Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Como implantar a pascom
Andréia Gripp
2
Como organizar a PASCOM?
Um documento fundamental: Documento da CNBB 99 Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil
3
Diretório de Comunicação, 244
“A Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. “ Diretório de Comunicação, 244 A PASCOM perpassa, pela própria razão de ser, as ações das demais pastorais, animando-as e colocando-se a serviço, tendo como referencial programático a Pastoral de Conjunto.
4
Entendendo o sentido das palavras:
1. Pastoral 2. Comunicação
5
O que é pastoral? O significado da palavra está ligada à imagem do “Bom Pastor”. (Jo 10, 1-21). O Pastor entra pela porta Conhece as ovelhas e sua voz Se identifica com a porta Caminha à frente Dá a sua vida pelas ovelhas Vai a procura de outras ovelhas que ainda não estão no redil
6
Características do bom “Pastor”.
Zelo. Amor. Compreensão Indica caminhos Orienta para a liberdade Incentiva para iniciativas Coloca-se a serviço Proteje. Poder. Interesse. Lucro Não se dispõe para servir. Rouba Não dá sua vida Proteje a sua vida Caracteísticas de quem não é “Pastor”.
7
Pastoral é toda a ação que muda o modo de pensar, de ver e de agir de quem a exerce e de quem está sendo pastoreado pelo anúncio da Palavra do Reino de Deus É pautar as ações a exemplo do Bom Pastor, que dá a sua vida pelas ovelhas, no amor, no serviço, com justiça e liberdade para todos É continuar a missão de Jesus anunciando o Reino de Deus.
8
O que é comunicação? A comunicação faz parte da vida do homem, ela é elemento constitutivo da condição humana E o Documento de Puebla diz: “a comunicação, como ato social vital, nasce com o próprio homem” Portanto, a comunicação é uma realidade humana e uma necessidade social.
9
Uma realidade abrangente e complexa
COMUNICAÇÃO Uma realidade abrangente e complexa Do ponto de vista cristão, a comunicação é autêntica quando é encarnada na realidade humana e constrói proximidade com o outro. Assim, as maiores possibilidades de comunicação traduzir-se-ão em novas oportunidades de encontro e de solidariedade entre todos. (n.14)
10
Comunicação É tornar comum É particiar É conviver
= Comum + ação Comunicação É tornar comum É particiar É conviver Comunicatio = comum Partilha Participação Relação
11
Modelos de comnicação 1. Visão linear da comunicação
Comunicador Transmissor Canal Receptor Destinatário O conceito de comunicação linear, vertical e autoritório é o mais antigo, o mais difundido e o mais vivenciado pela humanidade Dinâmica
12
2. Comunicação dialógica, circular
A comunicação dialógica é circular, dinâmica, criativa e livre. Provoca igualdade, amor, justiça e gratidão Interação entre: fonte, emissor, mensagem, canal, receptor Dinâmica
13
Setor da PASCOM Diocesana
Bispo Diocesano e Coord. da PASCOM Estratégias Pautar reuniões sistemáticas com os coordenadores paroquiais da PASCOM Desenvolver a espiritualidade do comunicador cristão a partir dos fundamentos teológicos e bíblicos Criar uma equipe de Pastoral da Comunicação
14
Promover encontros com representantes das pastorais paroquias para uma comunicação mais eficiente e contextualizada entre as pastorais da paróquia Articular e divulgar o Dia Mundial das Comunicações nas paróquias, nos meios de comunicação, nos boletins de bairro Manter atual o site da Diocese Produzir o boletim impresso da Diocese
15
Promover cursos de comunicação.
Capacitar as catequistas a integrar recursos como músicas, vídeos, teatro, TV, internet e outras linguagens da comunicação para que possam realizar seus encontros de catequese a partir da cultura da comunicação Incluir nos encontros de catequese, a análise das mensagens produzidas pelos meios massivos de comunicação
16
A implantação da Pascom
1º Passo: Planejamento
17
Características do planejamento
Participativo Democrático Dialógico Planejamento integrado As várias pastorais estejam interligadas com a comunicação Interligar com o planejamento da Diocese, da paróquia
18
Áreas de atuação da Pascom
Comunicação interna: se desenvolve por um processo amplo e diferenciado de relações participativas, que se articulam em níveis, meios e processos variados. Essa comunicação envolve bispos, presbíteros, comunidades, pastorais, organismos, conselhos, assembleias e demais processos comunicacionais da Igreja
19
Áreas de atuação da Pascom
Comunicação externa: a Pascom envolve também os meios de comunicação social, a relação com os profissionais e os serviços oferecidos por eles no seu bairro. Lembramos: todas essas ações só terão êxito se formuladas e executadas por uma equipe coesa e articulada. A espiritualidade do comunicador é fator essencial.
20
Setor da PASCOM paroquial
O Vigário é o primeiro resposável pela PASCOM Um coord. da PASCOM Estratégias Pautar reuniões sistemáticas com os coordenadores paroquiais da PASCOM Desenvolver a espiritualidade do comunicador cristão a partir dos fundamentos teológicos e bíblicos
21
Criar espaços de acolhida na paróquia ou comunidade para que a igreja, templo, salões sejam o exercício criativo da comunicação Colaborar com as demais pastorais na produção de mensagens e no uso de recursos de comunicação Integrar a juventude nas atividades de comunicação
22
Promover encontros com representantes das pastorais da paroquia para uma comunicação mais eficiente e contextualizada entre as pastorais da paróquia Promover cursos de comunicação, comunicação na catequese, comunicação na liturgia, comunicação de cantos Criar espaços de acolhida na paróquia ou comunidade para que a igreja, templo, salões sejam o exercício criativo da comunicação
23
Encontrar talentos Organizar uma equipe com pessoas qualificadas na área ou não, mas comprometidas com a comunicação e envolvidas com a Palavra de Deus; Fazer levantamento dos recursos humanos, físicos e econômicos já existentes no regional, nas dioceses, nas paróquias, na comunidade e no bairro A PASCOM é ação organizada, em diversos níveis com a comunidade, paróquia, vicariato, diocese, regional.
24
Projeto da Pascom Após estruturar um equipe (mesmo que seja uma dupla, ou um trio, de incício), será preciso definir as estratégias e setores. Depois, é necessário a construção de um plano, que deve levar em conta alguns pontos essenciais.
25
Pontos essenciais do projeto:
Análise da realidade Obstáculos Levantamento das necessidades Identificação das prioridades Justificativa/Objetivo Atividades Estratégias Datas e prazos: curto prazo, médio prazo, longo prazo Recursos humanos, materiais e financeiros
26
Eixos da Pascom 1. Formação 2. Articulação 3. Produção
4. Espiritualidade
27
Fontes: Estes slides têm como fonte material formativo oferecido pela Pascom Nacional .
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.