A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revista Mundo Estranho 17 set 2010, 18h33 - Atualizado em 19 ago 2016, 17h58

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revista Mundo Estranho 17 set 2010, 18h33 - Atualizado em 19 ago 2016, 17h58"— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Revista Mundo Estranho 17 set 2010, 18h33 - Atualizado em 19 ago 2016, 17h58 http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/qual-a-unica-cidade-localizada-em- dois-continentes/

5

6

7 A cidade, que tem cerca de 12 milhões de habitantes na região metropolitana, é dividida em duas pelo estreito de Bósforo, que também é um dos marcos divisores dos continentes europeu e asiático. Isso faz com que a parte oeste da cidade fique na Europa e a parte leste, na Ásia. Por causa dessa divisão, a Turquia é considerada uma nação transcontinental, assim como a Rússia (que pertence à Ásia e à Europa), o Egito (Ásia e África), entre outros países. Hoje, a maioria da população de Istambul mora na parte asiática e vai para a parte europeia para trabalhar. A cidade é resultado de uma longa história que começou com Bizâncio (fundada em 657 a.C.), no lado europeu, e com a Calcedônia, no lado asiático. As duas cidades só se juntaram no século 15, quando foram conquistadas pelos turcos otomanos. O local só foi oficialmente renomeado como Istambul em 1930.

8

9 Por definição, estreito é um acidente geográfico que separa duas massas continentais, ligando duas massas oceânicas, através de um pequeno canal.

10 O Estreito de Bósforo é o canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Por estabelecer uma ligação natural entre dois continentes, Bósforo possui uma importância geopolítica sem igual. Quando a região ao qual se encontra – a então gloriosa cidade de Constantinopla – foi tomada pelos Turcos-Otomanos em 1453, os europeus foram impedidos de se deslocarem até a Ásia Oriental em busca de matérias-primas, o que os forçou a investir nas navegações marítimas a fim de descobrirem novas rotas para a Índia.

11 Atualmente, existem inúmeros acordos internacionais para a utilização comercial desse estreito. Desde a Antiguidade buscou-se a criação de um ponto para ligar os dois lados de Bósforo. No entanto, apenas em 1973, essa façanha foi conseguida. Atualmente, a Ponte de Bósforo é um dos cartões- postais de Istambul em virtude de sua bela iluminação durante a noite. A origem do Estreito de Bósforo é considerada geologicamente muito recente, cerca de 5600 anos a.C. Os geólogos afirmam que, antigamente, o Mar Negro era um grande lago de água doce, sendo invadido pelas águas do Mediterrâneo, dando origem ao estreito.

12 A localização estratégica do Estreito de Bósforo e o fato de ele ter sido o ponto de localização principal de grandes impérios (como o Persa, o Romano e o Bizantino) são as principais evidências de como a posição geográfica pode ser um importante fator de influência sobre as relações humanas.


Carregar ppt "Revista Mundo Estranho 17 set 2010, 18h33 - Atualizado em 19 ago 2016, 17h58"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google