A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ."— Transcrição da apresentação:

1 Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ

2 MAPA DE RISCOS NR 05 – Item 5.16 Atribuições: a) Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores. Por Que Fazer ?Estes riscos podem prejudicar o bom andamento da seção, portanto, devem ser identificados, avaliados e controlados de forma correta. Por Que Fazer ? Estes riscos podem prejudicar o bom andamento da seção, portanto, devem ser identificados, avaliados e controlados de forma correta.

3 Definições: Mapa de riscos Mapa de riscos: Representação gráfica do mapeamento de riscos ambientais. Mapeamento de Riscos ambientais: Mapeamento de Riscos ambientais: O MAPEAMENTO DE RISCO é um levantamento dos locais de trabalho apontando os riscos que são sentidos e observados pelos próprios trabalhadores de acordo com a sua sensibilidade.

4 Riscos Ambientais: A norma considera como riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos, além de riscos ergonômicos e riscos de acidentes, existentes nos locais de trabalho e que venham a causar danos à saúde dos trabalhadores.

5 RUÍDO: é definido como um som indesejável, produto das atividades diárias da comunidade. O som representa as vibrações mecânicas da matéria através do qual ocorre o fluxo de energia na forma de ondas sonoras. VIBRAÇÃO: é qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, ou irregular, quando não segue um padrão determinado. RADIAÇÃO IONIZANTE: São emissões de energia em diversos níveis, ultra-violeta, raio-X, raio gama e partículas alfa e beta, capazes de contato com elétrons de um átomo, provocando a ionização dos mesmos. RISCOS FÍSICO

6 RADIAÇÃO NÃO-IONIZANTE: Ao contrário da anterior, não tem poder de ionização pode causar contrações cardíacas, debilitação do sistema nervoso central, catarata ou até mesmo a morte. Fator determinante é o tempo de exposição. PRESSÕES ANORMAIS Hipobárica: Hipobárica: elevadas altitudes, (coceira na pele, dores musculares, vômitos, hemorragias pelo ouvido e ruptura do tímpano). Hiperbárica: Hiperbárica: mergulho e uso de ar comprimido FRIO CALOR UMIDADE

7 RISCOS QUÍMICOS Riscos químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, etc. Fumos de solda Névoa partículas líquidas. Ex: Tinta Poeiras minerais, madeira, geral Neblina: Aerosóis líquidos, formados por condensação de vapores. Vapores: São substâncias que se encontram no estado gasoso como resultado de algum tipo de alteração no seu estado normal e temperatura ambiente. Gases

8 RISCOS BIOLÓGICOS Microorganismos indesejáveis: bactérias, fungos, protozoários, bacilos. RISCOS ERGONÔMICOS Local de trabalho inadequado (anti-ergonômico), levantamento e transporte de pesos sem meios auxiliares corretos, postura inadequada. RISCOS DE ACIDENTES Variados (falta de iluminação, probabilidade de incêndio, explosão, piso escorregadio, armazenamento, arranjo físico e ferramenta inadequados, máquina defeituosa, mordida de cobra, aranha, escorpião).

9

10 TAMANHO DOS CIRCULOS LEGENDA: CORES INDICA RISCOS FÍSICOS INDICA RISCOS QUÍMICOS INDICA RISCOS BIOLÓGICOS INDICA RISCOS ERGONÔMICOS INDICA RISCOS DE ACIDENTES INDICA RISCO PEQUENO INDICA RISCO MÉDIO INDICA RISCO GRANDE MAPA DE RISCOS O mapa de riscos é representado graficamente, através de círculos de cores e tamanhos proporcionalmente diferentes (riscos pequeno médio e grande), sobre o Lay-Out da empresa e deve ficar afixado em local visível a todos os trabalhadores.

11 MAPA DE RISCOS DO AMBULATÓRIO

12 MAPA DE RISCOS DA SALA 239

13 MAPA DE RISCOS DA SALA 240

14


Carregar ppt "Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google