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Estratégia e Indicadores de Internacionalização da

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Apresentação em tema: "Estratégia e Indicadores de Internacionalização da"— Transcrição da apresentação:

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2 Estratégia e Indicadores de Internacionalização da
Universidade do Minho [Visita da ABRUEM] junho.2011 2

3 Estatutos da Universidade
> “O cumprimento da missão [da Universidade] é realizado num quadro de referência internacional, com base na centralidade da investigação e da sua estreita articulação com o ensino” (art.º 2º) > São objectivos da Instituição o “intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições e organismos nacionais e estrangeiros, através da mobilidade de estudantes, docentes e pessoal não docente e não investigador, do desenvolvimento de programas educacionais e da investigação com base em parcerias, da contribuição para a cooperação internacional, com especial destaque para os países europeus e de língua oficial portuguesa, e da construção de um ambiente multilinguístico na Universidade” (art.º 2º) 3

4 Programa de Acção da Universidade – 2009/13
O Programa de Acção assume como linhas estratégicas: > a “internacionalização da investigação e do ensino, buscando a consolidação e o estabelecimento de novas parcerias, bem como a captação de alunos países estrangeiros” > o “reforço da interacção com a sociedade, nos contextos nacional e internacional”. 4

5 Materializações da Internacionalização
> A internacionalização da Universidade é globalmente perspectivada > A Europa, a América Latina e os países que têm o português como língua oficial são espaços privilegiados > Especial atenção é dada a espaços emergentes, como é o caso de países asiáticos 5

6 Materializações da Internacionalização – o caso da investigação
> A internacionalização da investigação é devedora de programas em desenvolvimento à escala nacional e internacional > A internacionalização da investigação resulta das parcerias que os investigadores, os grupos de investigação e os centros são capazes de estabelecer 6

7 Materializações da Internacionalização – o caso do ensino
> a mobilidade de estudantes > a mobilidade de docentes > participação em projectos de ensino no quadro de redes internacionais > envolvimento em projectos interinstitucionais orientados para a internacionalização de práticas 7

8 Internacionalização do ensino – a mobilidade de estudantes
> a mobilidade vertical (obtenção de grau) > a mobilidade horizontal (período de estudos) > incoming > outgoing > relevância da mobilidade Estratégia 2020 – “Youth on the move” como flagship – “Em 2020 todos os jovens europeus devem ter a possibilidade de fazer parte do seu percursos educativo em outro estado membro” 8

9 Alguns indicadores da internacionalização do ensino – 2010
> Programas doutorais: MIT-Portugal, CMU-Portugal e Harvard-Portugal > European Masters em Engineering Rheology e em Structural Analysis of Historical Constructions (Erasmus Mundus; 115 ) > Mestrado em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial (UMinho & UVigo) > Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação (Cabo Verde e Timor-Leste) > Mestrado em Direito das Autarquias Locais (Cabo Verde) > Mestrado em Sistemas de Informação (Timor-Leste). 9

10 Alguns indicadores da internacionalização do ensino – 2010

11 Alguns indicadores da internacionalização do ensino – 2010
Cooperação com o Brasil (mobilidade de Estudantes) > 2010/ estudantes out; 169 estudantes in > 215 estudantes, pós-docs e docentes, oriundos de 17 países diferentes (Brasil-103), no âmbito da Acção 2 do Programa Erasmus Mundus > 4 bolsas de mobilidade internacional para alunos da UMinho, no âmbito do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades (2010/201) 11

12 Erasmus Mundus UMinho envolvida em 7 projectos: AMÉRICA LATINA (5) e ÁSIA OCIDENTAL (2) ISAC (Brasil), Co. Universidade de Coimbra EMUNDUS15 (Brasil), Co. Universidad de Santiago de Compostela EMUNDUS17 (Brasil, Paraguai e Uruguai), Co. USC EMUNDUS18 (Argentina, Peru e Bolívia), Co. USC VECCEU (Venezuela, Chile, Cuba e Equador), Co. Universidad de Valladolid EUROASIA (Tailândia, Laos, Cambodja e Vietnam), Co. U. Böras BRIDGING THE GAP (Tailândia, Malásia, Mongólia, China, Laos, Cambodja, Myanmar e Vietnam), Co. Universitàt degli Studi di Trento

13 PARCERIA ISAC BRASIL UFPE UERJ UNICAMP USP UFSCar UFMG UFSC UFG UnB
UFPA EUROPA Universidade de Coimbra (PT) Universidade do Minho (PT) Universitat de Barcelona (ES) University of Cambridge (UK) Université de Liége (BE) Technical University of Prague (CZ) University of Leiden (NL) Universität Stuttgart (DE) Universitàt di Trento (IT) Luléa Technical University (SE)

14 PARCERIA EMUNDUS15 BRASIL EUROPA UEA UFBA USCompostela(ES) UFC
UFF UFG USP UNESP UFMT UPF UFPA UNIFESP EUROPA USCompostela(ES) Universidad de Vigo (ES) U. Castilla-La-Mancha (ES) Universidade do Minho (PT) U, Sorbonne Nouvelle (FR) Université Nantes (FR) Erasmus Hogeschool Brussel (BE) U. Napoli Federico II (IT) Masarykova Univerzita (CZ)

15 PARCERIA EMUNDUS17 BRASIL UFBA (UEFS-TG2) UFC UFMA
UFPB (UEPB-TG2 e TG3) UFPI UFPE PARAGUAI UNA UAA URUGUAI UDELAR UCatU EUROPA USCompostela(ES) Universidad de Vigo (ES) U. Castilla-La-Mancha (ES) Universidade do Minho (PT) U, Sorbonne Nouvelle (FR) Université Nantes (FR) Erasmus Hogeschool Brussel (BE) U. Napoli Federico II (IT) Masarykova Univerzita (CZ) Georg-August-Universität Göttingen (DE)

16 Fluxos ISAC 34 bolseiros IN aprovados provenientes de quase todas as instituições parcerias (9/10) IN: 20 Undergraduates; 3 Full PhDs; 9 PhDs Sanduíche; 2 Teaching staff OUT: 7 undergraduates EMUNDUS15 64 bolseiros IN aprovados provenientes de todas as instituições parceiras IN: 36 Undergraduates; 22 PhDs (2 oficialmente completos); 1 Pós-Doc; 5 Teaching staff OUT: 2 undergraduates; 2 PhDs; 1 Teaching Staff

17 Fluxos EMUNDUS17 42 bolseiros IN aprovados provenientes de quase todas as instituições parceiras IN: 16 Undergraduates; 10 Mestrados, 10 PhDs; 1 Pós-Doc; 5 Teaching staff

18 Colaboração c/ Membros ABRUEM
UNESP Protocolo formal. Mobilidade de Estudantes em áreas comuns. Programa Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. Parceria EMUNDUS15 Parcerias projectos/propostas ALFA (TACTS-META, FENIX, MOBILACE, ….) Projectos de investigação, Pós-Docs, Doutorados Sanduíche, Intercâmbio Professores, Cursos avançados, Participação em cursos de Pós-graduação em diversas áreas: Engenharia Civil/Planeamento Urbano, Gestão Industrial, Engenharia Alimentar, Tradução, Materiais, … UEMaringá Protocolo formal. Mobilidade de estudantes em áreas comuns. Nova Renovação a ser formalizada durante a visita. Colaboração sólida em diversas áreas, com especial destaque para a Engenharia Têxtil e Comunicação e Moda

19 Colaboração c/ Membros ABRUEM
UPE Protocolo formal. Interesse real na dinamização da mobilidade estudantil. Áreas de destaque: Engenharia Civil e Segurança e Saúde no Trabalho (DEC e DPS): Projectos de investigação, pós-docs, realização de cursos, workshops, doutoramentos com supervisões conjuntas, mobilidade de docentes, … UNICENTRO Protocolo formal (2000). Interesse explícito na reactivação da colaboração/dinamização de actividades UEPará Acabámos de receber proposta de parceria para a mobilidade estudantil)

20 Colaboração c/Membros ABRUEM
- USP - UNICAMP - UERJ (protocolo em fase de aprovação) - UEAmazonas - UEFS - UDESC - FURB - UNIVALI - UNOESC (protocolo em fase de aprovação) ABRUEM


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