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Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:

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Apresentação em tema: "Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:"— Transcrição da apresentação:

1 Melhoria da atenção aos usuários portadores de hipertensão e diabetes mellitus UBS 07, Uruguaiana/RS
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora: Patrícia Nelly Alves Meira Menezes

2 Introdução Este trabalho é um projeto de intervenção que surgiu a partir da necessidade de Melhoria da atenção aos usuários portadores de hipertensão e diabetes mellitus em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Uruguaiana/RS.

3 Introdução Relevância: Organização da assistência ; Captação precoce;
Melhor adesão e acompanhamento; Atividades de educação em saúde; Planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas,

4 Introdução Caracterização do município (Uruguaiana-RS):
habitantes (IBGE, 2010); Fronteira Oeste/RS; 20 UBS em fase de transição para ESF;

5 Introdução Caracterização da Unidade Básica de Saúde UBS tradicional;
Cobertura Total de 15 mil habitantes; População Cadastrada habitantes; 09 microáreas/02 Agentes de Saúde

6 Objetivo Geral Qualificar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus.

7 Objetivos Específicos
Ampliar a cobertura de hipertensos e Diabéticos; Melhorar a adesão; Melhorar a qualidade do atendimento; Melhorar o registro das informações; Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular; Realizar promoção da saúde.

8 METAS Cadastrar 95% dos hipertensos e 95% dos Diabéticos do total de população cadastrada na UBS, no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde, considerando a estimativa de 610 Hipertensos e 150 Diabéticos. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde; Buscar 90% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos às consultas na conforme a periodicidade recomendada;

9 METAS Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e/ ou diabéticos cadastrados no Programa Hiperdia; Garantir a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo; Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde;

10 METAS Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde; Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos Hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Garantir avaliação odontológica a 50% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos; Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável, prática de atividade física regular e riscos do tabagismo a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos;

11 Eixo de Monitoramento e Avaliação
METODOLOGIA Ações realizadas Eixo de Monitoramento e Avaliação Acompanhamento e avaliação continua do: Número de hipertensos e diabéticos cadastrados no Programa; Periodicidade das consultas previstas conforme Protocolo; Periodicidade de exame clínico e laboratoriais; Avaliação do acesso aos medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia. Avaliação da qualidade dos registros;

12 Eixo de Monitoramento e Avaliação
METODOLOGIA Ações realizadas Eixo de Monitoramento e Avaliação Acompanhamento e avaliação continua da: Realização da estratificação de risco cardiovascular; Realização das consultas periódicas e anuais com o dentista; Realização de orientação nutricional Orientação para atividade física regular; Realização de orientação sobre riscos tabácico.

13 Eixo de Organização e Gestão do serviço
METODOLOGIA Ações Realizadas Eixo de Organização e Gestão do serviço Melhorar o acolhimento e garantir o registro Adequado; Garantir material para a avaliação do paciente; Organizar visitas domiciliares para buscar os faltosos; Definir atribuições e propor atividades de EPS; Garantir a realização dos exames complementares definidos no protocolo. Implantar registro específico de acompanhamento; Priorizar o atendimento dos pacientes avaliados como de alto risco;

14 Eixo de Engajamento Público
METODOLOGIA Ações realizadas Eixo de Engajamento Público Esclarecimento da comunidade sobre o Programa de Atenção à HAS e à DM, bem como a importância de monitorar níveis pressóricos e realizar rastreamento para DM; Orientar a comunidade sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão e diabetes; Informar o usuário sobre a importância das consultas e periodicidade de realização de exames complementares e seus direitos e deveres quanto usuários do SUS;

15 Ações de Qualificação da prática clínica
METODOLOGIA Ações de Qualificação da prática clínica Realização de atividades educativas e discussão do processo de trabalho de forma contínua para todos os membros da equipe;

16 Logística da Intervenção
METODOLOGIA Logística da Intervenção Adotou-se o Protocolo de atendimento com base no Caderno de atenção Básica de Hipertensão Arterial Sistêmica de 2006 e o Caderno de Atenção Básica Diabetes Mellitus 2006; Elaboração da ficha espelho; Produção material impresso; Divulgação do projeto para a equipe; Organização das agendas de atendimento e atividades educativas.

17 Resultados Meta 1: Cadastrar 95% dos hipertensos e 95% dos Diabéticos da área de abrangência, no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde; 536 536 129 Cobertura do programa de atenção ao hipertenso e diabético na UBS 07. Uruguaiana/RS, 2014

18 Resultados Meta 2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos acompanhados na unidade de saúde; 536 128 Proporção de hipertensos e diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento

19 Resultados Meta 3: Buscar 90% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos às consultas na conforme a periodicidade recomendada Realizou-se a busca ativa de 139 usuários hipertensos e 59 usuários diabéticos, atingindo uma proporção de 100% dos usuários cadastrados no Programa Hiperdia!!!

20 Resultados Meta 4: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e/ ou diabéticos cadastrados; 112 437 Proporção de hipertensos e diabéticos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo na UBS 07. Uruguaiana/RS, 2014.

21 Resultados Meta 5: Garantir a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo; 107 417 Proporção de hipertensos e diabéticos com exames complementares em dia de acordo com o protocolo na UBS 07. Uruguaiana/RS, 2014.

22 Resultados Meta 6: Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde; 501 107 Proporção de hipertensos e diabéticos com prescrição de medicamentos da lista Hiperdia ou da Farmácia Popular na UBS 07. Uruguaiana/RS, 2014.

23 Resultados Meta 7: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos Hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde; 536 536 128 128 Proporção de hipertensos e diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia na UBS 07. Uruguaiana/RS, 2014.

24 Resultados Meta 08: Garantir avaliação odontológica a 50% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos; 95 60 Proporção de hipertensos e diabéticos com avaliação odontológica na UBS 07. Uruguaiana/RS,2014.

25 Resultados Meta 09: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável, prática de atividade física regular e riscos do tabagismo a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados; 535 Proporção de hipertensos e diabéticos com orientação sobre alimentação saudável, atividade física e riscos de tabagismo na UBS 07. Uruguaiana/RS, 2014.

26 Discussão Organização Serviço Qualidade da Atenção
Comprometimento dos usuários Fortalecimento Equipe Pratica clínica Mudança Organização Serviço Qualidade da Atenção

27 Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção
Trabalho em Equipe Planejamento e Avaliação Contínua Superação de desafios Impacto no processo Saúde doença e maior Resolutividade

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30 Muito Obrigada!!!


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