A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente 2001-2005 2015 Pacto Novo Cariri- Desenvolvimento para uma nova vida Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado do Cariri Paraibano.

2 Problema: Região do Cariri Paraibano- Pobreza extrema com exclusão social Baixíssima densidade empresarial Forma inadequada de conviver com semiarido – desertificação IDH- um dos piores do Brasil Desempregos Êxodo rural Região seca Não conhecia sobre suas potencialidades- sem alternativas Sem capital social Sem governança Políticas públicas escassas Sem infra estrutura Sem Universidades Capital Intelectual se formava fora do território e fora ficava Sem identidade

3 Como este eixo foi trabalhado e contribuiu para o êxito da iniciativa? Um acordo de cidadania celebrado entra a sociedade civil, a iniciativa privada e governo- nas três esferas. Estruturação de uma governança, com a gestão compartilhada de ações e atividades para desenvolvimento sustentável do território. Mobilização da sociedade, governança e atores locais dos 31 municípios do território através de um conjunto de ações no processo participativo, Considerando: Inclusão social ( Gêneros, os jovens ) e Produtiva; Levando o propósito maior, estabelecer forma de convivência com o semiarido com a motivação na biodiversidade do território, ciclos da seca, o conhecimento da região e suas potencialidades econômicas,vocações e a existências de organizações favoráveis. Processo participativo de desenvolvimento local com 7 projetos fundamentados – organização e gestão espacial,formação e desenvolvimento das bases associativas, trabalho com as famílias rurais e urbanas, estimulo ao empreendedorismo- Novo horizonte – um novo Cariri. Demanda ordenada e encabeçada pelo sebrae – ProCariri- Desenvolvimento integrado e sustentável do Cariri Paraibano. - Construção da visão de futuro- Novo Cariri.

4 Quais foram os parceiros envolvidos e qual foi o papel de cada um? Governo do Estado- com vários depatrtamentos- Cooperar, Emater, CINEP, DER UEPB e etc Governo Federal- Universidades e outros Sistema S- Senai, Senac, Senar Instituições financeiras Governo Municipal Associações e empreendedores locais Responsabilidade transitória no que cabe no papel de cada uma dessas instituições.

5 Sebrae Agronegócios Micro empresas Difusão tecnológica- gestão Associativismo e empreendedorismo Turismo- artesanato e cultura Educação e protagonismo juvenil Meio ambiente Capacitação das comunidades- gestão pública

6 Como a prática pode ser incorporada e contribuir para a atuação do SEBRAE? Considerando a missão e a visão de futuro do Sebrae essa prática da gestão compartilhada focando no conhecimento, potencialidades, vocações e oportunidades para o desenvolvimento integrado sustentável do território é essencial para o cumprimento da sua missão e alcance da sua visão. A pratica pode ser incorporada através de projetos estratégicos para o fortalecimento das MPEs, focando a economia do territorio no seu todo, a interdependência das cadeias produtivas. Um projeto que pense no conjunto da economia do lugar- Territorialidade- Ex: Na Europa, quando falamos da economia do lugar não precisamos fragmentar, o que se ver é: ‘ A economia de Valência. É nesse proposito que o Sebrae precisa trabalhar, fortalecer a economia de forma integrada. Ex: A Economia do Cariri Paraibano.

7 Quais os ensinamentos que o Sistema pode tirar da experiência? Gestão Compartilhada- Pacto de cooperação pública e privada Interdependência das cadeias produtivas para o desenvolvimento. Dinheiro não tem idéias, pessoas, lideranças inspiradoras que tenham propostas. Para fortalecer as MPEs é necessários o fortalecimento do território no seu contexto social O foco nos Pequenos Negócios, infra-estrutural, governança – capital social, educação precisa está integrado para o alcance de resultados transformadores.

8 Obrigado! Maria Madalena Gerente da Agencia de Desenvolvimento Regional Monterio-PB


Carregar ppt "Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google