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PLANOS ACESSÍVEIS Daniel Infante Januzzi de Carvalho 30/06/2017.

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1 PLANOS ACESSÍVEIS Daniel Infante Januzzi de Carvalho 30/06/2017

2 SISTEMA UNIMED

3 SISTEMA UNIMED EM NÚMEROS
ATUAÇÃO NO MERCADO Representa 29% das operadoras do setor Fonte: CADU – Unimed do Brasil – junho/2017_competência 5/2017 (*) Incluindo Federações e Singulares

4 REDE ASSISTENCIAL DO SISTEMA UNIMED
A rede de Hospitais Unimed é a segunda maior rede hospitalar no país, com a mesma marca, pois a primeira é a rede das Santas Casas. Obras iniciadas Fonte: Área de Recursos Próprios da Unimed do Brasil

5 EVENTOS ASSISTENCIAIS
Quantidade de Eventos Assistenciais do Sistema Unimed em 2016 (Em milhões) 101,5 Consultas médicas (ambulatorial + P.S.) 274,9 Exames 21,9 Terapias 40,7 Outros Atendimentos Ambulatoriais 3,3 Internação Fonte: Arquivos SIP – Sistema Unimed

6 AVALIAÇÃO DAS UNIMEDS Beneficiários (Em milhões)
Fonte: ANS – ano base 2015

7 ECONOMIA Impactos Econômicos na Saúde Suplementar

8 CENÁRIO ECONÔMICO ADVERSO
Crise econômica e desemprego impacto direto na redução de beneficiários do setor Redução da massa segurada eleva as despesas per capita impacto na precificação do produto, excluindo ainda mais beneficiários Beneficiários que saem da saúde suplementar vão para o SUS maior pressão sobre o sistema público

9 Despesa assistencial per capita
AUMENTO DOS CUSTOS Variação anual da despesa assistencial per capita na saúde suplementar, reajuste ANS, IPCA e VCMH (IESS) Ano Reajuste ANS IPCA Despesa assistencial per capita VCMH* 2007 5,76 3,00 17,01 8,30 2008 5,48 5,04 9,60 10,25 2009 6,76 5,53 8,89 12,50 2010 6,73 5,26 4,95 8,05 2011 7,69 6,51 10,89 12,35 2012 7,93 5,10 13,03 15,75 2013 9,04 6,49 10,16 15,35 2014 9,65 6,28 13,94 16,00 2015 13,55 8,17 12,30 18,80 2016 13,57 9,28 16,92 18,56 Variação (%) Acumulado 115,39 74,74 158,74 228,46 Fontes: Sistema de Informações de Beneficiários – SIB/ANS/MS – Tabnet IBGE – Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - IPCA (*) VCMH = Variação de Custos Médicos Hospitalares

10 EVOLUÇÃO DA TAXA DE CRESCIMENTO DOS BENEFICIÁRIOS
- 3 milhões Evolução da taxa de crescimento dos beneficiários Unimed e das operadoras médico–hospitalares dez/2012 a mai/2017 mai/17 Observação: A quantidade de beneficiários da Sociedade Auxiliar Seguros Unimed, informada no aplicativo CADU, não é contabilizada no total de beneficiários, pois ela não é uma cooperativa médica Fontes: ANS – TABNET – março/2017 e CADU - Unimed do Brasil - junho/2017_competência 5/2017

11 OPINIÃO DE NÃO BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE
Por qual motivo DEIXOU de ter um Plano ou Seguro Saúde? Saiu da empresa em que trabalhava/ perdeu o direito de usar o plano da empresa Não tem condições financeiras O preço é muito alto, caro Era dependente e perdeu o direito do plano/seguro saúde Não necessita pois tem boa saúde, não costuma adoecer Os planos não cobrem alguns procedimentos, não dão cobertura total Tem outros gastos prioritários Tem tratamento de saúde gratuito pelo SUS Pagava e não usava Falta de interesse, nunca pensou no assunto Parente que ajudava a pagar cancelou o plano/ faleceu/ deixou de pagar Empresa que trabalha não oferece plano Fontes: Pesq. IBOPE – Aval. de Planos de Saúde – Onda IV – 2017 IESS / IBOPE Inteligência Base: Já teve Plano ou Seguro Saúde 2015 (662) / 2017 (727)

12 OPINIÃO DE NÃO BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE
Motivos pelos quais GOSTARIA de ter um Plano de Saúde 2015 2017 84% 86% Qualidade do atendimento dos planos de saúde (atendimento rápido, qualidade do atendimento, qualidade dos médicos, bons hospitais) 42% 49% Comodidade e Conforto 30% 32% A saúde pública é precária, não quer depender do SUS 23% 30% Por segurança, para sentir-se tranquilo em caso de doença 22% 30% Cobertura do Plano de Saúde 15% 23% Segurança, para ter respaldo em caso de emergência 12% 17% Para prevenir-se de doenças 10% 12% Necessidade de acompanhamento médico constante Fontes: Pesquisa IBOPE – Avaliação de Planos de Saúde – Onda IV – 2017 IESS / IBOPE Inteligência

13 SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE: Problemas enfrentados pelos brasileiros

14 Câncer tem tratamentos desiguais no SUS
SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE: Problemas enfrentados pelos brasileiros Câncer tem tratamentos desiguais no SUS Pacientes dormem em fila para marcar consulta no Maranhão

15 Proposta Unimed do Brasil ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

16 ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNDO
Atenção primária disponibilizada gratuitamente a toda a população como um dos serviços do Sistema Nacional de Saúde. Normas básicas de funcionamento: os pacientes tem direito ao acesso a um profissional de APS em até vinte e quatro horas e a um clínico geral, em até quarenta e oito horas. Exemplos de outros países: África do Sul Austrália Finlândia Israel INGLATERRA Na província de Ontário, constituiu-se equipe de saúde da família (Family Health Teams – FHT) de forma a atender toda a população. Princípios para o processo de trabalho das FHT: flexibilidade, escolha livre, formação de parcerias, construção solidária de modelo de atenção, foco no trabalho de equipe (e não individual), integração com a comunidade local, foco no paciente, práticas de saúde baseadas em evidências e transparência. CANADÁ Processo bem sucedido, a atenção primária teve como principal objetivo melhorar a acessibilidade, a satisfação de profissionais e usuários, a qualidade, continuidade e eficiência. Principais características: a adesão voluntária de profissionais e usuários; a padronização e utilização compulsórias de sistemas de informação, de forma a subsidiar o regime remuneratório sensível ao desempenho; os processos de contratualização e avaliação. PORTUGAL

17 NECESSIDADES DE CUIDADO
Atenção Terciária Estamos aqui! Atenção Secundária NECESSIDADES DE CUIDADO Atenção Primária Fonte: Adaptado de Rubistein e Terrasa; Tratado de Medicina e Família e Comunidade, Artmed, 2012

18 70 A 80% “NÃO VÊ E NÃO CUIDA” Atenção Primária
Atenção Terciária Estamos aqui! Atenção Secundária NECESSIDADES DE CUIDADO Atenção Primária Atenção Primária 70 A 80% DAS PESSOAS POSSUEM DOENÇAS SIMPLES QUE O ATUAL MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE “NÃO VÊ E NÃO CUIDA” Fonte: Adaptado de Rubistein e Terrasa; Tratado de Medicina e Família e Comunidade, Artmed, 2012

19 A Atenção Básica possibilita resolver grande parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelo atendimento nas emergências dos hospitais

20 MUDANÇA DO MODELO GANHOS DO NOVO MODELO
CONTINUIDADE E PERSONALIZAÇÃO DOS CUIDADOS RACIONALIZAÇÃO DOS RECURSOS MAIS TEMPO E DISPONIBILIDADE PARA ACOMPANHAR OS BENEFICIÁRIOS DE FORMA EFETIVA REDUÇÃO DE PROCEDIMENTOS DESNECESSÁRIOS EFICÁCIA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

21 ATENÇÃO PRIMÁRIA NO SISTEMA UNIMED
Projetos de Atenção Integral à Saúde 46 projetos REGIÃO NORTE Belém (PA) REGIÃO SUDESTE Amparo (SP) Araraquara (SP) Bauru (SP) Bebedouro (SP) Caçapava (SP) Campinas (SP) Guarulhos (SP) Jaboticabal (SP) Jundiaí (SP) Itapetininga (SP) Ourinhos (SP) Penápolis (SP) Presidente Prudente (SP) Piracicaba (SP) Regional da Baixa Mogiana (SP) Rio Claro (SP) Salto/ Itu (SP) Santa Bárbara D’Oeste e Americana (SP) São José dos Campos (SP) São José do Rio Preto (SP) Santos (SP) Sorocaba (SP) Belo Horizonte (MG) Juiz de Fora (MG) Uberlândia (MG) Sul Capixaba (ES) Vitória (ES) Volta Redonda (RJ) REGIÃO NORDESTE Ceará (CE) REGIÃO SUL Federação PR Cascavel (PR) Londrina (PR) Noroeste do Paraná (PR) Oeste do Paraná (PR) Regional Maringá (PR) Blumenau (SC) Chapecó (SC) Grande Florianópolis (SC) Jaraguá do Sul (SC) Joinville (SC) Litoral (SC) Noroeste/RS (RS) Porto Alegre (RS) Vale do Sinos (RS) VTRP (RS)

22 PLANOS ACESSÍVEIS

23 A comercialização e aquisição de planos acessíveis devem ser opcionais, ou seja, a operadora poderá ou não oferecer ao mercado

24 RESPEITO AOS CONTRATOS
SEGURANÇA JURÍDICA O critério da hierarquia é aquele em que a norma superior será usada em detrimento da inferior Havendo mais de uma norma sobre o mesmo assunto a ser solucionado, pelo critério da hierarquia das normas, devemos usar aquela norma que se encontre no mais alto grau, dentre elas.

25 COM SEGURANÇA JURÍDICA, RESPEITO AOS CONTRATOS, FOCO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E O CARÁTER OPCIONAL DE OFERECIMENTO A DISCUSSÃO DE PLANOS DE PLANOS ACESSÍVEIS PODERÁ PROSPERAR Plano Simplificado: cobertura para atenção primária, conforme Rol da ANS, incluindo consultas nas especialidades previstas no Conselho Federal de Medicina – CFM e serviços auxiliares de diagnóstico e terapias de baixa e média complexidade, resolvendo mais de 85% das necessidades de saúde. Nessa proposta, não há previsão para internação, terapias e exames de alta complexidade, atendimento de urgência e emergência e hospital dia - Plano Ambulatorial + Hospitalar: cobertura de toda atenção primária, atenção especializada, de média e alta complexidade. O paciente passaria, obrigatoriamente, por uma prévia avaliação realizada por médico da família ou da atenção primária, escolhido pelo beneficiário

26 “Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-la.” (Voltaire) OBRIGADO


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