A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O RÁDIO NO BRASIL Introdução Regras para o Desafio Questões Recursos Avaliação Conclusão Créditos Desafiamos vocês a saberem um pouco mais sobre a “Era.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O RÁDIO NO BRASIL Introdução Regras para o Desafio Questões Recursos Avaliação Conclusão Créditos Desafiamos vocês a saberem um pouco mais sobre a “Era."— Transcrição da apresentação:

1 O RÁDIO NO BRASIL Introdução Regras para o Desafio Questões Recursos Avaliação Conclusão Créditos Desafiamos vocês a saberem um pouco mais sobre a “Era de Ouro do Rádio” no Brasil e algumas curiosidades.

2 Introdução A primeira transmissão de rádio no Brasil foi um grande acontecimento. O apogeu do rádio foi na década de 30, trazendo inovações técnicas e modificando hábitos, transformando- se na maior atração cultural do país. Nos dias de hoje o Rádio é uma potência, sendo o segundo maior meio de comunicação no Brasil. Há cerca de 100 anos o Padre Roberto Landell de Moura foi desacreditado de sua descoberta e por isso nosso querido Brasil não tem a patente dessa invenção. Neste novo milênio novas tecnologias surgirão para consolidar cada vez mais o Rádio como o maior veículo de comunicação de todos os tempos.

3 Regras para o Desafio Vale a pena lembrar: Os alunos deverão formar grupos de três a quatro integrantes e escolher um líder. O professor somente aceitará as respostas vindas dele; Cada grupo deverá escolher um nome para sua equipe, relacionado com o assunto dessa webgincana; Com organização tudo fica mais fácil. Determinem a função de cada integrante no grupo; Antes de iniciarem a webgincana leiam atentamente todas as questões; No tópico Recursos há uma lista de sites onde vocês poderão encontrar todas as respostas que precisam; No último tópico Avaliação estão os critérios definidos pelo professor para julgar as respostas.

4 Questões Carmem Miranda 1) Quem fez o primeiro jingle do rádio brasileiro? Como era o jingle? *2 pontos* 2) Como foi a primeira transmissão radiofônica no Brasil? *4 pontos* 3) Qual o nome de batismo de Chacrinha? Porque ele recebeu esse apelido?* *1 ponto* 4) O primeiro jornal falado do rádio brasileiro surgiu na década de 40. Qual era o nome desse jornal? *1 ponto* 5) A primeira rádio no Brasil foi fundada em abril de 1923. Quem foram seus fundadores? Qual o nome da Rádio? *3 pontos* Chacrinha

5 Questões 6) Cite o nome de cinco Rainhas do Rádio e o respectivo ano em que venceram o concurso criado pela Associação Brasileira do Rádio. *5 pontos* 7) Quando foi instituída *A Voz do Brasil*? Qual era a vinheta de abertura do programa? *3 pontos* 8) Que documento o presidente Getúlio Vargas assinou em 1 de março de 1932? *2 pontos* 9) O narrador esportivo Fiori Gigliotti foi figura marcante na história do radialismo esportivo. Cite três de suas famosas expressões. *3 pontos* Emilinha Borba “Rainha do Rádio” em 1953. Emilinha Borba e Marlene “Rainha do Rádio em 1949.”

6 Questões Fiori Gigliotti, abrindo a transmissão da final do Campeonato Paulista de Futebol de 2003 entre Corinthians X São Paulo. 10) Em 1948 a Rádio Nacional fez um grande sucesso com o programa “Balança mas não Cai”, criado por Max Nunes e Paulo Gracindo. Cite o nome de cinco dos humoristas que participaram desse programa. *5 pontos* 11) Porque em 1995 o programa “A Voz do Brasil” entrou para o Guiness Book? *4 pontos* 12) Escolham uma transmissão de um programa, uma canção, um depoimento ou uma narração esportiva e façam uma apresentação para toda a sala de aula. *15 pontos*

7 Recursos http://guiadoscuriosos.ig.com.br/index.php?cat_id=52983 http://guiadoscuriosos.ig.com.br/index.php?cat_id=52984 http://miltonneves.uol.com.br/qfl/index.asp?id_qfl=1001 http://pt.wikipedia.org/wiki/Fiori_Giglioti http://www.microfone.jor.br/historia.htm http://www.brasilcultura.com.br/conteudo.php?id=1476&menu=93&sub=1554 http://www.brasilcultura.com.br/conteudo.php?menu=93&id=948&sub=975 http://www.radiobras.gov.br/radioagencia/historico_voz.php http://www.locutor.info/audioEradeOuro.html http://www.ademarcase.com.br/historia.shtml http://www.bacalhau.com.br/chacrinh.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura http://www.mofolandia.com.br/mofolandia_nova/balanca.htm

8 Avaliação No quadro o professor colocará o nome de todas as equipes; Ganhará os pontos indicados em cada questão a equipe que responder primeiro; Boa sorte para todas as equipes! Padre Roberto Landell de Moura, o inventor do Rádio (1861-1928)

9 Conclusão A história do Rádio é apaixonante e repleta de fatos que ficarão para sempre guardados na memória de todos nós. Agradecemos a participação de todos. Réplica do primeiro radiotransmissor do mundo

10 Créditos Esta divertida webgincana foi idealizada pelos alunos da Universidade São Judas Tadeu para o curso de Licenciatura da matéria Tecnologia Educacional. Viviane Barone Lüttke Talita Zanetti Samuel de Almeida Leme Leila Carmen de Oliveira


Carregar ppt "O RÁDIO NO BRASIL Introdução Regras para o Desafio Questões Recursos Avaliação Conclusão Créditos Desafiamos vocês a saberem um pouco mais sobre a “Era."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google