A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS. INTRODUÇÃO Os acidentes e as situações de doença súbita podem, em alguns casos, ser evitados através da adopção de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS. INTRODUÇÃO Os acidentes e as situações de doença súbita podem, em alguns casos, ser evitados através da adopção de."— Transcrição da apresentação:

1 TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS

2 INTRODUÇÃO Os acidentes e as situações de doença súbita podem, em alguns casos, ser evitados através da adopção de medidas preventivas ou pela simples mudança de hábitos de vida. No entanto, a possibilidade destes ocorrerem é sempre uma realidade presente.

3 INTRODUÇÃO Assim, a forma mais eficaz de eliminar ou reduzir nas vítimas as sequelas que resultam destes incidentes, é através do socorro prestado nos primeiros minutos que sucedem ao incidente. A eficácia deste primeiro socorro será tanto maior quanto maior for a formação do socorrista.

4 ATENDIMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS O que é? É o atendimento imediato e provisório prestado em caso de acidente ou enfermidade imprevista. Geralmente é prestado no local, até que se possa utilizar recursos para o tratamento definitivo.

5 Objetivos dos Primeiros Socorros: Preservar a vida; Reduzir o sofrimento; Prevenir complicações; Proporcionar transporte adequado, possibilitando melhores condições para receber o tratamento definitivo

6 CONCEITOS Em primeiros socorros NEGLIGÊNCIA: Não prestar nenhum tipo de socorro a uma vítima. IMPRUDÊNCIA: Prestar socorro de forma totalmente insegura e desatenciosa (não usar luva, não avaliar os riscos, etc. IMPERÍCIA: Não ter conhecimento básico necessário ao menos pra saber o que não se deve fazer.

7 PLANO DE ACÇÃO Informando uma ocorrência Ao informar sobre o acidente, faça-o de forma clara e objetiva. ONDE? Dê os detalhes exatos sobre o local da emergência; O QUE? Dê uma breve descrição do que aconteceu e possíveis detalhes sobre a via e as condições do veículo; QUANTAS PESSOAS ESTÃO FERIDAS? Dê o numero de feridos;

8 PLANO DE ACÇÃO Informando uma ocorrência QUE TIPO DE FERIMENTO? Se possível, dê detalhes dos ferimentos que representam risco de vida; se as vítimas estão presas no interior do veículo ou se está incendiando. AGUARDE INSTRUÇÕES: A chamada sempre será finalizada pelo operador do serviço. Responda a todas as informações e peça orientação de como agir.

9 Em situações de Emergências Passos a serem seguidos Observar/proteger insolar e sinalizar o local Avaliar o estado das vítimas Chamar resgate (Bombeiros, SNS, POLICIA,.….) Remover as vítimas que estejam em local instável

10 Em situações de Emergências Passos a serem seguidos Determinar as prioridades de atendimento Cuidar das lesões mais graves. Providenciar o transporte, se necessário e de forma adequada.

11 Normas de Conduta de um Socorrista Usar a calma, paciência e cortesia Apresentar-se Acompanhar a vítima sempre que necessário Respeitar a vítima e confidencialidade Trabalho de equipa com todos os intervenientes Executar correctamente as técnicas

12 Normas de Conduta de um Socorrista Solicitar o apoionecessário Determinar a segurançano local Avaliarcorrectamente as situações e os meios disponíveis Distribuir tarefas Direito da vítima à recusa Tratamento sem julgamento

13 São fontes de informação no local da cena:

14 AVALIAÇÃO PRIMÁRIA 1. Estado de consciência e sinais de respiração 2. Circulação, - pulso e grandes hemorragias – Massagem cardíaca e hemostasia. ( 30 compressões cardíacas) 3. Vias aéreas e coluna cervical, - abertura e limpeza 4. Respiração ( 02 ventilações)

15 Passos de Avaliação da vítima 1º Passo Observe visualmente a vítima e a área do acidente

16 Passos de Avaliação da vítima 2º Passo 2º Passo Verifique o estado de consciência da vítima. Identifique-se.

17 Passos de Avaliação da vítima 3º Passo Verifique as vias aéreas da vítima e estabilize sua coluna cervical.

18 Passos de Avaliação da vítima 3º Passo

19 Passos de Avaliação da vítima 4º Passo Verifique a respiração da vítima.

20 Passos de Avaliação da vítima 5º Passo Verifique a circulação da vítima.

21 Passos de Avaliação da vítima 6º Passo - Verifique hemorragias externas.

22 DESMAIO A perda súbita do conhecimento, vulgarmente conhecida por «desmaio» ou lipotimia, pode ter várias origens, bem como indicar vários quadros clínicos. Causas: crises de hipoglicemia(descida acentuada do açúcar no sangue), intoxicação, alterações cardíacas e até mesmo doenças neurológicas, o que pode acarretar convulsão.

23 DESMAIO SENSAÇÃO DE DESMAIO Características: Palidez; suores frios; falta de forças; pulso fraco. Sentar a vitima; Socorro: Colocar-lhe a cabeça entre as pernas; Molhar-lhe a testa com água fria; Dar-lhe a beber água açucarada ou chá; Manter-se próximo da vitima até esta estar recuperada.

24 NO CASO DE DESMAIO Como prestar socorro (O que fazer?) Deitar a vítima e elevar suas pernas; Se não for possível deitá-lo, sente-o e abaixe sua cabeça até a altura do joelho para aumentar a quantidade de sangue circulando; Verificar o pulso (batimentos cardíacos) No caso de desmaios seguidos de convulsões, coloque um travesseiro embaixo da cabeça da pessoa e vire a cabeça dela para o lado, para que ela não engasgue com a saliva

25 Deitar a vítima e elevar suas pernas

26 Quando ela acordar : Acalme-a, encaminhe-a ao pronto socorro. O que NÃO FAZER: Não dê nada à vitima, líquido ou sólido, até que recupere TOTALMENTE a consciência. Caso contrário poderá asfixiar-se; Não jogue água no rosto da vítima; Não bata no rosto da vítima.

27

28

29

30


Carregar ppt "TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS. INTRODUÇÃO Os acidentes e as situações de doença súbita podem, em alguns casos, ser evitados através da adopção de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google