A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A industrialização, o crescimento das cidades e os conflitos” (pp.63-72) PROF. RODRIGO CALSANI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A industrialização, o crescimento das cidades e os conflitos” (pp.63-72) PROF. RODRIGO CALSANI."— Transcrição da apresentação:

1 “A industrialização, o crescimento das cidades e os conflitos” (pp.63-72) PROF. RODRIGO CALSANI

2 A industrialização: A imigração europeia; A imigração europeia; parte dos capitais ($) da economia cafeeira passou a ser aplicada na indústria; parte dos capitais ($) da economia cafeeira passou a ser aplicada na indústria; infraestrutura para escoamento do café (ferrovias, portos, estradas, produção de energia elétrica); infraestrutura para escoamento do café (ferrovias, portos, estradas, produção de energia elétrica); construção civil, bens de consumo doméstico (alimentos, tecidos, bebidas, calçados). construção civil, bens de consumo doméstico (alimentos, tecidos, bebidas, calçados).

3 As reformas urbanas: As cidades passaram a ser ocupadas de maneira irregular (Rio de Janeiro e São Paulo); As cidades passaram a ser ocupadas de maneira irregular (Rio de Janeiro e São Paulo); condições de higiene precárias; condições de higiene precárias; epidemias; epidemias; as reformas urbanas: no Rio de Janeiro, “bota abaixo” planejado por Pereira Passos, no governo de Rodrigues Alves (1902); as reformas urbanas: no Rio de Janeiro, “bota abaixo” planejado por Pereira Passos, no governo de Rodrigues Alves (1902); a pobreza foi “empurrada” para a periferia, sem serviços públicos. a pobreza foi “empurrada” para a periferia, sem serviços públicos.

4

5 Os conflitos urbanos: A luta pela cidadania; A luta pela cidadania; ausência de sentimento nacional; ausência de sentimento nacional; revoltas de 1904 e 1910: símbolos dos protestos populares; revoltas de 1904 e 1910: símbolos dos protestos populares; os operários reivindicavam melhores condições de trabalho, aumentos salariais e redução da jornada de trabalho; os operários reivindicavam melhores condições de trabalho, aumentos salariais e redução da jornada de trabalho; campanhas de higienização: febre amarela, varíola e peste bubônica. campanhas de higienização: febre amarela, varíola e peste bubônica.

6 Os conflitos urbanos: Médico Oswaldo Cruz (1903): equipes sanitárias para eliminar o mosquito transmissor (Aedes aegypti); Médico Oswaldo Cruz (1903): equipes sanitárias para eliminar o mosquito transmissor (Aedes aegypti); vacinação obrigatória (1904) contra varíola com pouca orientação e métodos violentos; vacinação obrigatória (1904) contra varíola com pouca orientação e métodos violentos; Revolta da Vacina (1904): a lei da vacinação foi revogada; Revolta da Vacina (1904): a lei da vacinação foi revogada; saldo: 30 mortos, 1000 presos, dos quais 461 foram deportados para o Acre. saldo: 30 mortos, 1000 presos, dos quais 461 foram deportados para o Acre.

7

8 Os conflitos urbanos: Revolta dos Marinheiros (1910): fim dos castigos físicos (chibatadas); Revolta dos Marinheiros (1910): fim dos castigos físicos (chibatadas); líder: João Cândido (encouraçado Minas Gerais) líder: João Cândido (encouraçado Minas Gerais) os marinheiros vinham de famílias mais pobres (ex-escravos ou descendentes de escravos); os marinheiros vinham de famílias mais pobres (ex-escravos ou descendentes de escravos); disciplina era confundida com os castigos da época da escravidão; disciplina era confundida com os castigos da época da escravidão; saldo: o presidente Hermes da Fonseca cedeu às exigências, mas expulsou vários marinheiros. saldo: o presidente Hermes da Fonseca cedeu às exigências, mas expulsou vários marinheiros.

9 O operário: Jornada de trabalho: 14 a 16 horas por dia; Jornada de trabalho: 14 a 16 horas por dia; sem direitos trabalhistas; sem direitos trabalhistas; aumento da participação feminina nas indústrias de tecidos (58%); mão de obra qualificada menor; aumento da participação feminina nas indústrias de tecidos (58%); mão de obra qualificada menor; influência dos imigrantes – comunistas e anarquistas – formação dos sindicatos e organização de greves (1917); influência dos imigrantes – comunistas e anarquistas – formação dos sindicatos e organização de greves (1917); “caso de polícia”. “caso de polícia”.

10 A cultura na Primeira República (1889-1930): Belle Époque; Belle Époque; futebol (excludente); futebol (excludente); samba; samba; a Semana de Arte Moderna (1922): o modernismo. a Semana de Arte Moderna (1922): o modernismo.

11

12 Obrigado! rcalsani@yahoo.com.br


Carregar ppt "“A industrialização, o crescimento das cidades e os conflitos” (pp.63-72) PROF. RODRIGO CALSANI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google