Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarianna Carla Lucena Alterado mais de 8 anos atrás
1
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena
2
A necessidade de se discutir “ética”... Como devo agir perante o outro?
3
Uma “simples” definição “Conjunto de princípios e valores de uma pessoa que conduzem suas atitudes, de tal modo, a moral é a prática das condutas éticas de um determinado indivíduo. Embora seja um fenômeno individual, ela emerge para o social. ” (Cortella, 2007) " A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético e, constantemente, está avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.” (Fontes e Batista, 2005)
5
A palavra chave é?
6
“Somente através de uma reflexão ética, comprometida e movida pela sensibilidade dos educadores, é que estes caminhos poderão ser clarificados, fazendo com que a soma de acertos seja maior do que o acúmulo de equívocos e de erros que possam ser cometidos.”
7
A ética na educação Educação é formadora de subjetividades; A importância do senso crítico no ensino superior; Época marcada por profundas e desconcertantes incertezas; Vínculo estabelecido na relação professor – aluno; Necessidade de reflexão constante da conduta; Somente uma reflexão comprometida poderá clarificar os caminhos. O próprio educador pode ser um modelo de ética para o aluno; Maior exigência da atuação docente; Estímulo das habilidades e competências dos alunos.
8
“É preciso pensar que o educador ético e competente é um educador comprometido com a construção de uma sociedade justa, democrática, na qual saber e poder tenham equivalência enquanto elementos de interferência no real e na organização de relações de solidariedade, e não de dominação entre os homens.” (Rios, 1997)
9
Relação professor - aluno
10
Ter em mente o desejo por uma sociedade mais justa! A relação professor - aluno deve ser vivenciada com base nos valores vitais para a vida social: respeito, cordialidade, ética, empatia e educação. As atitudes diárias estabelecem confiança e tece os fios para uma conduta ética. Conviver bem com as pessoas, entendendo as suas diferenças, especialmente no nosso contexto social. O clima pedagógico interfere no modo de apropriação dos conteúdos.
11
(Cortella, 2007)
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.