A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 – conceitos básicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 – conceitos básicos"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 – conceitos básicos
Alexandre Martuscelli Faria Lexcenter

2 informática

3 Aplicativos/Utilitários
Hardware x software Hardware Sistema Operacional Aplicativos/Utilitários Software Usuário

4 Hardware

5 Processamento de dados
CPU (Unidade central de processamento). Processadores usuais: Intel Core 2 Duo, Intel Core I7, AMD Athlon X2, AMD Phenom II.

6 Unidades de medida Base binária: armazenamento de dados na forma de 0 e 1. Bit (b): menor unidade de informação, podendo assumir valor 0 ou 1. Byte (B): sequência de 8 bits, que armazena a informação de um caractere.

7 Unidades de medida Múltiplos de bit e byte: kb, kB, Mb, MB, Gb, GB, Tb, TB. Fator de multiplicidade 1024 (base binária). Hertz (Hz): unidade representativa de velocidade de processamento, “ciclos por segundo”. Múltiplos de Hertz: kHz, MHz, GHz, THz. Fator de multiplicidade 1000 (base decimal).

8 Memória ram Memória RAM (Memória de acesso randômico): ativa enquanto o computador estiver ligado. Deve ser salva. Capacidade de armazenamento de 1GB a 8GB. Memória estática (SRAM): rápidas, armazenam até 1024kB (1 MB). Utilizada como cache. Memória dinâmica (DRAM): lentas, armazenam grande quantidade de dados (4 a 32 MB). MRAM (memória magnetoresistiva): armazena dados por longo tempo, mesmo sem energia elétrica. Apresenta baixa capacidade de armazenamento.

9 Memória rOM Read-Only Memory (Memória de apenas leitura): armazenamento permanente de dados. CD-Rom, DVD-Rom.

10 Memórias externas Dispositivos que se utilizam de portas USB ou encaixe para conexão ao computador. Exemplos: pen drives, HDs externos, CDs e DVDs. Taxa de armazenamento e de transferência de dados elevada, dependente do modelo.

11 Memória cache Área especial que contém os dados recentes do HD.
Semelhante à memória RAM, porém mais rápida, e que armazena os dados mais utilizados pelo processador. Sem a memória Cache, o desempenho do computador se limitaria à RAM, e, consequentemente, mais lento.

12 Disco rígido (HD) Disco de grande capacidade, de armazenamento permanente. Lento acesso, mas não há perda de informação mesmo com o desligamento da máquina. Capacidade de armazenamento varia atualmente de 250 GB a 3 TB. Necessita de interfaces de controle: IDE (Integrated Drive Electronics), SATA (Serial ATA), SCSI (Small Computer System Interface).

13 exercícios Um computador tem a seguinte configuração: Core i7-2630QM, 16GB de RAM, 1,5TB. A respeito desse computador, assinale a alternativa correta: a) O computador possui 1,5TB de memória primária. b) O computador possui 16GB de memória secundária. c) A Webcam e o teclado do computador são dispositivos de saída. d) O monitor do computador é um dispositivo de entrada. e) A informação Core i7-2630QM refere-se ao processador.

14 exercícios Um computador tem a seguinte configuração: Core i7-2630QM, 16GB de RAM, 1,5TB. A respeito desse computador, assinale a alternativa correta: a) O computador possui 1,5TB de memória primária. b) O computador possui 16GB de memória secundária. c) A Webcam e o teclado do computador são dispositivos de saída. d) O monitor do computador é um dispositivo de entrada. e) A informação Core i7-2630QM refere-se ao processador.

15 exercícios Analise a especificação a seguir: computador HP All In One 23-b010br com Intel Core i3 4GB 1TB LED 23” Windows 8. A citação 4GB faz referência ao seguinte tipo de memória: a) FLASH. b) PENDRIVE. c) VIRTUAL. d) RAM. e) CACHE.

16 exercícios Analise a especificação a seguir: computador HP All In One 23-b010br com Intel Core i3 4GB 1TB LED 23” Windows 8. A citação 4GB faz referência ao seguinte tipo de memória: a) FLASH. b) PENDRIVE. c) VIRTUAL. d) RAM. e) CACHE.

17 Placa mãe (motherboard)

18 Placa mãe (motherboard)
Placa central do computador, que se conecta a todas as outras placas e componentes: Processador é instalado em um dispositivo chamado “socket”. HD é conectado através da IDE ou da SATA. Placa de vídeo conectada em “slots” chamados PCI Express 16x ou AGP 8x. Placas de rede e som conectadas em “slots” PCI ou PCI Express. Software de controle da placa mãe: BIOS (Basic Input Output System), responsável por carregar o sistema operacional para a memória RAM e executar o programa POST (executa testes básicos de hardware).

19 Placa de vídeo

20 Placa de vídeo Dispositivo que garante a comunicação entre a CPU e o monitor de vídeo. Placas mais conhecidas: AMD e NVIDIA, que fabricam o chip gráfico GPU (Graphic Processing Unit, que gera gráficos 3D). Placas de vídeo onboard são aquelas que já vêm embutidas em placas mãe, mas apresentam menor desempenho que placas de vídeo independentes.

21 Dispositivos de entrada e saída de dados

22 Dispositivos de entrada e saída
Drive de disquete: dispositivos de entrada e saída de dados, já em desuso pela baixa capacidade de armazenamento (de 1,44 Mb). Drive de CD/DVD/Blu-Ray: dispositivos de entrada e saída de dados capaz de ler e gravar mídias em formato CD, DVD e Blu-Ray. Portas USB (Universal Serial Bus): entradas ou conexões para a inserção de periféricos de diferentes funções, como pen drives, impressoras, mouses, teclados e câmeras digitais.

23 Dispositivos de entrada e saída
Monitor de vídeo: dispositivo de saída que envia ao usuário as informações expressas na tela. Antigamente haviam os monitores CRT (tubo de raios catódicos), que deram lugar aos monitores LCD (tela de cristal líquido) e LED (diodo emissor de luz). Teclado/Mouse: dispositivos de entrada, que permitem a inserção de dados no computador. O teclado interage com o computador através da digitação, e pela combinação de teclas na forma de atalhos em aplicativos. O mouse é representado por um cursor na tela, e é utilizado para a seleção de aplicativos ou edição de textos através do “clique”.

24 Periféricos de entrada e saída de dados

25 exercícios Analise as afirmativas sobre hardware e periféricos.
I. A CPU (Unidade Central de Processamento) é o componente responsável por processar os dados em um computador. II. A memória principal de um computador tem a função de armazenar os dados permanentemente, mesmo após desligar o computador. III. Os dispositivos híbridos são aqueles que permitem realizar a entrada e a saída de informações. São exemplos destes dispositivos: modem e impressora multifuncional. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a) I. b) II. c) I e III. d) II e III.

26 exercícios Analise as afirmativas sobre hardware e periféricos.
I. A CPU (Unidade Central de Processamento) é o componente responsável por processar os dados em um computador. II. A memória principal de um computador tem a função de armazenar os dados permanentemente, mesmo após desligar o computador. III. Os dispositivos híbridos são aqueles que permitem realizar a entrada e a saída de informações. São exemplos destes dispositivos: modem e impressora multifuncional. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a) I. b) II. c) I e III. d) II e III.

27 exercícios A gerência de dispositivos de entrada e saída é uma tarefa realizada: a) pela BIOS b) pelo Sistema Operacional c) por programas específicos instalados na máquina d) pela memória RAM e) pelo próprio dispositivo

28 exercícios A gerência de dispositivos de entrada e saída é uma tarefa realizada: a) pela BIOS b) pelo Sistema Operacional c) por programas específicos instalados na máquina d) pela memória RAM e) pelo próprio dispositivo

29 exercícios Relacione as unidades de entrada/saída com as afirmativas abaixo. (1) Scanner (2) Vídeo Touch Screen (3) Plotter (4) USB ( ) Permite conexão de muitos dispositivos periféricos dotados desse recurso por meio de uma única porta de um PC. ( ) Permite ao usuário selecionar opções através de indicações sobre o vídeo, que se constitui em um painel sensível a pressões. ( ) Digitaliza objetos escritos, desenhos (figuras) e fotografias sobre papel ou qualquer outro meio e armazena essas informações sob a forma de sinais digitais, em arquivos. ( ) Produz desenhos, gráficos e diagramas baseados em linhas contínuas através de movimentos de elementos traçadores sobre a superfície de papel ou outro meio.

30 exercícios Relacione as unidades de entrada/saída com as afirmativas abaixo. (1) Scanner (2) Vídeo Touch Screen (3) Plotter (4) USB (4) Permite conexão de muitos dispositivos periféricos dotados desse recurso por meio de uma única porta de um PC. (2) Permite ao usuário selecionar opções através de indicações sobre o vídeo, que se constitui em um painel sensível a pressões. (1) Digitaliza objetos escritos, desenhos (figuras) e fotografias sobre papel ou qualquer outro meio e armazena essas informações sob a forma de sinais digitais, em arquivos. (3) Produz desenhos, gráficos e diagramas baseados em linhas contínuas através de movimentos de elementos traçadores sobre a superfície de papel ou outro meio.

31 software Parte lógica do computador.
Composto por comandos e declarações de dados. Classificados em softwares básicos, aplicativos e utilitários

32 Softwares básicos Programa utilizado para o funcionamento do sistema. Gera o ambiente de interação entre a máquina e o usuário. Sistema operacional:

33 Softwares APLICATIVOS

34 Softwares utilitários

35 internet


Carregar ppt "Aula 1 – conceitos básicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google