A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
UNIDADE 6 Teoria Monetária: conceitos básicos

2 Teoria Monetária: conceitos básicos
Conceito - Moeda Ativo financeiro de aceitação geral garantido por lei, que se expressa em padrão de valor para todos os bens e serviços produzidos e transacionados numa economia. Teoria Monetária: conceitos básicos Conceito - Moeda Ativo financeiro de aceitação geral garantido por lei, que se expressa em padrão de valor para todos os bens e serviços produzidos e transacionados numa economia.

3 Teoria Monetária: conceitos básicos
Funções a) Meio ou instrumento de troca Facilitadora das trocas de bens e de pagamento de serviços efetuados. b) Unidade de medida Unidade representativa de conta – valor - nas transações dos bens e serviços. c) Reserva de valor Guarda poder de compra ao longo do tempo, de hoje para amanhã.

4 Teoria Monetária: conceitos básicos
Formas assumidas pela moeda no tempo a) Moeda-escambo – bens produzidos utilizados para comprar outros bens para satisfazer necessidade ou quitar dívidas assumidas. b) Moeda-mercadoria – produtos como gado, trigo, sal, etc. passaram a ser moeda-padrão nas transações. c) Moeda-papel - crescimento das transações e os limites de quantidades de ouro existentes fazem este, se constituir em lastro da nas transações.

5 Teoria Monetária: conceitos básicos
Formas assumidas pela moeda no tempo d) Moeda-fiduciária - bancos passaram emitir bilhetes segundo determinado limite e com garantia de volume suficiente de moeda metálica para as transações. e) Papel-moeda – moeda sem lastro amparada por legislação dos governos e garantida pela confiança dada pelas pessoas e instituições. f) Outras expressões - moeda bancária, cartão de crédito ou débito e a transferência eletrônica – garantia de formas rápida, econômica e segura das transações.

6 Teoria Monetária: conceitos básicos
Demanda de Moeda Demanda para Transação Efetuar pagamentos no cotidiano - alimentação, transportes, etc., com dependência do nível de renda. Demanda por Precaução Reter moeda para fazer frente a eventuais compromissos não previstos, com dependência do nível de renda. Demanda para Especulação Reservar de parte da quantidade de moeda à espera de uma oportunidade para fazer aplicação financeira, sob influência da taxa de juros.

7 Teoria Monetária: conceitos básicos
Oferta de Moeda Autoridade Monetária tem a função de oferecer moeda ao público. Órgão responsável oferta de moeda manual é o Banco Central do Brasil. Oferta de moeda é chamada de meios de pagamento – quantidade de moeda disponível Meios de pagamento M – assume várias classificações.

8

9 Teoria Monetária: conceitos básicos
Política Monetária: significado e instrumentos Controle da Base Monetária Banco Central controla a emissão primária de moeda Operações de mercado aberto (open marketing) Compra e venda de títulos públicos. Colocação de título no mercado está se enxugando a base monetária. Compra de títulos junto ao público está injetando moeda na economia.

10 Teoria Monetária: conceitos básicos
Política Monetária: significado e instrumentos Depósito Compulsório Bancos comerciais são obrigados a depositarem percentual de seus depósitos no Banco Central Aumento do depósito compulsório, as taxas de juros tendem a subir Redução do depósito compulsório, as taxas de juros tendem a diminuir.

11 Teoria Monetária: conceitos básicos
Política Monetária: significado e instrumentos Operações de Redesconto Empréstimos de recursos do Banco Central aos bancos comerciais, em caso de emergência. Desejo de menor disponibilidade de recursos aos bancos comerciais eleva-se a taxa de redesconto. Desejo de maior disponibilidade de recursos aos bancos comerciais reduz-se a taxa de redesconto.

12 Teoria Monetária: conceitos básicos
Administração da Taxa de Juros Taxa de juros – significado Prêmio da espera pelos credores, pelos ganhos decorrentes de transferência ou cessão temporária, de valores monetários do presente para o futuro.

13 Teoria Monetária: conceitos básicos
Taxa de juros afeta as decisões dos agentes em diferentes níveis. Famílias - estimula e desestimula o consumo e a poupança. Empresas - estimula e desestimula os investimentos.

14 Teoria Monetária: conceitos básicos
Nível da Taxa de juros Relação inversa entre liquidez e nível da taxa de juros Determinação pelo Banco Central do Brasil Influência das expectativas dos agentes em relação ao futuro da economia

15 Teoria Monetária: conceitos básicos
Sistema Financeiro: Órgãos e instituições – bancos, comissões, secretarias e entidades administradoras de recursos - com funções normativas, de regulação e fiscalização, e de intermediação financeira.

16

17 Teoria Monetária: conceitos básicos
Banco Central do Brasil – funções: a) Executar e acompanhar as políticas monetária e de comércio exterior b) Controlar as operações de crédito e o nível das taxas de juros c) Organizar, disciplinar e fiscalizar o Sistema Financeiro Nacional d) Emitir papel-moeda e moeda metálica e) Realizar operações de redesconto e de mercado aberto; f) Receber os depósitos obrigatórios e voluntários dos bancos; g) Controlar os capitais estrangeiros e as operações com moedas estrangeiras


Carregar ppt "INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google