Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O perigo da rebeldia 4 DE MARÇO DE 2017
... para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sereis a vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos ser por Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus. (Nm 15:40-41)
2
OBJETIVO
3
O perigo da rebeldia Refletir sobre o perigo de se rebelar contra a lei de Deus e contra as lideranças que ele estabeleceu.
4
TEXTO-BASE
5
O perigo da rebeldia ... para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sereis a vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos ser por Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus. (Nm 15:40-41)
6
O perigo da rebeldia INTRODUÇÃO A Bíblia diz que Deus não tolera rebeldia (1 Sm 15:23b, Hb10:26-31), pois quem se rebela, quer mostrar, com sua atitude, que Deus está errado ou que não precisa dele. Assim sendo, o rebelde é soberbo, teimoso, insubmisso e desobediente; é alguém revoltado contra a ordem estabelecida. No caso do estudo de hoje, é aquele que, em sua impiedade, levanta-se contra a lei de Deus ou contra os líderes escolhidos por Deus.
7
I. EXPLORANDO O TEMA
8
1. Rebeldia aos ensinos da lei de Deus
O perigo da rebeldia Nesta lição, vamos estudar o texto de Números 15 e 16, que nos mostra o quanto a rebeldia é perigosa. A lei do Senhor, em todos os seus aspectos, foi dada para que seu povo se alinhasse a sua vontade. De igual modo, líderes foram levantados por Deus para conduzir o povo em conformidade com sua vontade. Na escola do deserto, Israel deveria ser submisso nestes dois quesitos: a lei e a liderança, e falhou em ambas. Vejamos: 1. Rebeldia aos ensinos da lei de Deus 2. Rebeldia aos líderes do povo de Deus
9
II. REFLETINDO SOBRE TEMA
10
O perigo da rebeldia 01. Com base no item 1, fale sobre a importância das leis dadas a Israel. Baseie-se em Nm 15: Após ler Nm 15:22-29,30-31, explique o que eram os “pecados por ignorância” e os “pecados propositais”, que também são descritos no item 1. O que isso nos ensina? 03. Utilizando os comentários do item 2 e os textos de Nm 16:3,13-14, fale sobre a rebelião encabeçada por Corá, Abirão e Datã. Que ensinos esses relatos nos trazem? 04. Recapitule com a classe quais foram os castigos aplicados por Deus aos rebeldes (Nm 16:31,35,41,43-50). Por que Deus agiu dessa forma? Utilize a parte final do item 2.
11
III. APLICANDO O TEMA
12
O perigo da rebeldia 1. A rebelião à lei de Deus é uma ameaça à vida cristã. Temos de levar a sério a exortação para não pecarmos de nenhuma forma. O fato de Jesus ser nosso advogado, no céu, para interceder por nós, não deve nos estimular a viver uma vida pecaminosa (1 Jo 2:1, 3:9). Ao tratar sobre o pecado de abandonar a Cristo, isto é, a apostasia, a Bíblia diz: ... se continuarmos a pecar de propósito, depois de conhecer a verdade, já não há mais sacrifício que possa tirar os nossos pecados (Hb 10:26). Essas palavras foram ditas a respeito de alguns que estavam deixando de crer na obra de Cristo e voltando a sacrificar animais; estavam desprezando o sacrifício de Jesus, e isso é algo muito sério. 05. Após ler 1 Jo 2:1, 3:9; Hb 10:26, fale sobre a importância de vencer seus “pontos fracos”, para que estes não se tornem “pecados de estimação” e o levem ao abandono total da fé.
13
O perigo da rebeldia 2. A submissão aos líderes é uma bênção na vida cristã. A questão da submissão à liderança eclesiástica não significa conivência com todas as decisões do líder ou obediência cega. Seja a autoridade eclesiástica ou civil, temos o direito de discordar dela, quando estiver em desacordo com a Palavra de Deus (At 5:29). Contudo, se a autoridade eclesiástica é exercida segundo a vontade de Deus, obedecer-lhe torna-se uma bênção. 06. Comente com toda classe sobre a importância de sermos submissos aos nossos pastores e líderes. Qual é o limite dessa submissão? Por que essa prática é uma bênção na vida cristã? Leia os textos já sugeridos.
14
O QUE APRENDEMOS HOJE? O perigo da rebeldia
Seu desafio é mudar sua prática incorreta, abandonar o pecado, enquanto há tempo, e voltar-se para Deus. Lembre-se de que o melhor caminho é a obediência e a submissão.
15
PRÓXIMA LIÇÃO Lição 10 Nova geração, antigos pecados
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.