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Processo Administrativo

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Apresentação em tema: "Processo Administrativo"— Transcrição da apresentação:

1 Processo Administrativo

2 FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR
Resgata os princípios da Administração Científica propostos por Taylor; Aceita-se atualmente como sendo planejar, organizar, dirigir e controlar; Quando as funções são interligadas entre si, ocorrendo uma contínua correlação e ajustamento por meio da retroação, são chamadas de processo administrativo.

3 A evolução das funções administrativas
Fayol Urwick Gulick Koontz e O'Donnell Newman Dale Prever Investiga-ção Previsão Planeja-mento Planejamento Planeja-mento Organi-zar Organiza-ção Organização Coman-dar Coorde-nar Comando Coordena-ção Administração de Pessoal Direção Coordenação Designação de Pessoal Direção Liderança Direção Contro-lar Controle Informação Orçamento

4 Planejamento Organização Direção Controle
As funções Administrativas Planejamento Organização Direção Controle Dividir o trabalho Designar as atividades Agrupar as atividades em órgãos e cargos Alocar recursos Definir autoridade e responsabilidade Designar as pessoas Coordenar os esforços Comunicar Motivar Liderar Orientar Definir os padrões Monitorar o desempenho Avaliar o Ação corretiva Definir a missão Formular objetivos Definir os planos para alcançar os objetivos Programar as atividades

5 O processo administrativo
Planejamento Formular objetivos e os meios para alcançá-los Recursos Humanos Financeiros Materiais Tecnológicos Informação Resultados Desempenho Objetivos Produtos Serviços Eficiência Eficácia Controle Monitorar as atividades e corrigir os desvios Organização Modelar o trabalho, alocar recursos e coordenar atividades Direção Designar pessoas, dirigir seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicar

6 Planejamento É o processo onde se define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência.

7 Planejamento Definir objetivos Verificar onde as coisas estão hoje
Desenvolver premissas sobre condições futuras (cenários) Identificar meios para alcançar os objetivos Implementar os planos de ação necessários.

8 As premissas do planejamento
Presente Futuro Onde pretendemos chegar Objetivos pretendidos Onde estamos agora Situação atual Planejamento Planos

9 Planejamento O planejamento começa com a definição dos objetivos;
Os objetivos são alvos futuros que se pretende alcançar dentro de um certo espaço de tempo e aplicando os recursos disponíveis ou possíveis; Os objetivos devem ser listados dentro de uma hierarquia. Os obj. organizacionais são mais amplos e menos detalhados do que as normas.

10 O desdobramento dos objetivos
Objetivos organizacionais Estabelecimento dos objetivos da organização Políticas Colocação dos objetivos como guias para a ação Diretrizes Linhas mestras e genéricas para a ação Metas Alvos a atingir a curto prazo em cada órgão Programas Atividades necessárias para cada meta Procedimentos Modos de execução de cada programa Métodos Planos de ação para a execução de tarefas Normas Regras para cada procedimento Maior Amplitude Menor Detalhamento Menor Maior

11 Planejamento estratégico
Conteúdo: Tempo: Amplitude: Definição: Genérico, sintético e abrangente; Longo prazo, 5 anos Aborda a empresa como uma totalidade. Pela Direção

12 Planejamento Tático Conteúdo: Menos genérico e mais detalhado Tempo:
Amplitude: Definição: Menos genérico e mais detalhado Médio prazo (anual). Aborda cada unidade da empresa separadamente. Pelos chefes de Departamentos.

13 Planejamento Operacional
Conteúdo: Tempo: Amplitude: Definição: Detalhado, específico e analítico Curto prazo; Microorientado. Aborda cada tarefa ou operação. Pelos níveis operacional.

14 Os quatro tipos de planos
Relacionados com métodos de trabalho; Fluxogramas; Nível operacional. Relacionado com o dinheiro; Orçamento; Relacionados com o comportamento; Regras e normas; Nível operacional. Relacionados com o tempo; Cronograma.

15 A função de organizar Dividir o trabalho
Agrupar as atividades em uma estrutura lógica; Designar as pessoas para sua execução; Alocar os recursos; Coordenar os esforços.

16 Os três níveis de organização
Nível institucional: Nível intermediário: Nível operacional: Tipos de organização; Tipos de departamentalização; Análise e descrição de cargos.

17 A função de dirigir Dirigir os esforços para um propósito comum;
Comunicar; Liderar; Motivar; Orientar as pessoas; Impulsionar as pessoas.

18 Os três níveis de direção
A empresa ou áreas da empresa; Cada departamento ou unidade da empresa Cada grupo de pessoas ou tarefas Direção: Gerência: Supervisão:

19 A função de controlar Definir padrões de desempenho;
Monitorar o desempenho; Comparar o desempenho com os padrões estabelecidos; Tomar a ação corretiva para corrigir desvios e assegurar o alcance dos objetivos.

20 As quatro fases do controle
Estabelecimento de padrões Ação corretiva Observação do desempenho Comparação do desempenho com o padrão

21 Os quatro tipos de padrões
Volume de produção Níveis de estoque Número de horas trabalhadas Volume de vendas Controle de qualidade do produto Controle de qualidade do processo Especificações do produto Controle da Q da matéria-prima Tempo padrão de produção Tempo médio de estocagem Padrões de rendimento Tempo médio de atendimento Custo de produção Custo de estocagem Custo padrão Custo médio de financiamento Padrões de Quantidade Qualidade Tempo Custo Tipos de Padrões


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