A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE

2 PROGRAMA DE FORMAÇÃO POR
COMPETÊNCIA EM EQUIDEOCULTURA

3 EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO RURAL NO BRASIL
Por evolução do mercado de trabalho se entende basicamente a mudança na base técnica da produção. É um processo que ganha dimensão nacional com a introdução de máquinas, de elementos químicos (fertilizantes, defensivos etc.), mudanças de ferramentas, culturas ou novas variedades. É uma mudança na base técnica que transforma a atividade artesanal do trabalhador, numa atividade moderna, intensiva, mecanizada, enfim, numa nova maneira de produzir.

4 MERCADO DE TRABALHO Formação por Competências
Grandes Tendências Globais Aprendizagem centrada na pessoa e na sua atuação na sociedade como agente social. Necessidade de Profissionais Diferenciados Novo tipo de Aprendizagem

5 COMPETÊNCIAS As competências pressupõem o agir em determinada situação, mobilizando de forma integrada os conhecimentos, as atitudes e os procedimentos. COGNITIVA - capacidade de percepção do que está acontecendo, avaliar a situação, discernir e identificar o que precisa ser feito. ATITUDINAL - capacidades de saber ser/conviver, o que implica assumir posturas em relação ao próprio desenvolvimento e assumir posturas na relação com as outras pessoas. OPERACIONAL - capacidade de aplicação de um saber na prática, de se colocar em movimento frente a uma necessidade.

6 Formação por Competência
OBJETIVO Preparar jovens, trabalhadores e produtores rurais para desenvolver competência técnica, profissional e de gestão, bem como competências gerais e habilidades interpessoais.

7 O PARTICIPANTE - Jovens do Ensino Médio, de Escola Agrotécnica,
com vínculo no meio rural. - Trabalhadores e Produtores Rurais, mínimo 18 anos É sujeito da produção do saber; Precisa ter mais consciência de seu papel na sociedade, de como afeta e é afetado por ela, para que possa fazer escolhas mais responsáveis de atuação no meio em que vive; Aprende por necessidade. Busca soluções se tem um problema. Enquanto a necessidade não surge, não há porque mover-se para aprender; Cada pessoa é constantemente construída nas e a partir das relações que estabelece com outras pessoas; Deve relacionar o conteúdo em estudo com a sua realidade, sua prática

8 MÉTODO Participante: centro do processo – importante perguntar
O ensino é planejado por intermédio de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, Método Participativo Todos podem desenvolver seus talentos, em sintonia com seu desejo de ser A experiência vivida de cada um e a consciência dela é que fundamenta todo o processo de aprendizagem O aprendizado é um processo que demanda uma constante resolução de conflitos.

9 O CONTEÚDO Só fará sentido se for capaz de estabelecer relações, vínculos entre os participantes e a realidade em que vivem, de modo a perceber em que medida este conteúdo se relaciona com sua prática cotidiana, perguntando-se: o que isto tem a ver comigo? Deste modo, o indivíduo desenvolve a capacidade de empreender uma busca de alternativas para o passo que deseja dar.

10 COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
Conjunto identificável e avaliável de conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser e conviver) que, mobilizados, permitam desempenho autônomo e eficaz no campo de atuação profissional.

11 Abrangência da Competência Profissional
Competências Básicas Competências Específicas Competências de Gestão

12 COMPETÊNCIA GERAL É representada pelo objetivo-chave da qualificação. Expressa, de forma global, as funções principais que caracterizam a qualificação profissional e as capacidades que permitem exercê-las de modo eficaz. Pode ser definida com uma ou mais frases.

13 UNIDADE DE COMPETÊNCIA
Decorre da Competência Geral, explicitando as grandes funções requeridas para o desempenho profissional. Cada Unidade de Competência representa uma parte significativa do desempenho profissional, gerando produtos ou serviços.

14 ELEMENTO DE COMPETÊNCIA (Atividade)
Decorre da Unidade de Competência e descreve as atividades profissionais que os profissionais devem ser capazes de realizar, explicitando os resultados esperados.

15 PADRÃO DE COMPETÊNCIA É o referencial que indica a qualidade do desempenho de cada Elemento de Competência. Permite verificar se o profissional alcança ou não o resultado descrito no Elemento de Competência.

16 ATUAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO SETORIAL
EQUIDEOCULTURA

17 PERFIL PROFISSIONAL Descrição pormenorizada das competências profissionais; Referência para a elaboração de estratégias educacionais de formação e avaliação; Descrição do que é idealmente necessário saber realizar para o exercício da ocupação escolhida; Referencial para o desenvolvimento profissional; Indica competência ou não para atuação no ambiente de trabalho.

18 Questões O que fazem esses profissionais que estão no mercado de trabalho rural? O que esses profissionais deveriam fazer? O que eles farão no futuro?

19 A - Fatores tecnológicos e organizativos do campo profissional
Inovações tecnológicas - métodos e ou sistemas de trabalho Novos meios de produção (máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos e material Novas técnicas de controle de qualidade e análise Novos procedimentos de manutenção e reparação Mudanças na organização do trabalho Mudanças na legislação – segurança, meio ambiente, qualidade e ou identidade

20 B – Mudanças ocorridas no campo profissional
1- Atividades que: tendem a se tornar mais importantes tendem a perder a importância tendem a desaparecer 2- Atividades novas

21 Obrigada! Mírian Rocha Sônia Rodrigues


Carregar ppt "FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google