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Diretrizes Curriculares Nacionais Fisioterapia

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Apresentação em tema: "Diretrizes Curriculares Nacionais Fisioterapia"— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes Curriculares Nacionais Fisioterapia 2002 - 2017
ABENFISIO PR

2 Perfil do egresso Generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade Generalista, humanista, crítico, criativo, reflexivo e ético, para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com base na evidência científica, no rigor intelectual e nos avanços tecnológicos, resultante da identidade profissional construída ao longo do processo formativo

3 Objeto de estudo O movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético- funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas O movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades como objeto de estudo, entendido como todas as atividades realizadas pela pessoa na sua relação com o meio ambiente e com a sociedade, e a funcionalidade humana como objeto de exercício profissional

4 Conteúdos / Conhecimentos
Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos Ciências Biológicas e da Saúde – compreende os conhecimentos dos processos biológicos, da estrutura e função dos processos normais e alterados dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos; envolve ainda conhecimentos das bases moleculares, celulares, bioquímicas e biofísicas, farmacológicas, parasitológicas e microbiológicas

5 Conteúdos / Conhecimentos
Ciências Sociais e Humanas – abrange o estudo do homem e de suas relações sociais, do processo saúde-doença nas suas múltiplas determinações, contemplando a integração dos aspectos psico- sociais, culturais, filosóficos, antropológicos e epidemiológicos norteados pelos princípios éticos. Também deverão contemplar conhecimentos relativos as políticas de saúde, educação, trabalho e administração Ciências Sociais e Humanas – abrange o estudo do ser humano e de suas relações sociais, contemplando a integração dos aspectos psicossociais, culturais, econômicos, políticos, étnico- raciais, de gênero e de orientação sexual, envolvidos no processo saúde-doença nas suas múltiplas determinações. Compreende os conhecimentos filosóficos, antropológicos, sociológicos, psicológicos, políticos e comportamentais; conhecimentos da ética, da legislação e da política

6 Conteúdos / Conhecimentos
Conhecimentos Biotecnológicos - abrange conhecimentos que favorecem o acompanhamento dos avanços biotecnológicos utilizados nas ações fisioterapêuticas que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes a pesquisa e a prática clínica fisioterapêutica Conhecimentos Investigativos e das Ciências Exatas – abrange conhecimentos sobre métodos de investigação qualitativos e quantitativos, que permitam incorporar as inovações advindas da pesquisa à prática fisioterapêutica e o acompanhamento dos avanços biotecnológicos; incluem-se, ainda, os conhecimentos das bases matemáticas, estatísticas e computacionais que permitem a digitalização e o armazenamento de dados textuais e numéricos, permitindo registros em prontuários, análise e interpretação estatística

7 Conteúdos / Conhecimentos
Conhecimentos Fisioterapêuticos - compreende a aquisição de amplos conhecimentos na área de formação específica da Fisioterapia: a fundamentação, a história, a ética e os aspectos filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes níveis de intervenção. Conhecimentos da função e disfunção do movimento humano, estudo da cinesiologia, da cinesiopatologia e da cinesioterapia, inseridas numa abordagem sistêmica. Os conhecimentos dos recursos semiológicos, diagnósticos, preventivos e terapêuticas que instrumentalizam a ação fisioterapêutica nas diferentes áreas de atuação e nos diferentes níveis de atenção. Conhecimentos da intervenção fisioterapêutica nos diferentes órgãos e sistemas biológicos em todas as etapas do desenvolvimento humano Conhecimentos Fisioterapêuticos – compreende os conhecimentos específicos da Fisioterapia, a história, a ética profissional e a bioética, a deontologia e os aspectos filosóficos e procedimentais da Fisioterapia; conhecimentos da função, da atividade e participação, dos fatores ambientais e pessoais, da funcionalidade e da disfunção do movimento humano; conhecimentos dos recursos, métodos, instrumentos e técnicas para a consulta, avaliação e tratamento que instrumentalizam a atuação fisioterapêutica nas diferentes áreas e nos diferentes níveis de atenção, seja para atenuação, promoção da saúde, prevenção de agravos, recuperação ou reabilitação; conhecimentos que subsidiam a intervenção fisioterapêutica em todas as etapas do ciclo da vida.

8 Conhecimentos da Saúde Coletiva
– abrange os conhecimentos necessários para a compreensão do processo saúde-doença, para o cuidado e melhoria da qualidade de vida da população. Consistem em conhecimentos dos determinantes sociais em saúde, epidemiologia, gestão, saúde ambiental, vigilância em saúde e políticas públicas de saúde

9 Estágio Sob supervisão docente. 20% da carga horária total do Curso
Diferentes níveis de atuação: ambulatorial, hospitalar, comunitário/unidades básicas de saúde Sob orientação e supervisão exercida por docente fisioterapeuta e por supervisor fisioterapeuta do serviço de saúde; No caso de supervisão exercida por profissionais fisioterapeutas do serviço de saúde, esta deverá ter acompanhamento diário de docente fisioterapeuta 20% da carga horária total do curso Diferentes níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário)

10 Atividades complementares
Mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou a distância, a saber: monitorias e estágios; programas de iniciação científica; programas de extensão; estudos complementares e cursos realizados em outras áreas afins Mecanismos de aproveitamento de atividades complementares desenvolvidas pelo estudante, tais como a participação em monitorias, estágios, programas de iniciação científica, programas ou projetos de extensão, estudos complementares, cursos e congressos realizados em áreas afins, além do ativismo comunitário e estudantil Mobilidade acadêmica e intercâmbios Não deverão exceder 5% da carga horária do curso

11 Trabalho de Conclusão de Curso
Para conclusão do Curso de Graduação em Fisioterapia, o aluno deverá elaborar um trabalho sob orientação docente Para conclusão do Curso, o estudante deverá elaborar e defender, perante uma banca examinadora, um trabalho científico, sob orientação presencial de um docente

12 Atividades práticas deverão ser desenvolvidas gradualmente desde o início do Curso de Graduação em Fisioterapia, devendo possuir complexidade crescente, desde a observação até a prática assistida (atividades clínicoterapêuticas) deverão ser realizadas nas distintas modalidades de laboratórios , bem como nos serviços de saúde locorregionais, visando ao desenvolvimento de competências profissionais, com complexidade crescente, desde a observação até a prática assistida

13 Competências e Habilidades
I - respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional; II - atuar em todos os níveis de atenção à saúde; III - atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente; IV - reconhecer a saúde como direito; V - contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas; VI - realizar consultas e avaliações; VII - elaborar o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica; VIII - exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social; IX - desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde; X - emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios; XI - prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares; XII - manter a confidencialidade das informações; XIII - encaminhar o paciente, quando necessário; XIV - manter controle sobre à eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica; XV - conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos; XVI - conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia; XVII - seus diferentes modelos de intervenção

14 Dimensões e Domínios I – Atenção fisioterapêutica à saúde;
II – Gestão, empreendedorismo e inovação em saúde; III – Educação para vida.

15 Inovações Realizar atividades de educação em saúde e educação popular, instrumentalizando os indivíduos/famílias/comunidades, respeitando o contexto sociocultural, para o empoderamento e o autocuidado de seus problemas de saúde Gestão, Empreendedorismo e Inovação em Saúde Núcleo Docente Estruturante A formação do bacharel em Fisioterapia deve, impreterivelmente, ocorrer na modalidade de ensino presencial, visto a aquisição de habilidades e desenvolvimento de competências inerentes ao cuidado em saúde e segurança do paciente;


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