A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA Teoria do Consumidor Teoria da Firma Estruturas de Mercado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA Teoria do Consumidor Teoria da Firma Estruturas de Mercado."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA Teoria do Consumidor Teoria da Firma Estruturas de Mercado

2 TEORIA DO CONSUMIDOR Algumas aplicações práticas: Serve de guia para a elaboração e interpretação de pesquisas de mercado, sobretudo, aquelas relacionadas com o lançamento de um novo produto cuja demanda potencial é desconhecida; Fornece métodos para se comparar a eficácia de diferentes políticas de incentivos ao consumidor; Fornece alguns elementos necessários à avaliação da eficiência dos sistemas econômicos

3 TEORIA DO CONSUMIDOR TEORIA DO VALOR-UTILIDADE “As pessoas demandam mercadorias porque seu consumo lhes traz algum tipo de prazer ou satisfação, que podem ser medidos em utilidade.”

4 VARIAÇÃO DA UTILIDADE TOTAL DE ACORDO COM O CONSUMO

5 VARIAÇÃO DA UTILIDADE MARGINAL CONFORME A QUANTIDADE CONSUMIDA

6 TEORIA DO CONSUMIDOR LEI DA UTILIDADE DECRESCENTE “Na medida em que aumenta o consumo de uma mercadoria, a Utilidade Marginal dessa mercadoria diminui.”

7 TEORIA DO CONSUMIDOR UTILIDADE TOTAL x UTILIDADE MARGINAL n U n = Σ Umg(i) i = 1

8 TEORIA DO CONSUMIDOR

9

10 Excedente do consumo p = R$ 1,50

11 TEORIA DO CONSUMIDOR popo 0 q o quantidade consumida Preço marginal de reserva

12 TEORIA DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR Quantidade consumida para a qual Preço Mg de Reserva = Preço de Mercado

13 TEORIA DO CONSUMIDOR EXCEDENTE DO CONSUMIDOR

14 TEORIA DO CONSUMIDOR A Z B C D E.X.Y

15 TEORIA DO CONSUMIDOR CURVAS DE INDIFERENÇA “Representação gráfica de um conjunto de cestas de consumo indiferentes para o consumidor, ou seja, cestas que trazem a mesma satisfação.”

16 TEORIA DO CONSUMIDOR CURVAS DE INDIFERENÇA Propriedades Quanto mais distantes da origem, representam cestas mais desejadas e vice- versa; Tem sempre inclinação negativa; Duas curvas de indiferença nunca se cruzam.

17 TEORIA DO CONSUMIDOR TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO “A taxa marginal de substituição de uma mercadoria I indica o máximo que o consumidor estaria disposto a ceder da mercadoria I em troca da mercadoria II.”

18 TEORIA DO CONSUMIDOR TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO

19 TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA Gasto Total < Renda Px Px Q x + Py Py Qy Qy < R

20 TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA R$ 500,00

21 TEORIA DO CONSUMIDOR LINHA DE RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA A B C D E F Y q a P a + q v P v = R

22 TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA Fatores que causam o deslocamento da Restrição Orçamentária: Preço de x Preço de y Renda

23 TEORIA DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR 0 20 40 60 80 100 Alimentação 50 40 30 20 10 Vestuário.A.B.E.C oIooIo 1I11I1 2I22I2 3I33I3


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA Teoria do Consumidor Teoria da Firma Estruturas de Mercado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google