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TEMA 4 Indicadores.

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1 TEMA 4 Indicadores

2 Questão Por que eu preciso de indicadores nas organizações?

3 TÓPICOS O que é um indicador Construto e operacionalização
Atributos dos indicadores Tipos de indicadores Hierarquia de indicadores Indicadores para avaliação de desempenho.

4 O que é um indicador O indicador é um mecanismo que mede alguma coisa, tangível ou não. Entendido como resultante de um processo que permite a quantificação de uma dimensão conceitual e que, quando aplicado, produz um número. Ele é frequentemente usado para: Planejar desempenho Acompanhar e comparar o desempenho entre períodos (tendência e eficiência individual).

5 O que é um indicador Pode representar uma aproximação real ou distante daquilo que representa. Ex.: passos, quilos, minutos e metros Discussões importantes: o que medir e como medir

6 Construto e operacionalização
O princípio é a questão conceitual (usamos a palavra construto quando é complexa) Ex. Saúde financeira da empresa Sucesso do produto Sustentabilidade dos funcionários Felicidade da família

7 Construto e operacionalização
Operacionalização do conceito Ex.: lucro gerado por ano market share turnover ??? Conceito Indicador Contexto

8 Construto e operacionalização
Servem para: O planejamento e o controle. Identificar ações necessárias Desenvolver análises comparativas

9 Os atributos dos indicadores
Qualidade: demonstrar como o desempenho foi alcançado Quantidade: o que foi entregue Relevância: qual a necessidade do desempenho Oportunidade: momento em que o desempenho ocorre Velocidade: em que a atividade é desempenhada

10 Exemplo 1 2000 m2, locado por R$ 20.000/mês Preço hora:
Mensalista: R$ 5/hora Avulso: R$ 10/hora Capacidade: 150 vagas 150 x 20 x 24 = Custos de pessoal R$ : 2 caixas Supervisor Seguro e outros custos: R$ 4.000/mês Quantidade: Qualidade: quantidade obtida/quantidade capacidade = /72.000=83% preço obtido/preço padrão = 6,0/7,5 = 80% metragem por ocupação = 2000/6000 = 33% mensalistas/total: 3000/6000 = 50% acidentes por mês = 3 (*) Ignorados os impostos

11 Exemplo 2 Capacidade: 20 pães por fornada = 500g = R$ 5,00 de receita
Ingredientes ½ quilo de farinha de trigo 15 g de fermento para pão 15 g de sal 20 g de açúcar 1 colher (sopa) se margarina Custo total de materiais: R$ 3,00 Custo da mão-de-obra: R$ 2,00 Quantidade: 20 pães = 0,5 kg de pão (desperdício?) Qualidade: 18/20 = 90% de aproveitamento (não vende no prazo) Oportunidade: café da manhã (disponível até 7:00h) Velocidade: minutos para ficar pronto (*) Ignorados os impostos

12 Tipos de indicadores Quanto ao impacto Estratégicos Operacionais
Da unidade e Do indivíduo Hierarquia quanto a grupo de indicadores Quanto às caracteristicas Lead & leag Monetários e não monetários Internos e externos Reais e planejados

13 Tipos de indicadores Estrutura para os indicadores
Nome pelo qual devem ser claramente identificados. Elemento estratégico a ser avaliado. Propósito. Método de coleta de dados. “Dono” da métrica. Targets e tolerâncias Comunicação. Momentos de revisão. Custo de se avaliar desempenho. Nível de confiança. Outros efeitos.

14 Variável latente: reflexivos X formativos
Álcool no sangue Nível de embriaguez Copos de vinho Latas de cerveja Doses de vodka Doses de whisky Teste de bafômetro Teste para tempo de reação física Tempo para término de teste de memória Variáveis observadas e não, necessariamente, correlacionadas Variáveis observadas e correlacionadas Slide cedido pelo professor Diogenes de Souza Bido

15 Questão Por que eu preciso de indicadores nas organizações?


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