A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coesão e Coerência Remissão textual. Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coesão e Coerência Remissão textual. Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre."— Transcrição da apresentação:

1 Coesão e Coerência Remissão textual

2 Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata, então, a coesão textual? Da ligação, da relação, da conexão entre as palavras de um texto, através de elementos formais, que assinalam o vínculo entre os seus componentes.

3 Uma das modalidades de coesão é a remissão. E a coesão pode desempenhar a função de (re)ativação do referente. A reativação do referente no texto é realizada por meio da referenciação anafórica ou catafórica, formando-se cadeias coesivas mais ou menos longas.

4 A remissão anafórica (para trás) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3ª pessoa (retos e oblíquos) e os demais pronomes; também por numerais, advérbios e artigos.

5 Exemplo: André e Pedro são fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são diferentes. Este não briga com quem torce para outro time; aquele o faz. Explicação: O termo isso retoma o predicado são fanáticos torcedores de futebol; este recupera a palavra Pedro; aquele, o termo André; o faz, o predicado briga com quem torce para o outro time - são anafóricos.

6 A remissão catafórica (para a frente) realiza-se preferencialmente através de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genéricos, mas também por meio das demais espécies de pronomes, de advérbios e de numerais.

7 Exemplos: Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos. Explicação: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão o professor - são catafóricos.

8 De que trata a coerência textual ? Da relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Está, portanto, ligada ao entendimento, à possibilidade de interpretação daquilo que se ouve ou lê.

9 Interlocução Remissão textual

10 Interlocução O interlocutor nas propostas de produção textual... “Em todas as atividades, são criadas condições para a produção do texto: o que escrever, para que escrever e para quem escrever.”

11 Gramática II Pag. 24 A interlocução consiste no emprego de termos fóricos que se relacionam aos participantes do discurso (o falante e o ouvinte). Na interlocução, um falante (1 a pessoa) introduz no discurso os participantes de um ato de fala: seu interlocutor (2 a pessoa) e ele próprio. - Fórico: usado para chamar atenção para o texto, para se referir a algo que já tenha sido nomeado (anáforico) ou algo que vai nomear (cataforico).

12 Gramática II Pag. 24 Tal introdução é feita por meio de: pronomes pessoais de primeira pessoa (falante); pronomes pessoais de segunda pessoa (ouvinte/ interlocutor).

13 Gramática II Pag. 24 Na interlocução, os termos são exóforicos pois se relacionam a referentes fora do texto, mas insertos na situação de discurso. - Exofórica – relaciona termos de fora do texto para dentro. Também é chamada de dêitica, díctica

14 Gramática II Pag. 24 Ex. Nossa meta é esta: ganhar dinheiro; Dêitica – localiza alguma coisa no espaço/tempo;

15 Interlocução

16 Interlocução

17 Interlocução

18 Interlocução


Carregar ppt "Coesão e Coerência Remissão textual. Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google