atos motores. Como diz Dantas (1992), para Wallon, o ato mental se desenvolve a partir do ato motor;

5 Seminário de Teorias da Aprendizagem Estágios do Desenvolvimento Humano Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Personalismo - Ocorre dos três aos seis anos. Nesse estágio desenvolve-se a construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse das crianças pelas pessoas; Categorial - Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior; Predominância funcional - Ocorre nova definição dos contornos da personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Questões pessoais, morais e existenciais são trazidas à tona.

6 Seminário de Teorias da Aprendizagem Psicogênese da Pessoa Completa. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Wallon procura explicar os fundamentos da psicologia como ciência, seus aspectos epistemológicos, objetivos e metodológicos Wallon considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo). Vemos então que para ele não é possível dissociar o biológico do social no homem. Esta é uma das características básicas da sua Teoria do Desenvolvimento!

7 Seminário de Teorias da Aprendizagem Aplicando Wallon na Escola Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Tendo acesso a material teórico que aborda de forma integrada, temas como expressividade, emoção, gestualidade, movimento, representação mental, pensamento discursivo, o professor estará provavelmente melhor preparado para atender a criança em suas diversas necessidades, assim como impulsionar o seu desenvolvimento e favorecer sua aprendizagem. Afinal, a Escola não deve dissociar a formação da inteligência da formação da personalidade, pois a inteligência tem ´status´ de parte no todo constituído pela pessoa e seu desenvolvimento está ligado ao das outras esferas constitutivas deste todo.

8 Seminário de Teorias da Aprendizagem Aplicando Wallon na Escola Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Esta concepção valoriza o papel do professor. Como elemento diferenciado, é o responsável pela unidade do grupo, podendo receber as manifestações das crises infantis com o distanciamento necessário para não as comprimir nem se submeter a elas. (...) O professor é valorizado também do ponto de vista do conteúdo. Não se deve colocar como exclusivo detentor do saber e único responsável pela sua transmissão, mas tampouco abdicar deste papel, submetendo-se indiscriminadamente à espontaneidade infantil.

9 Seminário de Teorias da Aprendizagem Bibliografia Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 http://www.centrorefeducacional.com.br/wallon.htm acesso em 05/05/2005 http://www.centrorefeducacional.com.br/wallon.htm http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=009 acesso em 05/05/2005 http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=009

10 Seminário de Teorias da Aprendizagem Comentários e Perguntas Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Apresentação disponível em: http://sergioflima.pro.br/wiki/wallon.pps FIM


Carregar ppt "Seminário de Teorias da Aprendizagem Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google