Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAndré ballestreri Alterado mais de 6 anos atrás
1
INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA Teoria do Consumidor Teoria da Firma Estruturas de Mercado
2
TEORIA DO CONSUMIDOR Algumas aplicações práticas: Serve de guia para a elaboração e interpretação de pesquisas de mercado, sobretudo, aquelas relacionadas com o lançamento de um novo produto cuja demanda potencial é desconhecida; Fornece métodos para se comparar a eficácia de diferentes políticas de incentivos ao consumidor; Fornece alguns elementos necessários à avaliação da eficiência dos sistemas econômicos
3
TEORIA DO CONSUMIDOR TEORIA DO VALOR-UTILIDADE “As pessoas demandam mercadorias porque seu consumo lhes traz algum tipo de prazer ou satisfação, que podem ser medidos em utilidade.”
4
VARIAÇÃO DA UTILIDADE TOTAL DE ACORDO COM O CONSUMO
5
VARIAÇÃO DA UTILIDADE MARGINAL CONFORME A QUANTIDADE CONSUMIDA
6
TEORIA DO CONSUMIDOR LEI DA UTILIDADE DECRESCENTE “Na medida em que aumenta o consumo de uma mercadoria, a Utilidade Marginal dessa mercadoria diminui.”
7
TEORIA DO CONSUMIDOR UTILIDADE TOTAL x UTILIDADE MARGINAL n U n = Σ Umg(i) i = 1
8
TEORIA DO CONSUMIDOR
10
Excedente do consumo p = R$ 1,50
11
TEORIA DO CONSUMIDOR popo 0 q o quantidade consumida Preço marginal de reserva
12
TEORIA DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR Quantidade consumida para a qual Preço Mg de Reserva = Preço de Mercado
13
TEORIA DO CONSUMIDOR EXCEDENTE DO CONSUMIDOR
14
TEORIA DO CONSUMIDOR A Z B C D E.X.Y
15
TEORIA DO CONSUMIDOR CURVAS DE INDIFERENÇA “Representação gráfica de um conjunto de cestas de consumo indiferentes para o consumidor, ou seja, cestas que trazem a mesma satisfação.”
16
TEORIA DO CONSUMIDOR CURVAS DE INDIFERENÇA Propriedades Quanto mais distantes da origem, representam cestas mais desejadas e vice- versa; Tem sempre inclinação negativa; Duas curvas de indiferença nunca se cruzam.
17
TEORIA DO CONSUMIDOR TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO “A taxa marginal de substituição de uma mercadoria I indica o máximo que o consumidor estaria disposto a ceder da mercadoria I em troca da mercadoria II.”
18
TEORIA DO CONSUMIDOR TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO
19
TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA Gasto Total < Renda Px Px Q x + Py Py Qy Qy < R
20
TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA R$ 500,00
21
TEORIA DO CONSUMIDOR LINHA DE RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA A B C D E F Y q a P a + q v P v = R
22
TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA Fatores que causam o deslocamento da Restrição Orçamentária: Preço de x Preço de y Renda
23
TEORIA DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR 0 20 40 60 80 100 Alimentação 50 40 30 20 10 Vestuário.A.B.E.C oIooIo 1I11I1 2I22I2 3I33I3
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.