A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Antes de escrever, portanto, aprendei a pensar”. Nicolas Boileau “A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Antes de escrever, portanto, aprendei a pensar”. Nicolas Boileau “A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão”."— Transcrição da apresentação:

1

2 “Antes de escrever, portanto, aprendei a pensar”. Nicolas Boileau “A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão”. Francis Bacon

3

4

5 B) O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO VISA A REFLEXÃO E PERSUASÃO(EXPOSIÇÃO DE PROVAS QUE FUNDAMENTEM UMA TESE). EXCERTO DO GÊNERO DESORDEM E PROGRESSO É condenável a atitude que grande parte da sociedade desempenha no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Apesar dos inúmeros desastres ecológicos que ocorrem com demasiada frequência, a população continua “cega” e o pior é que essa cegueira é por opção. Enquanto o homem imbuído de ganância se empenha numa busca frenética pelo progresso, o tempo passa e a situação adquire proporções alarmantes. Onde está o tal desenvolvimento sustentável que é – ou era – primordial? Sabe-se que o progresso é inevitável e indispensável para que uma sociedade se desenvolva e atinja o estágio clímax de suas potencialidades, mas vale a pena conquistar esse progresso às custas da destruição da fauna, da flora, da qualidade de vida que a natureza proporciona?

6 O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO? DEFESA DE UMA TESE(OPINIÃO GERAL) +CONJUNTO DE ARGUMENTOS+ PROPOSTA DE INTERVENÇÃO É um texto opinativo que se organiza em torno da defesa de uma tese sobre determinado assunto. A opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos consistentes, tendo como objetivo formar a opinião do leitor e tentar convencê-lo de que a ideia defendida é correta.

7 COMPETÊNCIAS AVALIADAS PELO ENEM Competência I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

8 Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência V – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

9 Linguagem culta- 1 2 3 4 5 = 120 40,80,120,160,200 Obediência ao tema- 1 2 3 4 5 = 160 40,80,120,160,200 Coerência - 1 2 3 4 5 = 80 40,80,120,160,200 Coesão - 1 2 3 4 5 = 160 40,80,120,160,200 Solução - 1 2 3 4 5 = 120 40,80,120,160,200 Pontuação: 640 pontos NÍVEIS E PONTUAÇÃO ESTABELECIDA PELA BANCA

10 ENUNCIADOS ORIENTAM O ESTABELECIMENTO DA NOTA 40 pontos-(nível 1-precário)- Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. 0 ponto Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 80 pontos- (nível 2-insuficiente)- Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. 120 pontos-(nível 3-mediano)Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

11 160 pontos-(nível 4-bom) Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 200 pontos(nível 5-excelente) - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

12

13 MACRO E MICRO ESTRUTURA DE UMA EXCELENTE DISSERTAÇÃO - ARGUMENTATIVA MODELO 2 Introdução- Mundo ideal+mundo real+ justificativa argumentativa+tese Desenvolvimento- Apresentação tópico frasal(fundamentará o desenvolvimento do argumento 1)+ apresentação tópico frasal 2(fundamentará o desenvolvimento do argumento 2). Conclusão- Frase de fechamento da discussão ou retomada da tese+ início da proposta de intervenção( quem promoverá a solução+quais procedimentos irá adotar+ metodologia de aplicação+ finalização com discurso reflexivo.

14 Obs.: a correção é feita por dois corretores de forma independente. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências. Considera-se que existe discrepância entre dois corretores se suas notas totais diferirem por mais de 100 (cem) pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos. A nota final da redação do PARTICIPANTE, caso não haja discrepância entre os dois corretores, será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância entre os dois corretores, a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor. Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores ou caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do PARTICIPANTE será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as demais notas. Entretanto, se a nota total do terceiro corretor equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final do PARTICIPANTE, sendo descartadas as notas anteriores. DINÂMICA DE CORREÇÃO

15  Que não atenda à proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento à estrutura d i s s e r t a t i v o - a rg u m e n t a t i v a " ;  Que não apresente texto escrito na Folha de Redação, que será considerada "Em Branco"; NOTA ZERO PARA A REDAÇÃO

16  Que apresente até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "Texto insuficiente“, linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.  Que apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos humanos, que será considerada "Anulada";  Que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada "Anulada "


Carregar ppt "“Antes de escrever, portanto, aprendei a pensar”. Nicolas Boileau “A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google