A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos"— Transcrição da apresentação:

1 Sua vida, obras e pensamentos

2 Aristóteles nasceu em Estágira, na Macedônia (antiga região da Grécia). Filho de Nicômaco, médico do rei Amintas III. Teve sólida formação em Ciências Naturais pois com 17 anos partiu para Atenas onde estudou na “Academia de Platão”. Aluno de Platão, a quem reconhecia “o gênio”, passou a aprofundar, discordar e modificar cada vez mais as doutrinas do mestre, o que foi fundamental para a distanciação de seus pensamentos e mais tarde a inspiração para muitas das suas obras e teorias.

3 Enquanto Platão concebia a existência de dois mundos: o mundo concreto (que está em constante mutação) e o mundo abstrato. Para Aristóteles, existe um único mundo: este em que vivemos. Só nele encontramos o nosso deslumbramento que nos leva a filosofar, para conhecê-lo e entende-lo. Com isso, Aristóteles sustentava que o que está além de nossa experiência não pode ser nada para nós. Nesse sentido, ele não via razões para acreditar no mundo das idéias ou das formas ideais platônicas.

4 Ao conhecer o mundo da experiência e se aprofundar nele, Aristóteles se entregou apaixonadamente. Porém, seus estudos foram bastante desiguais (principalmente na área da química e da física), por causa dos limites dos próprios instrumentos de estudos da época. Mas apesar das dificuldades, baseado na Teoria dos Quatro Elementos ele descreveu os campos básicos da investigação da realidade e deu-lhes os nomes que conhecemos até os dias atuais, como: lógica, física, química, biologia, política, economia, psicologia, metafísica, meteorologia, retórica e ética.

5 Segundo conceitos de Aristóteles, existem quatro causas fundamentais para determinar a existência de algo: Causa material: determina do que é feito a coisa. Ex: couro; Causa formal: determina o que é a coisa em si: Ex: cinto de couro; Causa eficiente: é o que dá origem à coisa. Ex: um coureiro; Causa final: a função da coisa. Ex: prender as calças.

6 Considerado o maior estudo a respeito da lógica, abrangeu as seis primeiras obras literárias de Aristóteles. A lógica tem como caráter objetivo, estabelecer a base para proposições – conteúdo que, com uma análise, pode ser tomado como verdadeiro ou falso – e por meio do desenvolvimento da lógica aristotélica, surgiu a lógica dedutiva que, por sua vez, foi o estudo de como a dedução poderia ser utilizada na conclusão de raciocínios. Após longos estudos, a lógica foi aplicada como uma matéria propriamente dita, pelo próprio Aristóteles. A base da lógica aristotélica foi o silogismo.

7 A Ética de Aristóteles analisa o comportamento do homem e, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida. Aristóteles considerava virtudes éticas, como justiça, coragem e moderação e acreditava que, para viver bem é necessário fazer um bom uso da amizade, da riqueza, da honra, da moral e do prazer, fazendo com que todos esses bens liguem-se uns aos outros de forma equilibrada. Mas para aplicar estes bens, é preciso de estudos práticos e torná-los como hábito. Então Aristóteles dizia que não bastava apenas ter o conhecimento ético e moral, mas deve-se aplicá-lo ao dia a dia.

8 Até hoje, Aristóteles é uma das pessoas mais influentes do mundo. Pois com seus estudos, fundou diversas matérias acadêmicas e aprimorou muitas outras. Até os seus erros são considerados como base para o desenvolvimento da ciência moderna. É considerado que, para qualquer avanço intelectual, haverá a influência do pensamento aristotélico.


Carregar ppt "Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google