A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre

2 2 Organização 1.Vínculo Administração-Tecnologia 2.Introdução a sistemas 3.Empresas e Sistemas de Informação 4.Fundamentos do uso de tecnologia da informação 5.Os novos usos da tecnologia da informação na empresa 6.Resolução de problemas com sistemas de informação 7.Desenvolvimento e uso de sistemas de informação 8.Tópicos em Sistemas de Informação 9.Estudos de Caso

3 3 Administração e Tecnologia Revolução Cientifica Revolução Industrial Revolução da Informação Necessidade de explicações sobre os fenômenos da natureza. Necessidade de amplificar o poder de produção (força física). Necessidade de amplificar o poder do pensamento.

4 4 Administração e Tecnologia As empresas utilizam a tecnologia como ferramental para: –Resolução de problemas; –Melhorar o controle; –Melhorar o fluxo de informações; –Melhorar o processo de tomada de decisões. Assim as empresas necessitam de um profissional que possa compreender e aplicar melhor a tecnologia nos seus processos.

5 5 Perfil do profissional de SI Necessidade de: –Bom conhecimento de tecnologia; –Capacidade de fácil relacionamento com pessoas; –Conhecimento sobre negócios e processos organizacionais. Atua no desenvolvimento de atividades que vinculam a administração de empresas e tecnologia. Também conhecido como CIO ou Analista de Informação.

6 6 Analista de Informação: Funções Antecipar-se ao concorrente. Saber antes o que vai virar notícia. Conhecer o mercado melhor do que ninguém. Planejamento Estratégico. “50 maiores empresas do mundo possuem cargo para Analistas de Informação”

7 7 O que o Analista de Informação precisa? Ter grande facilidade em trabalhar com informática Ter conhecimentos em Sociologia, Antropologia e Administração. Segundo Mário Kempenich da Strategia Consultoria Empresarial “80% das informações estão disponíveis no mercado, não é preciso ser um espião para descobrí-las e saber coletá-las”.

8 8 CIO Chief Information Officer – Chefe Executivo de Informações Sua função: –Analisar a organização; –Definir corretamente seus problemas; –Identificar missões; –Identificar campos de atuação; –Identificar relações internas; –Desenvolver estudos e alternativas de coleta de dados; –Definir a melhor forma de armazenamento de dados; –Definir a melhor forma de utilização dos dados.

9 9 Administração, Tecnologia e Globalização A Globalização, em seus pontos positivos e negativos, não teria êxito se a tecnologia não fosse empregada. O dinamismo imposto por ela exige uma maior agilidade de resposta que só pode ser conseguida com o uso de TI. A melhoria das Tomada de Decisão pode ser amplificado com o uso de TI, melhorando o tratamento e a organização das informações geradas pela empresa.

10 10 Fases da Revolução da Informação Informática isolada: –Falsos “donos” dos dados; –Profissionais que necessitam da informação tinham acesso restrito a ela. Informática distribuída: –Aparecimento de PCs; –Grandes batalhas de paradigmas nos profissionais de tecnologia; –Dados podem ser processados em qualquer mesa onde tenha um computador.

11 11 Fases da Revolução da Informação Informática amigável: –Ambiente gráfico; –Internacionalização de programas; –Redes e Internet; –Necessidade de profissionais com visão integrada de tecnologia e negócios. Conclusões: –Profissionais de tecnologia saem da posição de “Donos dos Dados” para “Profissionais de Suporte”. –Aparecimento de Profissional que utiliza tecnologia para promover “Vantagem Competitiva”.


Carregar ppt "Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google