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Princípios de Finanças Internacionais Prof:AILTON.

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1 Princípios de Finanças Internacionais Prof:AILTON

2 Introdução as Finanças internacionais  Uma empresa internacional pode ser definida como uma companhia que está envolvida na Exportação e Importação de bens e serviços, uma companhia que tem ao menos uma filial (subsidiária) num país estrangeiro com propósitos comerciais.

3 Desafios  Entre os problemas específicos às Empresas Internacionais estão as flutuações da moeda local e das estrangeiras, as leis internacionais de tributação, os eventos políticos fora de seu país de origem e, o mais importante, a necessidade de entender a cultura estrangeira.

4 O Mundo em Que Vivemos  A realidade é que estamos num mundo complexo, com moedas de diferentes nacionalidades, restrições à exportação e importação, leis tributárias e diversos sistemas culturais e políticos. Por isso o conhecimento das finanças domésticas não é suficiente para para lidar com os problemas das finanças internacionais.

5 Os Seis Motivos Que Levam Uma Empresa se Internacionalizar  Vários motivos levam as empresas se transformarem em multinacionais, mas os principais são:  Buscar Novos Mercados  Buscar suprimentos  Buscar Novos Parceiros e Novas Tecnologias  Vantagens Competitivas  Vantagens Tributárias e legais  Diversificação do Risco

6 1. Buscar Novos Mercados  A saturação do mercado doméstico é o principal motivo. A empresa não vê como continuar se expandindo, se vê tolhida em seus objetivos estratégicos. É o caso da general Motors, Ford Ambev, Banco Itaú.

7 2. Buscar Suprimentos  Para muitas empresas, o fornecimento de matérias-prima, de insumos, de energia elétrica, de minérios e de petróleo é fundamental. São os casos das empresas de mineração, de energia, químicas, de alumínio, de cimento e de alimentos.

8 3. Buscar Novos Parceiros e Novas Tecnologias  Amplas alianças e parcerias em negócios trazem grandes sinergias nas área tecnológicas, de produção e distribuição, em pesquisas e desenvolvimento, e em marketing.

9 4. Vantagens Competitivas  Cada país tem suas particularidades e suas condições. O Brasil, por exemplo, produz em abundância madeira para papel celulose; soja e milho para alimentação, para rações e para óleos; bovinos, suínos e frangos, para alimento humano.  A China e a Índia, pela sua população, têm mão-de-obra numerosa.  A Itália tem tecnologia em design, em mármores e máquinas.  O fato é que existem vantagens competitivas que podem advir de localização geográfica, existência de mercado local, de competências específicas, de cultura, de educação, dentre outras.

10 5. Vantagens Tributárias e Legais  As legislações dos países são diferentes e algumas altamente favoráveis para certas empresas. Existem problemas legais, tributários, políticos que forçam a empresas buscarem melhores soluções.

11 6. Diversificação do Risco  É um motivo que tem crescido à medida que as empresas tornam-se muito grande e complexas. Passam a incorrer em riscos enormes; ambientais, políticos, financeiros e de todo tipo. O próprio desempenho econômico e financeiro do país de origem pode se tornar uma ameaça.

12 O Que Precisamos?  Precisamos conhecer como se determina o valor de uma moeda e por que ele varia diariamente.  Precisamos aprender sobre o balanço de pagamentos, que mostra os pagamentos e recebimentos de um país em relação ao resto do mundo.

13 O Que Precisamos?  Entender os mercados financeiros internacionais, tais como:  O Mercado do Eurodólar;  O Mercado de Eurobônus;  Mercados Futuros;  Mercado de Opões;

14 Entendendo a Moeda Estrangeira  Uma moeda é um ativo financeiro que tem um valor ou preço. É um instrumento de troca que possui três características básica:  Conversibilidade  Aceitabilidade  Durabilidade  Quem possui uma moeda estrangeira tem um direito financeiro diante dos ativos dos países emissor. Ou seja, o governo emitente tem uma obrigação para com o possuidor de sua moeda.

15 O Que determina o Valor de Uma Moeda Estrangeira?  Como qualquer outro ativo, o valor de uma moeda estrangeira é determinado pela demanda e pela oferta. Por exemplo, se o total das importações dos Estados unidos vindas do Japão aumentar, os Estados Unidos irão precisar mais ienes japoneses para pagar as faturas.


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