A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)"— Transcrição da apresentação:

1 INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora) Débora Maria Valverde da Silva Sandra Lucia Pita de Oliveira Pereira – SEC/BA/CEMITEC –

2 O EMITEC Ensino Médio com Intermediação Tecnológica.
Portaria nº 424/2011 de 21 de janeiro de 2011, Funcionamento desde 2008 Áreas rurais e longuíquas da Bahia que não possuem ensino médio público. Aulas ao vivo via satélite (Software IPTV). CEMITEC – Centro de Referência em 2016. Premio Tecnologia Social. Link:

3 Espaços de Aprendizagem/Aula: Exposição de Conteúdos (60 a 50’);
Professoras: GRAÇA REGINA MATIAS DÉBORA VALVERDE O EMITEC Espaços de Aprendizagem/Aula: Exposição de Conteúdos (60 a 50’); Produção (20 a 10’); Interatividade (10’). Temáticas Norteadoras/Unidade. Atividade Dirigidas e Culminância/Unidade.

4 OBJETIVOS Socializar algumas experiências realizadas nas disciplinas da área de Ciências da Natureza, durante as aulas do EMITEC/BA. Demonstrar as possibilidades de inclusão de práticas pedagógicas educativas no ensino de Biologia e Química, na modalidade EaD, respeitando o currículo do ensino médio da educação básica, utilizando-se para isso processos tecnológicos utilizados no Programa EMITEC/BA.

5 Tela de acesso ao ambiente virtual do EMITEC
METODOLOGIA Atividades descritivas, análise documental e observações gravadas em áudio e vídeo, sequências didáticas e roteiros de aula para o desenvolvimento das atividades. Ferramentas usuais no Ensino a Distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Tela de acesso ao ambiente virtual do EMITEC

6 JUSTIFICATIVA/ MOTIVAÇÃO
Desafio: tornar o ensino das disciplinas de Ciências da natureza prazeroso e instigante sendo capaz de desenvolver no aluno o saber científico. Contextualização: ícone direcionador para elaboração das aulas do programa Ensino Médio com intermediação Tecnológica – EMITEC.

7 PRÁTICAS EXITOSAS: VÍDEOS
Tema: “Tecnologia em minha vida” Tarefa: Produção de Vídeos educativos Culminância: “Exposição Cultural” Conteúdos: Interação Homem e Natureza Turmas: 2º ano (Mat/Vesp/Not)/2015 Recursos: uso de computadores, celulares , tabletes, dentre outros.

8 PRÁTICAS EXITOSAS: PARODIAS
Tema: “Bahia: um olhar sobre nós mesmos” Tarefa: Construção de paródias. Conteúdos: Zoologia dos Invertebrados. Turmas: 2º ano (Mat/Vesp/Not)/2016 Recursos: Vídeos, aula externa, pesquisa bibliográficos.

9

10 PRÁTICAS EXITOSAS diversas
Bingo, Redes Sociais, Simuladores.

11 PRÁTICAS EXITOSAS diversas
Experimentos de Ciências da Natureza, aulas Interdisciplinares.

12 PRÁTICAS EXITOSAS diversas
História em quadrinhos. Júri simulado. Pesquisa de campo. Entrevistas. Análise fílmica. Construção de modelos atômicos e anatômicos com material reciclado.

13 Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e Práticas.

14 Considerações finais A diversificação das práticas escolares na EaD deixa as atividades mais prazerosas e de ser centradas em ações rotineiras e conteudista a utilizarem estratégias motivadoras e lúdicas que valorizem o saber científico, convidando o estudante a buscar mais informações além daquelas apresentadas em sala de aula. Sendo assim, os relatos aqui apresentados são relevantes como mecanismo de promoção do conhecimento, como também de desenvolver práticas para educação na área de Ciências Naturais e suas Tecnologias.

15 Considerações finais Sabendo-se da importância da aprendizagem significativa para a educação básica, percebe-se a relevância do trabalho descrito, não apenas como estratégia de diversificação das aulas, mas como uma ferramenta de educação para, atingindo os alunos, levá-los a atuar como agente multiplicador dessa ação dentro da sua comunidade, propiciando um aprendizado significativo, revelando mais uma ação eficaz para a garantia do exercício pleno para a efetiva cidadania.

16 referencias BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília:MEC, 1996. BAZZO, V. L. Para onde vão as licenciaturas?: a formação de professores e as políticas públicas. Educação. Santa Maria, RS, v. 25, n. 1, p , 2000. BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC. v. 2. , 2006. FERREIRA, Graça Regina; LIMA, Mônica Moreau; JESUS, Rosana Sales. Uso de Paródias no Ensino e Aprendizagem em Biologia. [51 -63] Capítulo de Livro. In: SANTOS, Letícia Machado dos (Org.) Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas. Volume 01. Prefácio KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia 4. ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2005.


Carregar ppt "INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google