A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poder & Tecnologia: Os discursos acerca da informática no espaço escolar Autora: Rosangela Carvalho da Costa Orientador(a):Izaqueu Chaves de Oliveira Linha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poder & Tecnologia: Os discursos acerca da informática no espaço escolar Autora: Rosangela Carvalho da Costa Orientador(a):Izaqueu Chaves de Oliveira Linha."— Transcrição da apresentação:

1 Poder & Tecnologia: Os discursos acerca da informática no espaço escolar Autora: Rosangela Carvalho da Costa Orientador(a):Izaqueu Chaves de Oliveira Linha de Pesquisa: 4. Novas tecnologias de Educação Ariquemes Outubro/2016 Ministério da Educação - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ariquemes Pós-Graduação em Informática na Educação

2 INTRODUÇÃO 1. Interesse pela temática, justificativa e importância do trabalho Graduação Leituras sobre Tecnologia Escassez de Foucault Poder&Tenologia; Qualificação 2016 p. o1

3 INTRODUÇÃO 2. Problema/Questões orientadoras da pesquisa: Qual a percepção dos profissionais da Educação acerca das novas tecnologias e até que ponto a concepção foucaultina seria útil para analisar a ciência e a tecnologia? 3. Objetivo Geral: Discorrer sobre a percepção dos profissionais da educação sobre o trabalho com informática no espaço escolar sob a ótica foucaultiana. Poder&Tenologia; Qualificação 2016 p. o2

4 INTRODUÇÃO 3.1 Objetivos Específicos: Examinar de forma bibliográfica a percepção dos profissionais acerca das novas tecnologias na Educação. Contrastar os apontamentos a partir da ótica foucaultiana. Evidenciar a utilidade do pensamento foucaultiano sobre as tecnologias em informática na Educação Poder&Tenologia; Qualificação 2016 p. 03

5 ASPECTOS METODOLÓGICOS 4. O campo da pesquisa: Estudos já realizados com educadores sobre Tecnologia e Educação escolhidos em plataformas confiáveis tais como SCIELO, CAPES, ANPED e livros publicados. Recortados temporalmente entre 2002 e 2016 e quantificados em no máximo 05 no mínimo 02*. 5. Sujeitos da pesquisa: Pensadores da Educação com relação direta a Ciência e Tecnologia. Poder&Tenologia; Qualificação 2016 p. 04

6 ASPECTOS METODOLÓGICOS 6. Abordagem e tipo de pesquisa Arqueogenealógica 7. Instrumentos e procedimentos de coleta de dados Pesquisa Bibliográfica Poder&Tenologia; Qualificação 2016 p. 05

7 TEÓRICOS UTILIZADOS FOUCAULT, MICHEL Poder&Tenologia; Qualificação 2016 p. 06

8 REFERÊNCIAS ALMEIDA, Marcus Garcia de. Freitas, Maria do Carmo Duarte. (orgs.) A Escola no Século XXI Volume 2: Docentes e Discentes na Sociedade da Informação- Rio de Janeiro; BRASPORT, 2012. ALTOÉ, Anair. Computador na educação e os desafios educacionais. In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE- III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia; PUCPR, 2009; Coscarelli, Carla Viana. Alfabetização e Letramento digital. In: Coscarelli, Carla Viana. Ribeiro, Ana Elisa (Orgs.); Letramento Digital: Aspectos Sociais e Possibilidades Pedagógicas- 3.ed-Belo Horizonte- CEALE (Coleção Linguagem e Educação); Autêntica, 2011 Poder&Tenologia; Qualificação 2016 p. 07

9 REFERÊNCIAS FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993. ______. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2007. ______. As palavras e as coisas. Tradução: Eduardo Brandão.- São Paulo. Martins Fontes. 2010 (Coleção Obras de Mihel Foucault) ______. A arqueologia do saber. Tradução: Eduardo Brandão.- São Paulo. Martins Fontes. 2010 (Coleção Obras de Mihel Foucault) ______. Os anormais: Curso no Collége de France - Tradução: Eduardo Brandão.- São Paulo. Martins Fontes. 2010 (Coleção Obras de Mihel Foucault) ______.Vigiar e Punir: nascimento da prisão.- 41ª ed.- Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis. Vozes. 2013. Poder&Tenologia; Qualificação 2016 p. 08

10 REFERÊNCIAS Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa- 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002; Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa- 5. ed. - São Paulo : Atlas, 2010; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica- 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2003; VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação- Belo Horizonte: Autentica, 2009. WEINSTEIN, Carol Simon. Gestão da Sala de Aula: lições da pesquisa e da prática para trabalhar com adolescentes- tradução: Luís Fernando Marques Dorvillé: revisão técnica: Luciana Vellina Corso. – 4º ed. – Porto Alegre; AMGH,2015. Poder&Tenologia; Qualificação 2016 p. 09


Carregar ppt "Poder & Tecnologia: Os discursos acerca da informática no espaço escolar Autora: Rosangela Carvalho da Costa Orientador(a):Izaqueu Chaves de Oliveira Linha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google