A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deepak Nayyar: A corrida pelo crescimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deepak Nayyar: A corrida pelo crescimento"— Transcrição da apresentação:

1 Deepak Nayyar: A corrida pelo crescimento
Ronaldo Fiani Instituto de Economia da UFRJ

2 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Nayyar utiliza diferentes fontes de dados para a sua análise quanto à existência de um processo de convergência que envolva os continentes dos países não desenvolvidos. Especificamente África, Ásia, América Latina e Leste Europeu + antiga URSS.

3 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Por países desenvolvidos, ele considera: América do Norte, Europa Ocidental, Japão e Oceania. Esta forma de observar as séries históricas, por continentes, vai iluminar aspectos regionais importantes, ainda que este não pareça ser o objetivo de Nayyar.

4 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Ele inicia com o Maddison Projetc Database. Os dados podem ser acessados em: project/home.htm

5 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Inicialmente trabalha com dólares de Mais tarde, também com dados correntes do PIB e da taxa de câmbio em relação ao dólar.

6 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Logo de início, distingue dois períodos no comportamento das séries históricas:

7 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
e Ele prefere encerrar a análise em 2008 porque, na sua opinião, a crise subsequente distorce os resultados em termos de tendências de desenvolvimento.

8 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Entre 1950 e 1980 o aumento da participação dos países em desenvolvimento no PIB global teria se dado às custas dos países industrializados e do Leste Europeu, incluindo a antiga URSS

9

10 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
O primeiro período ( ) coincidiu com a chamada “Era Dourada” (Golden Age) do crescimento nos países industrializados, o que reduziu o crescimento da participação no PIB global dos países em desenvolvimento.

11 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Mas o processo se acelera expressivamente a partir dos ano 1990, essencialmente em função do crescimento da participação do PIB da Ásia.

12 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Ao mesmo tempo, a América Latina retrocede em relação aos ganhos obtidos no período Enquanto que a participação da África permanece praticamente estagnada ao longo de todo o período.

13 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
A esse respeito, Nayyar observa que:

14 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
“Dada a distribuição assimétrica da produção e da população no mundo, não é de admirar que essa mudança profunda não tenha contido a divergência da renda per capita, que continuou a evoluir, ainda que não no mesmo ritmo do passado” (p. 90).

15 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Ou seja, não basta crescer o PIB para produzir um processo de convergência: é preciso um crescimento compatível com a distribuição da população no mundo.

16 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Isso chama a atenção para uma questão frequentemente ignorada pelos economistas que tratam do problema do desenvolvimento: a questão demográfica. Isso é tão mais curioso, uma ver que os economistas se preocupam com o desenvolvimento para, em princípio, aumentar o bem estar das pessoas.

17 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Em seguida Nayyar compara o PIB per capita do conjunto dos países industrializados com o PIB per capita do Leste Europeu, da antiga URSS e dos países em desenvolvimento e suas regiões.

18 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Não devemos esquecer na comparação que os anos são a “Era Dourada” de crescimento dos países capitalistas.

19 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Entre 1950 e 1980, como percentagem do PIB per capita dos países industrializados, o PIB per capita da América Latina caiu de 45% para 36%.

20 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Não houve divergência no PIB per capita do Leste Europeu, e ela foi modesta no PIB per capita da URSS.

21 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
O rápido crescimento populacional do mundo em desenvolvimento significou que a divergência na renda per capita aumentou de forma generalizada, de forma mais grave na América Latina e a África e menos na Ásia.

22 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Nayyar especula (p. 91) que isso teria sido em grande medida provocado pelo crescimento populacional, e que o efeito teria sido menor na Ásia por esta já possuir uma população muito elevada. Contudo, a transformação mais radical viria no período seguinte.

23 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Como explica Nayyar, no período a participação dos países em desenvolvimento na população mundia aumentou de 74% para 81%. Contudo, a participação destes países no PIB global aumentou significativamente mais, passando de 32% para 49%.

24 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Ao mesmo tempo, a participação dos países industrializados na população mundial passou de 17% para 13%. E sua participação no PIB mundial passou de 56% para 44%.

25 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Transcrevo de Nayyar: “Dois terços do aumento da participação dos países em desenvolvimento no PIB mundial deram- se à custa dos países industrializados,...

26 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
... enquanto o terço restante ficou por conta do Leste Europeu e da antiga URSS, onde o desempenho econômico revelou-se claramente pior depois do colapso do comunismo, já que houve uma contração acentuada da produção durante os primeiros anos de transição” (p. 91).

27 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Isso sugeriria uma tendência clara de convergência a partir dos anos 1980, exceto pelos antigos países socialistas. Mas o quadro muda muito quando olhamos os continentes separadamente.

28 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Vemos na tabela a seguir que no período entre 1980 e 2008, como percentagem do PIB per capita dos países industrializados, o PIB per capita da América Latina caiu de 36% para 28%.

29 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
O PIB per capita da África como proporção do PIB dos países desenvolvidos se reduziu de 10% para 7%.

30 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Enquanto isso, o da PIB per capita da Ásia como proporção do PIB dos países desenvolvidos aumentou de 10% para quase 20%.

31 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
Esta mudança não deve ser minimizada. É o crescimento do PIB da Ásia como proporção do PIB dos países desenvolvidos que “puxa” o PIB dos países em desenvolvimento como proporção do PIB dos países desenvolvidos.

32 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
E isso em um momento em que África e América Latina vão mal. O PIB per capita da África como proporção do PIB dos países desenvolvidos em 2008 é 44% da mesma proporção em 1950!

33 Nayyar: Fim da divergência, primórdios da convergência?
E o PIB per capita da A. Latina como proporção do PIB dos países desenvolvidos em 2008 é 62% da mesma proporção em 1950.

34

35 Ronaldo Fiani Muito obrigado


Carregar ppt "Deepak Nayyar: A corrida pelo crescimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google