A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão 3- para a Avaliação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão 3- para a Avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão 3- para a Avaliação
VOZES VERBAIS

2 1- Indique em que voz verbal se encontram os verbos das seguintes frases:
A prova será adiada. Reformam-se roupas. As aulas deverão ser ministradas pelo professor Eduardo Pontes. Os deuses castigam os fracos. Os jornais são impressos em máquinas estrangeiras. Nos chalés da Praia Dourada confeccionam-se artesanatos. O gorila comeu a banana. Vende-se carro. A vidraça foi quebrada pelo ladrão. A menina olhou-se no espelho. Todos se parabenizaram pelo evento.

3 2- Passe as frases da voz ativa para a passiva analítica:
Contei uma linda história para as crianças dormirem. Toda manhã, Joana recolhe as roupas do varal. A empresa concedeu um aumento salarial aos funcionários. Pedro lê muitos livros todos os anos. Os agricultores queimaram toda a safra de soja deste ano. Os telespectadores assistiram à novela. O médico atendeu o doente. A criança estragou o computador dos pais. A professora aplicou a prova de português. Os internos farão os exames. Deus acolhe os fiéis.

4 3- Passe para a voz ativa:
As moças foram enganadas pelos impostos. O navio foi abandonado no cais pelo comandante. As flores foram compradas pelo namorado. Uma nova peça será encenada por aquele grupo. Um novo atleta será escalado pelo treinador. O sapato é vendido pela vendedora. A clínica foi fechada pelo empresário. A mochila é carregada pelo aluno. A casa é arrumada pela empregada. O filho foi repreendido pela mãe. O ônibus foi comprado pelo motorista.

5 4- As frases seguintes estão na voz passiva sintética
4- As frases seguintes estão na voz passiva sintética. Passe-as para a Passiva Analítica: Afinam-se os pianos. Efetuou-se a compra do imóvel. Não se corrigirão as provas. Compram-se livros. Venderam-se casas. Arruma-se a roupa. Confeccionaram-se os bolos de aniversário. Fizeram-se os trabalhos esta manhã. Vendem-se roupas e sapatos. Atingiu-se o limite da internet.

6 5- Identifique a frase em que o verbo está na voz reflexiva:
Vendem-se casas. Mila admira-se muito. Precisa-se de empregadas. Advertiram-se os empregados. 6- Assinale a frase que têm sentido passivo: O atleta foi estrondosamente aclamado. Que exercício tão fácil de resolver! Fizeram-se apenas os reparos mais urgentes. Entreolharam-se agressivamente os dois competidores.

7 7- Transpondo para a voz passiva a oração “Os colegas a estimavam por suas boas qualidades”, obtém-se a forma verbal: Eram estimadas. Tinham estimada. Fora estimada. Era estimada. É estimada. 8- “Explicou que aprendera aquilo de novo.” Transpondo essa oração para a voz passiva, temos a seguinte forma verbal: Tinha sido aprendida. Fora aprendido. Tinha aprendido. Aprenderia.

8 9- Transpondo para a voz passiva a frase: “A assembleia aplaude com vigor o candidato”, obtém-se a forma verbal: Foi aplaudido. É aplaudido. Era aplaudido. Será aplaudido. 10- A frase: “Amanhã, sairemos de casa bem cedo”, está na voz: Passiva sintética. Passiva analítica. Reflexiva. Ativa.

9 11- Indique em que voz verbal se encontram as frases abaixo:
Joana convidou o amigo para o cinema. Quebram-se espelhos. O Brasil foi descoberto pelos portugueses. Os colegas brigaram entre si. Vendem-se televisões. As máquinas foram consertadas. O garçom trouxe a conta. A sala foi modificada pela mulher. A blusa será vendida. Aquece-se o ambiente. A menina penteava-se por horas.

10 l) O animal feriu-se na grade.
m) A lâmpada ilumina o ambiente. n) O aluno conversa o tempo todo. o) O professor ficou bravo. p) A maçã foi comprada pela empregada. q) Lavam-se as cortinas. r) Planta-se árvore. s) A casa foi pintada pelo homem. t) O garoto desligou o rádio. u) O casal se amava profundamente. v) A aula foi dada pelo mestre.


Carregar ppt "Revisão 3- para a Avaliação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google