A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Joseci de Souza Batista A criança de seis anos e as áreas do conhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Joseci de Souza Batista A criança de seis anos e as áreas do conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Joseci de Souza Batista A criança de seis anos e as áreas do conhecimento

2 Todo conhecimento deve conter um mínimo de contrassenso, como os antigos padrões de tapete ou de frisos ornamentais, onde sempre se pode descobrir, nalgum ponto, um desvio insignificante de seu curso normal. Em outras palavras: o decisivo não é o prosseguimento de conhecimento, mas o salto que se dá em cada um deles. Walter Benjamin

3 A inclusão da criança de seis anos no ensino fundamental provoca uma série de indagações sobre o que é e como se deve ou não ensiná-la.

4 Como pensar num trabalho focado na criança sem perder o compromisso com a sua inserção sociocultural?

5 O ponto de partida seria conhecer as crianças, saber quais são os seus interesses e preferências, suas formas de aprender, suas facilidades e dificuldades. Conhecer implica sensibilidade, conhecimentos e disponibilidade para observar, indagar, devolver respostas para articular o que as crianças sabem com os objetivos da diferentes áreas do currículo.

6 Cabe aos professores planejar, propor, coordenar atividades significativas e desafiadoras capazes de impulsionar o desenvolvimento das crianças e de amplificar as suas experiências e práticas socioculturais.

7 Que conhecimentos são fundamentais e indispensáveis à formação das crianças?

8 A criança de seis anos e o currículo do ensino fundamental O currículo do ensino fundamental pautam-se nos seguintes princípios: Princípios Éticos da Autonomia,da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum;

9 b) Princípios Políticos dos Direitos e Deveres da Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática;

10 c ) Princípios Estéticos da Sensibilidade, Criatividade e Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais”.

11 A partir desses eixos, é importante que o trabalho pedagógico com as crianças de seis anos de idade, nos anos/séries iniciais do ensino fundamental, garanta o estudo articulado das Ciências Sociais, das Ciências Naturais, das Noções Lógico-Matemáticas e das Linguagens.

12 Trabalhar com os conhecimentos das Ciências Sociais nessa etapa de ensino reside, especialmente, no desenvolvimento da reflexão crítica sobre os grupos humanos, suas relações, suas histórias, suas formas de se organizar, de resolver problemas e de viver em diferentes épocas e locais. Assim, a família, a escola, a religião, o entorno social (bairro, comunidade, povoado), o campo, a cidade, o país e o mundo são esferas da vida humana que comportam inúmeras relações, configurações e organizações.

13 A partir desses eixos, é importante que o trabalho pedagógico com as crianças de seis anos de idade, nos anos/séries iniciais do ensino fundamental, garanta o estudo articulado das Ciências Sociais, das Ciências Naturais, das Noções Lógico-Matemáticas e das Linguagens.

14 É importante organizar os tempos e os espaços da escola para favorecer o contato das crianças com a natureza e com as tecnologias.

15 Infância, linguagem, conhecimento e aprendizagem É importante que o(a) professor(a) pense nas crianças como sujeitos ativos que participam e intervêm no que acontece ao seu redor porque suas ações são também forma de reelaboração de recriação do mundo.

16 A linguagem é constituinte do sujeito e, portanto, central no cotidiano escolar. De acordo com Vygotsky (1993, 2000), a linguagem é um dos instrumentos básicos inventados pelo homem cujas funções fundamentais são o intercâmbio social – é para se comunicar que o homem cria e utiliza sistemas de linguagem – e o pensamento generalizante – é pela possibilidade de a linguagem ordenar o real, agrupando uma mesma classe de objetos, eventos e situações, sob uma mesma categoria, que se constroem os conceitos e os significados das palavras.

17 Plano de ação Propor atividades que favoreçam as ações da criança sobre o mundo social e natural. Sem possibilidades de agir, a criança não tem elementos para construir os conceitos espontâneos e, consequentemente, chegar à tomada de consciência e aos conceitos científicos.

18 Os planejamentos das atividades, sejam elas de Matemática, Ciências, História, Geografia ou Língua Portuguesa, precisam contemplar inicialmente a ação, ou seja, a própria movimentação da criança e manipulação de objetos e materiais, aulas-passeio, estudos do meio, visitas, entrevistas, etc.

19 Planos de representação Expressão corporal – são as brincadeiras, imitações e dramatizações por meio das quais as crianças reapresentam o que viveram e sentiram com o próprio corpo ou manipulando objetos como fantoches, bonecos, brinquedos etc.;

20 Expressão gráfica e plástica – são os desenhos, pinturas, colagens, modelagens que as crianças fazem para representar o que foi vivido e experimentado. Gradativamente, essas representações vão sendo planejadas pelas crianças e vão ganhando formas mais definidas e elaboradas.

21 Expressão oral – fala/verbalização – são as situações em que as crianças são chamadas a conversar sobre o que fizeram, viram, sentiram, como chegaram a determinados resultados, que caminhos seguiram, ou seja, são incentivadas a falar sobre suas experiências, seus sentimentos e também sobre o seu próprio pensamento (procedimentos de metacognição), além de terem a oportunidade de fazer uso de diferentes gêneros discursivos;

22 Expressão/registros escritos – a língua escrita, assim como a oral, exerce várias funções e possui inúmeros usos sociais e formas de se articular.

23 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: CORSINO, Patrícia. As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento. In:BEAUCHAMP,Jeanete;PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricéia Ribeiro do. Ensino fundamental de nove anos : orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.


Carregar ppt "Professora: Joseci de Souza Batista A criança de seis anos e as áreas do conhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google