A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivo: Caracterizar as relações precoces.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivo: Caracterizar as relações precoces."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Multimédia #18 Tema IIi | EU com os outros Capítulo 1 | as relações precoces
Objetivo: Caracterizar as relações precoces. → o que são as relações precoces?

2 relações precoces Qual a importância das relações precoces?

3 relações precoces Mais do qualquer outro mamífero, o ser humano nasce inacabado e encontra-se profundamente dependente dos cuidados dos adultos para sobreviver. a imaturidade biológica do bebé humano predispõe-no para estabelecer laços afetivos com os seus cuidadores. Qual a relação entre o inacabamento do bebé humano e as relações precoces?

4 relações precoces As relações precoces são o ponto de partida do processo relacional do ser humano, correspondendo às trocas recíprocas e aos comportamentos que permitem o estabelecimento da ligação afetiva entre o bebé ou a criança E quem dele/a cuida. O que são as relações precoces?

5 vinculação Qual a importância da vinculação?

6 vinculação As relações precoces, que terão um papel crucial no desenvolvimento físico, psicológico e social do bebé e da criança, iniciam-se com os cuidadores, sob a forma de vinculação precoce. A vinculação é o laço afetivo recíproco que se estabelece entre o bebé ou a criança e uma pessoa específica (figura de vinculação) e em direção à qual este/a se dirige em busca de sustento, apoio e proteção. expressa-se através de reações que procuram manter a proximidade às figuras privilegiadas, isto é, através de comportamentos de vinculação que parecem ser de natureza inata. O que é, quem envolve e como se expressa a vinculação precoce?

7 vinculação o sorriso, o choro e as vocalizações são comportamentos de vinculação a que se associam, mais tarde, o agarrar e o gatinhar. Quais são os comportamentos de vinculação?

8 vinculação São quatro as características que distinguem as relações precoces de vinculação de outras interações sociais, incluindo: A procura de proximidade. A noção de base de segurança. O comportamento de refúgio. A angústia e o protesto face à separação involuntária. Quais as características que distinguem as relações precoces de outras interações sociais?

9 competências básicas Qual a importância das competências básicas do bebé para as relações precoces?

10 competências básicas Apesar de nascer frágil e prematuro, o bebé humano está equipado com um conjunto de competências básicas que facilitam o estabelecimento de vínculos. VISÃO Os recém-nascidos são quase míopes Aos 3 meses o bebé consegue diferenciar o rosto de um cuidador Aos 6 meses é atingida a capacidade de visão de um adulto AUDIÇÃO Os bebés reagem a sons já na barriga da mãe Quando nascem, os bebés conseguem reconhecer a voz das mães e identificam a localização dos sons OLFATO Os recém-nascidos têm o olfato muito apurado e estão aptos para distinguir odores agradáveis Com 3 dias de vida, os bebés diferenciam o cheiro da sua mãe PALADAR Os recém-nascidos conseguem distinguir diferenças subtis de paladar Foram registados diferentes tipos de sucção, consoante os líquidos dados a beber TATO O tato é o primeiro e o mais importante meio de comunicação entre os adultos e o bebé Tocar, embalar ou pegar ao colo acalma o recém-nascido Com que competências básicas está dotado o recém-nascido? Catarina Pires | Sara Brandão

11 Bibliografia AAVV. (2010). Dicionário de Psicologia APA. Porto Alegre: Artes Médicas. BRAZELTON, T. B. (2000). Tornar-se Família. Lisboa: Terramar. BRAZELTON, T. B. (1995). Os Primeiros Passos Dos Bebés. Lisboa: Terramar. BRAZELTON, T. B. e CRAMER, B. (2000). A Relação Mais Precoce. Lisboa: Terramar. BRAZELTON, T. B. e STANLEY, G. (2002). A Criança e o Seu Mundo. Lisboa: Presença. GUEDENEY, N. e GUEDENEY, A. (2004). Vinculação – Conceitos e Aplicações. Lisboa: Climepsi.


Carregar ppt "Objetivo: Caracterizar as relações precoces."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google