A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO VIBRAÇÃO. ÍNDICE O que é e quais são os riscos causados pela Vibração; Atividades que causam a Vibração na Construção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO VIBRAÇÃO. ÍNDICE O que é e quais são os riscos causados pela Vibração; Atividades que causam a Vibração na Construção."— Transcrição da apresentação:

1 HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO VIBRAÇÃO

2 ÍNDICE O que é e quais são os riscos causados pela Vibração; Atividades que causam a Vibração na Construção Civil; Doenças causadas pela Vibração; Medidas de Proteção (EPI/EPC).

3 O QUE É E QUAIS SÃO OS RISCOS DA VIBRAÇÃO? Vibração é caracterizado por um movimento repetitivo e periódico que algum objeto venha a fazer. Existem infinitos fatores que podem levar alguma máquina, ou outro objeto, a vibrar, como desequilíbrio de forças, peças desgastadas, componentes mal encaixados, desnível, rotação etc. Não importando a causa, a vibração é sempre o ato de um objeto se mover, parar e se mover em outra direção. Isso repetido várias vezes. Os riscos são: Dores no corpo; Problemas nas costas; Estresse, irritação e cansaço; Problemas de circulação.

4 ATIVIDADES QUE CAUSAM A VIBRAÇÃO Na construção civil, a vibração ocorre com a execução do trabalho com máquinas pesadas e manuais, sendo elas vibratórias ou giratórias. Alguns exemplos de máquinas são: Martelo demolidor, retro escavadeira, pás carregadoras, niveladores e compactadores de solo, britadeiras, furadeiras elétricas, entre outros.

5 MÁQUINAS

6 DOENÇAS CAUSADAS PELA VIBRAÇÃO Doenças Vertebrais Doenças cardiovasculares

7 DOENÇAS CAUSADAS PELA VIBRAÇÃO Síndrome de Raynoud (Dedo branco) Acrocianose

8 MEDIDAS DE PROTEÇÃO (EPI/EPC). Equipamentos adequados. Acentos adequados para execução das atividades.

9 MEDIDAS DE PROTEÇÃO (EPI/EPC).

10 ALGUMAS COISAS PODEM SER FEITAS PARA ATENUAR O PROBLEMA: Verificar se a máquina que você esta trabalhando é apropriada para o serviço a ser executado. Se tiver dúvidas discuta o assunto com o seu chefe. Cuidar da manutenção, corrigir eventuais defeitos que ocorrem com frequência (ex.: um assento com suspensão avariada, falta de um encosto de cabeça ou trava solta, barras e hastes da direção e componentes da suspensão se houver) e se a pressão dos pneus está conforme recomendada pelo fabricante. Sempre comunicar quaisquer falhas ocorridas com máquina ou outros problemas com o trabalho. Ajustar o assento de modo a ficar confortável e de modo a que este apoie a parte inferior das costas e de forma a que possa ver claramente sem ter de se esticar, torcer ou inclinar a cabeça. Certificar-se de que consegue utilizar os controles do equipamento sem ter de se esticar, torcer ou inclinar os braços. Se o seu assento tiver um ajuste para o peso do condutor, certificar-se de que este esteja ajustado corretamente para o seu peso. Escolher percursos evitando superfícies irregulares, acostamentos e caso não seja possível, conduzir devagar evitando choques e solavancos. Manter o piso das áreas de trabalho em bom estado. Remover todas as pedras e obstáculos e preencher todas as valas e buracos. Dirigir, frear, acelerar, mudar as marchas e manobrar suavemente. Evite sentar-se curvado, inclinar-se constantemente para a frente ou para o lado, ou conduzir com as costas tortas. Fazer pausas regulares, para evitar estar sentado na mesma posição durante demasiado tempo. Não saltar da máquina, nem fazer quaisquer movimentos irregulares que possam travar as suas costas. Evitar levantar e transportar cargas pesadas. Comunicar ao seu patrão se sentir alguma dor nas costas.

11 FIM.


Carregar ppt "HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO VIBRAÇÃO. ÍNDICE O que é e quais são os riscos causados pela Vibração; Atividades que causam a Vibração na Construção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google