A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fauvismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fauvismo."— Transcrição da apresentação:

1 Fauvismo

2 Fauvismo O Fauvismo (feras selvagens) foi um movimento de curta duração, na passagem do Século 19 para o Século 20 Teve como líder incontestável Henri Matisse, contando também com a participação de outros grandes artistas, entre eles, André Derain, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy, Georges Braquese, Henri Manguin, Albert Marquet, Jean Puy, Emile Othon Friesz.

3 Fauvismo Assim como o Expressionismo, há predomínio das cores intensas e distorções ousadas. Fauves (selvagens) no sentido de libertação e experimento. Cores puras, sem misturá-las. - Equilíbrio novo e radical em Matisse, seu principal líder.

4 Henry Matisse - Harmonia em vermelho

5 Matisse Henri

6 História: o início Nasceu em 1869, na França.
Em 1887, entrou para a Universidade de Paris para estudar Direito. Em 1890, comprou uma caixa de tintas e um livro “Manual Geral de Pintura e Óleo de Goupil”. Em 1892 Matisse chegou a Paris para estudar Arte.

7 História: o início École des Beaux-Arts Professor Gustavo Moreau
Grande influência pelo artista Paul Cézanne.

8 História: a dificuldade
Sustentava-se pela mesada dos pais Sua mulher abriu uma loja de artigo para chapéus Seus filhos tiveram de ser enviados para a casa de outros parentes

9 História:reconhecimento
Por volta de 1908, Matisse teve sua primeira exposição exclusiva fora do país. Aconteceu na galeria de Alfred Stieglitz na 5th Ave. em NY. Em 1908, foi professor de artes em um pequeno estúdio. Matisse tornou-se capaz de adquirir uma boa casa, pois estava atraindo um numero gratificante de compradores ricos.

10 Características Arte tranqüila, harmoniosa e agradável.
Um dos fundadores da Arte Moderna. Atirou-se em várias direções; experimentando novas técnicas e estilos. Do Impressionismo até a Arte Abstrata.

11 Fauvismo Os Fauvistas rejeitaram o império da forma, ditado pela academia, o conceito de luminosidade dos impressionistas, passando a usar a cor como fator primordial da pintura e levando-a às últimas conseqüências, resultando daí quadros tão bonitos quanto artificiais.

12 Principais Obras Luxo, Calma e Volúpia (1904) - O quadro pertence à uma das primeiras fases de Matisse, ainda fortemente influenciado pelo neo-impressionismo.

13 Principais Obras A Janela Aberta (1905) - Exposto no Salão de Outono, que deu origem ao nome "fauvismo"

14 Principais Obras Madame Matisse (1905) - O abandono do uso naturalista da cor. O quadro também é conhecido como "Retrato com Listra Verde".

15 Principais Obras A Dança ( ) - Uma das realizações mais notáveis de Matisse, que expressa vigor e leveza ao mesmo tempo.

16 Principais Obras Interior vermelho (1947) - Um dos mais expressivos dos inúmeros quadros com cenas de interiores de casas pintadas por Matisse.

17 Principais Obras Jazz (1947) - Série de 20 gravuras feitas em papel recortado, técnica que marcaria os últimos trabalhos do artista.


Carregar ppt "Fauvismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google