A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os setores de atividade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os setores de atividade"— Transcrição da apresentação:

1 Os setores de atividade

2 Setor de atividade – Conjunto de atividades que produzem bens ou prestam serviços e a que a população de dedica. Existem três setores de atividade: Setor primário Setor secundário Setor terciário

3 O setor primário Atividades incluídas no setor primário: - Agricultura; - Pecuária; - Silvicultura; - Extracção mineira; - Apicultura; - Pesca; Setor primário – Engloba as atividades que extraem recursos diretamente da natureza sem qualquer transformação.

4 O sector secundário Atividades incluídas no setor secundário: - Indústria; - Construção civil; - Obras públicas; - Fornecimento de gás, água e electricidade Sector secundário – Inclui as atividades que transformam matéria-prima em produtos acabados ou semiacabados.

5 O setor terciário Atividades incluídas no setor terciário: - Saúde; - Educação; - Banca; - Seguros; - Transportes; - Turismo: Setor terciário – Engloba o comércio e os serviços e inclui atividades que não produzem bens mas prestam serviços.

6 A população ativa Taxa de atividade
População ativa: Conjunto de indivíduos que exerce uma profissão remunerada ou que se encontra desempregada, com idade igual ou superior a 15 anos. Taxa de atividade A taxa de atividade corresponde à proporção entre a população ativa e a população total. Exprime-se em percentagem.

7 A taxa de atividade varia em função:
Estrutura etária: Porque quanto mais envelhecida for uma população menor vai ser a taxa de atividade. A taxa de atividade é menor nos países desenvolvidos. Nº de anos da escolaridade obrigatória: Quanto mais anos durar a escolaridade obrigatória mais tarde se vai fazer a entrada dos jovens na vida ativa, fazendo por isso a taxa de atividade diminuir.

8 Evolução da estrutura da população activa
1. A nível mundial: 1 – No início do século XIX o sector primário era o que tinha um maior peso, devido ao desenvolvimento tecnológico ainda ser muito baixo. 2 – A partir de meados de séc. XIX o sector secundário começou a ganhar peso, devido à expansão da revolução industrial e do aperfeiçoamento técnico na agricultura.

9 A diminuição da população ativa no sector primário

10 1. A nível mundial: - Ao aparecimento de novas actividades relacionadas com as actividades sociais. 3 – A partir de inícios do século XX verifica-se um aumento da população ativa no sector terciário. Atualmente o sector terciário é o mais importante devido: - Ao desenvolvimento tecnológico e científico que permitiu ao Homem obter uma grande produção de bens agrícolas e industriais utilizando cada vez menos mão-de-obra. - Ao aumento do peso das actividades relacionadas com os transportes, o comércio, serviços e a investigação.

11 O setor primário tem um maior peso nos países em desenvolvimento.
O setor secundário tem uma maior importância na Ásia Oriental e nos países desenvolvidos O setor terciário é o que tem maior peso em quase todos os países, especialmente nos desenvolvidos.

12 2. Em Portugal: No nosso país de 1940 até à atualidade verificou-se um aumento da população ativa nos setores secundário e terciário, especialmente neste último, e uma grande diminuição da população ativa no setor primário.

13 A diminuição da população a trabalhar no setor primário e o consequente aumento nos setores secundário e terciário deveu-se: Aos progressos tecnológicos, especialmente a nível da mecanização dos campos; Ao êxodo rural motivado pela procura de trabalho, primeiro na indústria e depois no comércio e serviços; Envelhecimento da população agrícola; A fraca capacidade atrativa deste setor (muito trabalho e pouco rendimento).

14 9º Ano – Ilda Bicacro


Carregar ppt "Os setores de atividade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google