A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Alcoviteira Trabalho realizado por: Alexandru Necrasov nº02 Filipa Oliveira nº10 Mafalda Santos nº17 Rita Nunes nº21 Auto da Barca do Inferno de Gil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Alcoviteira Trabalho realizado por: Alexandru Necrasov nº02 Filipa Oliveira nº10 Mafalda Santos nº17 Rita Nunes nº21 Auto da Barca do Inferno de Gil."— Transcrição da apresentação:

1 A Alcoviteira Trabalho realizado por: Alexandru Necrasov nº02 Filipa Oliveira nº10 Mafalda Santos nº17 Rita Nunes nº21 Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente

2 1ª Pergunta 1. Procura no dicionário, a origem da palavra “alcoviteira”. De seguida, refere o sentido atual deste termo. -Antigamente, alcoviteira significava as mulheres que eram intermediárias entre as prostitutas e os clientes. O sentido atual do termo é a mulher que vive a falar mal das outras pessoas, a fazer intrigas.

3 2ª Pergunta 2. A Alcoviteira é a personagem que entra em cena com mais elementos caracterizadores. 2.1. Distingue aqueles que se referem a objetos dos que representam conceitos, explicitando as diferentes atividades da personagem para que remetem. -A Alcoviteira trazia consigo elementos cénicos tais como: “seiscentos virgos postiços”, “alguns furtos alheos”, “joias de vestir”, “casa movediça” e um “estrado de cortiça” (vv 409, 504, 507 e 508)). Os conceitos eram: “três arcas de feitiços”, “três almários de mentir”, “cinco cofres de enleos” e “dez coxins de embair” (vv 500, 502, 503 e 509). Todos estes elementos cénicos mostram por um lado que era intermediária entre as prostitutas e os seus clientes e por outro lado dedicava- se também à feitiçaria, à mentira e à aldrabice. 2.2. Qual poderia ser a intenção de Brízida Vaz ao trazer consigo todo este carregamento? -Pelas características da personagem e pela carga que transporta, ela pretendia continuar a sua atividade no outro mundo.

4 3ª Pergunta 3. Que razões apresenta a personagem para merecer um lugar na barca da Glória? -As razões que a personagem apresenta para merecer um lugar na barca da Glória são: já ter suportado muita coisa na Terra, muitos tormentos e que já foi castigada com açoites, pela justiça e considera-se, também, perfeita como os apóstolos, os anjos e os mártires, por isso merece o Céu. Diz também que servia ao clero, criando “as meninas/pera os Cónegos da Sé” (vv 534 e 535) e que salvou muitas moças arranjando-lhes homens.

5 4ª Pergunta 4. Atenta nos versos 542 a 545 e diz que sentido apresentam as formas dos verbos converter, salvar e perder-se, por norma relacionados com conceitos religiosos. -“Converter, salvar e perder-se” têm significados diferentes para a Alcoviteira. Ela atraiu (converter) raparigas para se prostituírem, salvou-as (salvar) de uma vida pobre e todas elas tiveram sucesso/dono (nenhuma se perdeu).

6 5ª Pergunta 5. A linguagem usada pela Alcoviteira, quando se dirige ao Anjo, para além de fonte de cómico, tem um objetivo bem definido. Indica-o. -Brízida elogiou e utilizou palavras queridas para convencer o Anjo a entrar na sua barca.

7 6ª Pergunta 6. Lê o excerto que transcrevemos de seguida. A continuação da existência e da atividade da alcoviteira, muito embora punida pela justiça, testemunha a persistência naquele modo de vida e na requisição dos seus préstimos. Intermediária, podemos dizer que esta figura joga com a oferta e a procura do mercado da imoralidade. É, por isso, um barómetro da própria degradação moral da sociedade. Gil Vicente leva-a a um julgamento moral, mas, automaticamente, condena aqueles que do seu mister se utilizam e que para isso lhe paga. Maria Leonor García da Cruz, Gil Vicente e a Sociedade Portuguesa de Quinhentos, Gradiva, 1990 6.1 Seleciona, no texto vicentino, uma passagem que comprove esta afirmação e diz qual é a classe social aí criticada por Gil Vicente. -A passagem é “a que criava as meninas pera os Cónegos da Sé” (vv 534 e 535) e Gil Vicente criticava, mais uma vez, o clero.


Carregar ppt "A Alcoviteira Trabalho realizado por: Alexandru Necrasov nº02 Filipa Oliveira nº10 Mafalda Santos nº17 Rita Nunes nº21 Auto da Barca do Inferno de Gil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google