A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contra as pobrezas, agir juntos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contra as pobrezas, agir juntos"— Transcrição da apresentação:

1 Contra as pobrezas, agir juntos
III Parte – Textos de Vicente de Paulo Cristiane Nogueira – CC Sorocaba Jundiaí, 08 de outubro de 2016

2 “ A Espiritualidade Vicentina é uma Espiritualidade que emerge do contato com os Pobres”. “Os pobres são nossos mestre e senhores”.

3 1. A mensagem de Vicente de Paulo Estima-se que Vicente de Paulo escreveu mais de 30 mil carta, porém não se ocupou em deixar um ensaio de síntese de sua espiritualidade. As palavras de S. Vicente de Paulo são simples, apaixonada, vibrante de sentimento e de vida.

4 2. Amor efetivo A importância do amor efetivo: “Amemos a Deus, meus irmão, amemos a DEUS, mas que isso seja à custa dos nossos braços e que isto seja com o suor dos nossos rostos” “Toda nossa obra consiste de ação”. Chamados a seguir e imitar Jesus Cristo: “...da mesma maneira que ele sofreu, isto é, com paciência e silêncio, e inclusive com alegria e entusiasmo...” Revestir-se de Jesus Cristo: “ Por isso, é preciso esvaziar-se de si mesmo e revestir-se de Jesus Cristo”

5 3. Instrumento do amor imenso e paternal de DEUS Viver a Caridade é uma maneira de amar a DEUS na pessoa dos Pobres. “ A Caridade é uma obrigação.. Por isso aquele que ama seu próximo cumpre perfeitamente a lei” – POR AMOR A DEUS “Senhor se estivésseis em meu lugar, que fareis nesta ocasião?”

6 4. A Caridade de Jesus Configurar-se a Jesus Cristo: vivenciar a totalidade, ou quanto mais possível, a espiritualidade deixada por Jesus Cristo, segundo seu próprio espírito. Jesus, modelo de Caridade: Caridade ativa Viver em Jesus Cristo: temos que ser (viver e morrer) como Jesus Cristo

7 5. A Caridade começa com a experiência comunitária Em comunidade é que se realizada a vivência da Caridade. “Como vamos praticar a Caridade para com os pobres, se não a possuímos entre nós?” A caridade começa dentro de uma comunidade. Ela deve ser manifestada, em primeiro lugar com as pessoas com as quais convivemos. Reunião – Oração – Visita

8 6. “ Foi a Caridade....” Mas cego é, também, o Pobre que, mergulhado na injustiça e vítima dela, não vê como sair dessa situação e chega a se cegar, quando pensa que sempre foi assim, assim será sempre. “Mesmo que DEUS permita que vocês, missionários, passem necessidade quando vocês estão prestando serviço para os Pobres nas aldeias, mesmo que precisem encontrar recursos para viver, ou até mesmo que alguns de sejam obrigados a mendigar seu pão, ou deitar-se em qualquer lugar, com as roupas esfarrapadas e passando frio, e que, neste situação, alguma pessoa olhasse para vocês e viessem a perguntar: Pobre Padre da Missão, oq eu foi que te reduziu a esta situação tão extrema?; Que felicidade, Senhores, se vocês pudesses responder: Foi a Caridade!”

9 7. Evangelização é ação integral “ A evangelização dos Pobres é um serviço tão importante que foi, por excelência, o ofício do Filho de DEUS...Que todos se dediquem ao cuidado dos Pobres”. Assistência eficaz

10 8. Os Pobres de Deus O Pobre algumas vezes não tem aparência de ser humano, como Jesus quase não tinha a caminho do calvário. Medalha de duas faces, explica S. Vicente: de um lado pessoa desfigurada pela miséria e pela pobreza. Dou outro lado pelos olhos do “coração” reconhecemos neles a imagem do DEUS Sofredor. “Mas virais a medalha e vereis pelas luzes da fé que o Filho de DEUS, que quis ser Pobre, nos é representado por estes Pobres...”

11 9. Os Pobres: Senhor e Mestres Os Pobres são proprietários da Igreja
9. Os Pobres: Senhor e Mestres Os Pobres são proprietários da Igreja. “É melhor estar a serviço dos mais Pobres...pois, é essa gente que nos abrirá as portas do paraíso”. “ Deus ama os Pobres e por consequência ama aqueles que amam os Pobres; pois quando se ama alguém, tem- se amizade por seus amigos e por seus servos.” “Somos enviados para evangelizar os Pobres!”

12 10. A vida de Oração Comunicação com Nosso Senhor: Oração. Pedir auxílio de Nosso Senhor através da oração. Vida Interior: Fazer com que Jesus Cristo reine em nós

13 Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo


Carregar ppt "Contra as pobrezas, agir juntos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google