A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Operacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Operacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Operacionais
Classificação de Sistemas Operacionais Material -> Prof. Lauro Alves

2 TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Objetivo: conhecer os tipos de sistemas operacionais, as particularidades de cada um e as diferenças entre eles.

3 Tipos de sistemas operacionais

4 Sistemas Monoprogramáveis (ou monotarefa)
Se caracterizam pela execução de uma única tarefa (processo) por vez, sendo que todos os recursos (processador, memória, periféricos) ficam exclusivamente a ela dedicados. Figura VI.2 Exemplo deste SO é o MS-DOS.

5 Execução de 3 tarefas em um sistema monoprogramável
Programa CPU ociosa C B A Tempo

6 Sistemas Multiprogramáveis (multitarefa)
Se caracterizam por permitir que vários programas (tarefas) residam simultaneamente na memória e concorra pelo uso dos recursos disponíveis (apenas um programa detém, num determinado instante, o controle da UCP). São mais complexos e eficientes que os sistemas monoprogramáveis. Nestes sistemas, enquanto uma tarefa aguarda a ocorrência de um evento externo a UCP, esta pode atender outra tarefa qualquer, que esteja em condições de ser executada. O sistema operacional se encarrega de gerenciar o acesso concorrentes das diversas tarefas aos diversos recursos, de forma ordenada e protegida. Figura VI.3 Exemplo de SO multitarefa é o Windows, Linux, etc.

7 Execução de 3 tarefas em um sistema multiprogramável
Programa C B A Tempo

8 Classificação do SO quanto ao número de usuários
Nos sistemas monoprogramáveis, apenas um único usuário pode interagir com o sistema, enquanto nos multiprogramáveis é permitido que mais de um usuário o utilize. A partir do número de usuários que interagem com o sistema, podemos classificar os sistemas multiprogramáveis como monousuário e multiusuário.

9 Sistemas x Usuários Sistemas x Usuários Monoprogramação / Monotarefa
Um usuário Dois ou mais usuários Monoprogramação / Monotarefa Monousuário N/A Multiprogramação / Multitarefa Multiusuário

10 Quais são os tipos de sistemas operacionais?
Existem 4 tipos básicos de sistemas operacionais. Eles são divididos em grupos relacionados com o tipo de computador que controlam e o tipo de aplicativos que suportam. Estas são as categorias mais abrangentes:

11 Sistema operacional de tempo real
(RTOS - Real-time operating system). É utilizado para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais. Geralmente um RTOS não tem uma interface para o usuário muito simples e não é destinado para o usuário final, desde que o sistema é entregue como uma "caixa selada". A função do RTOS é gerenciar os recursos do computador para que uma operação específica seja sempre executada durante um mesmo período de tempo. Numa máquina complexa, se uma parte se move mais rapidamente só porque existem recursos de sistema disponíveis, isto pode ser tão catastrófico quanto se uma parte não conseguisse se mover porque o sistema está ocupado. Nos sistemas de tempo real um programa detém o processador o tempo que for necessário ou até que apareça outro usuário de maior prioridade para o sistema.

12 Monousuário, Monotarefa
Este sistema operacional foi criado para que um único usuário possa fazer uma coisa por vez. O Palm OS dos computadores Palm é um bom exemplo de um moderno sistema operacional monousuário e monotarefa. O MS-DOS também se encaixa neste perfil de sistema operacional.

13 Monousuário, Multitarefa
Este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows, Linux e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo. Por exemplo, é perfeitamente possível para um usuário de Windows escrever uma nota em um processador de texto ao mesmo tempo em que faz download de um arquivo da Internet e imprime um . GSO 1 - Professor Luciano

14 Multiusuário Um sistema operacional multiusuário permite que diversos usuários utilizem simultaneamente os recursos do computador. O sistema operacional deve se certificar de que as solicitações de vários usuários estejam balanceadas. Cada um dos programas utilizados deve dispor de recursos suficientes e separados, de forma que o problema de um usuário não afete toda a comunidade de usuários. Unix, VMS (Virtual Memory System) e sistemas operacionais mainframe como o MVS (Multiple Virtual Storage que é um sistema operacional usado no IBM System/370 e IBM System/390) são exemplos de sistemas operacionais multiusuário.

15 É importante diferenciar os sistemas operacionais multiusuário dos sistemas operacionais monousuário que suportam rede. O Windows Server e o Novell Open Enterprise Server podem suportar centenas ou milhares de usuários em rede, mas os sistemas operacionais em si não são sistemas multiusuário de verdade. O administrador do sistema é o único "usuário" do Windows Server ou do Novell Open Enterprise Server. O suporte à rede e todos os usuários remotos são, do ponto de vista do sistema operacional, um programa sendo executado pelo administrador.

16 Classificação quanto ao tipo de processamento

17 Sistemas Batch (lote) Foram os primeiros sistemas multiprogramáveis a serem implementados e caracterizam-se por terem seus programas executados de forma sequencial Neste tipo de sistema, os programas não exigem interação com o usuário, lendo e gravando dados em disco.

18 Figura sistemas batch

19 Sistemas de tempo compartilhado (TIME SHARING)
Surgiram com o aparecimento dos “terminais burros”. Dá-se este nome pois eram disprovidos de qualquer capacidade de processamento local, que era executado pela UCP do sistema central. Permitem a interação do usuário com o sistema. Para cada usuário o sistema operacional aloca uma fatia de tempo (time slice) do processador. Não somente o processador é compartilhado nesse sistema, mas também a memória e os periféricos como discos e impressoras.

20 Sistemas de tempo compartilhado (TIME SHARING)
Fatia de tempo

21 Sistema de tempo real (REAL TIME)
São bem semelhantes em implementação aos sistemas de tempo compartilhado. A maior diferença é o tempo de resposta exigido no processamento das aplicações. Nos sistemas de tempo real não existe a idéia de fatia de tempo. Um programa detém o processador o tempo que for necessário ou até que apareça outro usuário de maior prioridade para o sistema. Sistemas de tempo real são comuns em aplicações de controle de processos tais como o monitoramento de refinarias de petróleo, de usinas termoelétricas e nucleares, controle de tráfego aéreo ou qualquer aplicação onde o fator tempo de resposta é crítico e fundamental.

22 Sistema de tempo real (REAL TIME)
Maior prioridade

23 Concluindo. Um sistema multiprogramável pode ser dos tipos que vimos, sendo que um único sistema pode suportar um ou mais destes tipos de processamento.

24 Sistemas com múltiplos processadores
Caracterizam-se por possuir 2 ou mais UCPs interligadas, trabalhando em conjunto.

25

26 Sistemas fortemente acoplados
Existem dois ou mais processadores compartilhando uma única memória e controlados por apenas um único sistema operacional.

27 Sistemas fracamente acoplados
Caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas de computação, conectados através de linhas de comunicação. Cada sistema funciona de forma independente, possuindo seu(s) próprio(s) processadore(s), memória e dispositivos. GSO 1 - Professor Luciano

28 Máquinas virtuais Nesta técnica uma máquina real pode abrigar internamente diferentes ambientes virtuais, cada um simulando uma máquina distinta, com memória, sistema operacional, recursos e processos próprios. Desta forma cada usuário ou aplicativo parece possuir sua própria máquina. Máquinas virtuais são extremamente úteis no dia-a-dia, pois permitem ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa. Exemplos: VirtualBox, Virtual PC.

29 RESUMÃO


Carregar ppt "Sistemas Operacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google